7 de novembro de 2015

Conheça Ramses Sanguino: O Menino de Apenas 5 anos, Que Possui Supostos "Poderes Telepáticos"

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:



Por Marco Faustino
 
Um menino de apenas cinco anos de idade, que aparentemente está demonstrando sinais telepáticos, está sendo estudado por cientistas depois que sua mãe postou vídeos no Youtube. Em um desses vídeos, é mostrado o garotinho, cujo nome é Ramses Sanguino, dizendo alguns números aleatórios, que seriam justamente os mesmos que sua mãe teria escrito em uma lousa, sem que ele estivesse vendo. Em outro determinado momento, ele é visto acertando o valor e os naipes de cartas de baralho. Interessante, não é mesmo?

Ramses, que atualmente está aprendendo 7 idiomas e consegue até mesmo resolver equações matemáticas complexas, mora em uma casa em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Vamos saber mais sobre esse assunto?

A mãe do menino, Nyx Sanguino, 32 anos, conseguiu chamar a atenção da Dra. Diane Powell, neurocientista e ex-membro do corpo docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Ramses Sanguino (à esquerda)
e sua mãe Nxy Sanguino (à direita)
A Dra. Powell cursou a Faculdade de Medicina da Universidade John Hopkins, onde se graduou, e atualmente é proprietária de uma clínica particular na cidade de Medford, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. Ela passou a estudar o pequeno Ramses, como parte de uma pesquisa de ponta sobre telepatia.

Nesse ponto é importante ressaltar que Ramses foi diagnosticado com "autismo altamente funcional" (também conhecido como AAF), que é um termo informal aplicado a autistas que são considerados possuidores de maior "funcionalidade" ou "capacidade" do que outros autistas. A relação entre o AAF e a Síndrome de Asperger é ainda um motivo de discussão, apesar de ambas terem semelhanças e diferenças bem definidas. Entretanto, a AAF não é um diagnóstico reconhecido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, nem mesmo na Classificação Internacional de Doenças.

A Dra. Diane Powell acredita que a telepatia pode representar um método alternativo de comunicação entre as crianças autistas e seus respectivos pais, que "querem desesperadamente se comunicar uns com os outros, mas não conseguem".

"Se você pensa em se comunicar, e se você tiver seu idioma principal comprometido, então esse seria um cenário perfeito para a telepatia. Tenho descoberto muitas crianças autistas que são tidas como sendo telepáticas. Eu queria ver isso com meus próprios olhos e ver se isso poderia ser avaliado e realmente testado sob condições controladas e rigorosas", disse a Dra. Powell, que alega já ter visto sinais de telepatia em pelo menos sete pessoas diferentes, e agora está dedicando seu tempo de pesquisa sobre esse assunto.
Ramses é capaz de adivinhar os números que sua mãe escreve em uma lousa, bem como os naipes e os valores de cartas de baralho

"Estou tão confiante que a telepatia exista, quanto um monte de coisas que vêm sendo aceitas atualmente pela ciência. Eu nunca afirmaria 100% sobre qualquer coisa, mas eu tenho visto evidências. Já em relação a outros cientistas, eles não costumam acreditar em telepatia", continuou.

A Dra. Diane Powell (à esquerda), Ramses (ao centro) e sua mãe, Nxy Sanguino (à direita)
"Entretanto, particularmente eu já conheci muitas pessoas, que disseram que nunca iriam dizer publicamente que acreditam em telepatia, mas me disseram que já vivenciaram ou testemunharam isso por si próprios", prosseguiu.

"Muitos deles dizem que a razão pela qual eles não vêm a público para dizer alguma coisa, é que eles, na verdade, têm medo de que sejam ridicularizados ou possivelmente percam seus empregos. É muito arriscado para credibilidade de qualquer pessoa, encarar um assunto como este, mas eu sabia disso desde o começo, quando resolvi entrar nesse assunto", completou.

No caso de Ramses, ele parece ter sido capaz de demonstrar um certo grau de telepatia diante da Dra. Powell durante três ocasiões distintas. Ela usou um gerador de números aleatórios de modo a escolher os números para a Sra. Nxy Sanguino escrever e pensar nos mesmos, antes de pedir a Ramses para tentar ler a mente de sua mãe e adivinhá-los. Apesar de Ramses ter tido êxito nos testes, a Dra. Powell considera os resultados inconclusivos. Em um teste filmado pela Barcroft TV, Ramses foi capaz de acertar os valores de 3 entre 5 cartas de um baralho. Veja o vídeo completo (em inglês):



Nxy Sanguino, que trabalha como artista plástica, diz que algumas vezes o seu filho é capaz de dizer 38 números, que são escritos sem que ele os veja. Ela também jura que não há truques envolvidos em relação ao "talento" ou "dom" de seu filho, nem mesmo nos vídeos caseiros que ela pública em sua conta no Youtube.

Aliás, um dos canais em que mais encontramos vídeos de Ramses, e que muito provavelmente também pertence a mãe ou algum membro de sua família, possui um nome um tanto quanto sugestivo: "Genius Ramses" ("Gênio Ramses", em português). Veja um dos vídeos postados (em inglês):



Veja também este outro vídeo (em inglês):



De acordo com a sua mãe, em outro teste realizado na presença da Dra. Powell, o pequeno Ramses foi capaz de adivinhar corretamente 16 dos 17 números, que ela havia escrito escondido dele, incluindo um número de dois dígitos.

