5 de novembro de 2015

Combustão Humana Espontânea? Mulher Pega Fogo em um Parque Infantil de Flensburg, na Alemanha


Por Marco Faustino
 
Faz algum tempo que não vejo nenhum caso do suposto fenômeno conhecido como CHE, ou seja, Combustão Humana Espontânea. Inclusive já fizemos uma matéria e um vídeo especial sobre esse assunto em agosto de 2014. Existe muita coisa sobre isso, uma vez que é alvo de muitas contradições, que não irei entrar em maiores detalhes aqui. Entretanto, recentemente saiu uma notícia no jornal alemão "Flensburger Tageblatt" sobre uma mulher, na faixa etária de 40 anos de idade, que simplesmente teria começado a pegar fogo sozinha, na última segunda-feira (2) em um parque infantil da cidade de Flensburg, ao norte da Alemanha. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Tudo estava tranquilo até por volta de 18h45 da noite de segunda-feira (2), em um parque infantil localizado na rua Schwarzental, na cidade de Flensburg, na Alemanha, que fica próxima a fronteira da Dinamarca. Porém, aparentemente do nada, o que se viu foram verdadeiras cenas de terror. Isso porque uma mulher, que não teve seu nome divulgado, na faixa etária de 40 anos de idade, e que estava sentada em um banco do parque, simplesmente começou a pegar fogo e sair muita fumaça de seu corpo. Testemunhas que assistiram incrédulos a cena, dizem que ela não gritava, não dizia nada mesmo enquanto estava queimando.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da cidade de Flensburg, que possui pouco mais de 88 mil habitantes
As primeiras informações sobre este caso, que foram fornecidas na última terça-feira (3), por Ulrike Stahlmann-Liebelt, promotora do Ministério Público de Flensburg, dão conta que a mulher, é da República de Maurício (país insular do oceano Índico, próximo a ilha de Madagascar), porém mora em Flensburg há muito tempo e possui família na cidade.

A vida dela inicialmente foi salva por um homem que passava pelo parque, e que tirou seu casaco na tentativa de abafar e consequentemente apagar as chamas. Outra pessoa que passava pela rua, rapidamente ligou para o serviço de emergência, que enviou duas ambulâncias que estavam próximas do parque. Em seguida um grande número de policiais também chegou ao local para começar a investigar o que havia acontecido.

Diversas pessoas que passavam pelo parque testemunharam o incidente. Uma dessas pessoas relatou a polícia ter visto dois homens nas imediações pouco antes da mulher pegar fogo. Acrescentou ainda que eles deixaram rapidamente o local quando o tumulto começou a se formar, na tentativa de apagar as chamas do corpo da mulher, que sofreu queimaduras muito graves.

Foto do banco do parque infantil onde uma mulher, na faixa dos 40 anos, pegou fogo na noite de segunda-feira, 2 de novembro
Inicialmente ela foi levada ao setor de emergência do Hospital Diako, na própria cidade de Flensburg, mas em seguida foi transferida para uma unidade especializada no tratamento de queimaduras na cidade de Lübeck, que fica a cerca de 160km ao sul de Flensburg. Infelizmente, de acordo com uma notícia publicada ontem no site do jornal "Flensburger Tageblatt", o Ministério Público de Flensburg confirmou a morte da mulher na tarde da última terça-feira, devido a gravidade de suas queimaduras (vide atualização¹).

As investigações sobre o que de fato aconteceu na noite da última segunda-feira seguem em andamento
Segundo outra notícia publicada no site alemão "The Local", na terça-feira, os promotores trabalham na hipótese de suicídio, porém nenhuma hipótese teria sido descartada. Apesar do relato da estranha presença de dois homens no parque, o site IBTimes noticiou ontem (quarta-feira), que Otto Gosch, um outro promotor público que está cuidando do caso, descartou a eventual participação de terceiros no incidente. Isso porque havia rumores na cidade, que a mulher teria sido esfaqueada antes de simplesmente pegar fogo.

A imprensa britânica considerou o mistério envolvendo o caso como "combustão humana espontânea" (CHE), que basicamente seria quando o corpo humano pega fogo aparentemente do nada. Aliás, provavelmente esse termo será muito utilizado se esse assunto começar a se propagar no Brasil e na América Latina. Particulamente não acredito que tenha sido uma "combustão humana espontânea", porém assim que tivermos mais informações sobre este caso, atualizaremos aqui para vocês, combinado?

¹Atualização 05/11 - 15:30: Segundo o site do jornal Flensburger Tageblatt foi confirmada a morte da mulher na tarde da última terça-feira (3).

Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.thelocal.de/20151103/flensburg-shocked-as-woman-burst-flames-fire
http://www.shz.de/lokales/flensburger-tageblatt/spielplatz-in-der-neustadt-brandopfer-weiter-in-lebensgefahr-id11106361.html

http://www.shz.de/lokales/flensburger-tageblatt/spielplatz-in-flensburg-brandopfer-ist-gestorben-id11118711.html
http://www.independent.co.uk/news/world/europe/woman-appears-to-spontaneously-burst-into-flames-on-park-bench-a6721941.html
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3303210/Woman-fighting-life-engulfed-flames-spontaneously-combusted-sitting-park-bench-Germany.html
http://www.news.com.au/world/europe/woman-sitting-on-german-park-bench-spontaneously-combusts-and-suffers-critical-injuries/story-fnh81p7g-1227597467966
http://www.ibtimes.co.uk/germany-woman-sitting-park-bench-dies-after-spontaneous-human-combustion-1527240
Comentários