"Fiquei espantada quando começamos a testar o Ramses. Nós temos uma ligação muito próxima um com o outro, algo que pode estar relacionado a suas habilidades, mas isso está além de qualquer coisa que eu poderia ter imaginado", disse a Sra. Sanguino.

"Não sei como explicar isso. Espero que a Dra. Powell seja capaz de me dar algumas respostas", completou. Entretanto, a principal preocupação da Sra. Sanguino consiste em encontrar uma escola especializada para Ramses, a quem a Dra. Powell descreveu como "uma das crianças com cinco anos de idade mais inteligentes do planeta".

A Sra. Nxy Sanguino diz que seu filho é capaz de entender e falar frases de diversos idiomas, incluindo o grego, hebraico, árabe, mandarim e japonês. Ele também é capaz de resolver desde problemas básicos de álgebra até problemas matemáticos mais complexos, aparentemente possuindo um conhecimento sobre raízes quadradas, e até mesmo consegue desenhar toda a tabela periódica.

Atualmente Nxy Sanguino está ensinando seu filho por conta própria em casa, uma vez que no passado o menino retificou por diversas vezes as informações dadas por seu professor.

"Eu sabia, mesmo antes de ele nascer, que ele estava destinado a ser especial, alguém que iria mudar o mundo. Mesmo quando ele era apenas um bebê, ele não gostava de brinquedos, ele só gostava de ler. Ele começou a ler quando tinha 1 ano de idade e dizia até mesmo palavras em inglês, espanhol, grego e algumas japonesas", disse Nxy.

Desde quando era um bebê, Ramses demonstrava habilidades cognitivas avançadas
"Quando ele tinha 1 ano e 6 meses de idade, ele sabia todas as tabuadas de multiplicação em inglês e espanhol, bem como aprendeu a tabela periódica e todos os números atómicos. Eu ensinei a ele alguns idiomas, mas não faço ideia de como ele aprendeu trechos de hindi, árabe ou hebraico considerando que ele tinha apenas três anos. Pode ter sido através do computador de casa, que muitas vezes deixo ligado", continuou.

"Eu o coloquei em uma escola, mas foi um pesadelo. Ele era a única criança que conseguia ler na turma. O professor gostava dele no início, e chamava de 'o pequeno professor', mas logo Ramses começou a corrigí-lo devido a sua ortografia e sua matemática. Dessa forma o professor começou a isolá-lo dos demais alunos", prosseguiu.

"Mesmo quando ele era apenas um bebê, ele não gostava de brinquedos, ele só gostava de ler. Ele começou a ler
quando tinha 1 ano de idade e dizia até mesmo palavras em inglês, espanhol, grego e algumas japonesas
", disse Nxy.
"Eu tive que tirá-lo da escola e deixá-lo em casa. Ele estava muito adiantado para aprender alguma coisa lá. Ele é diferente e as pessoas não conseguem entender a maneira como ele pensa. Ele é obcecado por números e faz a contagem de tudo, casas, livros, cartas, e ele não para até que ele tenha contabilizado todos eles", completou.

"Ele pergunta sobre questões matemáticas a outras crianças com quem ele brinca, e às vezes é difícil para ele fazer amigos. Fico preocupada que ele possa acabar sozinho", finalizou.

Ramses é capaz de resolver problemas elementares de álgebra, aparentemente possuindo um conhecimento sobre raízes quadradas,
e até mesmo consegue desenhar toda a tabela periódica.
A Dra. Powell, que está estudando outras crianças ao redor do mundo, como parte de sua pesquisa, espera conseguir alguém que financie a ida de Ramses para uma escola especial de crianças autistas superdotados.

"Ramses é um dos cinco maiores intelectuais do mundo. Ele precisa estar em uma escola para alunos especiais, para que possam expandir o seu intelecto e ajudá-lo a alcançar seu potencial", disse a Dra. Powell. O mesmo desejo é compartilhado pela Sra. Nxy Sanguino, que também está interessada em expandir os horizontes de seu filho, e espera que um dia ele possa mudar o mundo.

"Eu realmente espero que um dia Ramses irá inventar uma cura para o câncer ou algo grande assim. Ele é tão inteligente, que às vezes me assusta. Realmente desejo que ele tenha a melhor educação do mundo e seja feliz", finalizou a Sra. Nxy Sanguino.

Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.barcroft.tv/telepathic-five-year-old-ramses-sanguino-california-maths-prodigy-reads-minds
http://nypost.com/2015/11/05/my-5-year-old-son-is-a-telepathic-genius/
http://www.independent.co.uk/news/world/americas/five-year-old-ramses-sanguino-examined-by-doctors-after-mother-claims-he-is-telepathic-a6723946.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3305206/Five-year-old-savant-LA-displays-signs-telepathic-learning-seven-languages-studied-scientists-mother-filmed-reciting-numbers-written-secret.html
Comentários