11 de novembro de 2015

A Verdade Sobre o "Alienígena" Que Teria Sido Encontrado na Califórnia, nos Estados Unidos

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:



Por Marco Faustino
 
A internet é realmente repleta de surpresas, e sempre nos brinda com uma novidade todos os dias. Entretanto, uma dessa novidades que começou rapidamente a viralizar por sites de notíciais internacionais, portais e até mesmo sites de ufologia, desde a última segunda-feira (9) me chamou a atenção. Inicialmente não vi nada relevante que pudesse render uma matéria com um mínimo de dignidade e bom senso, porém hoje pela manhã descobri a origem e a verdade do caso, que boa parte da imprensa está tratando como "alienígena".

Aliás, essa é uma história que tem uma premissa impressionante. Isso porque que teria sido inicialmente postada uma sequência de fotos de uma criatura totalmente malformada, que teria sido encontrada por uma jovem em seu quintal. Tente advinhar onde e quando. Area 51? Não. A tal "criatura" teria sido supostamente encontrada após uma "misteriosa luz" que cruzou o céu da Costa Oeste americana no útimo sábado, que repercutiu fortemente na imprensa internacional no último fim de semana. A "misteriosa luz" era na verdade apenas um missíl balístico de testes da Marinha norte-americana.

Entretanto, porque disparar algo tão luminoso assim no céu da Costa Oeste, sabendo que todo mundo iria fotografar ou gravar vídeo? Será que o governo americano estaria realmente escondendo alguma coisa? Será que a criatura fotografa era de origem alienígena? Estranho, não é? De qualquer forma nessa matéria vocês vão descobrir a verdade por trás da viralização desta foto. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Como a Notícia Sobre a Suposta Criatura "Alienígena" Surgiu na Mídia


Uma usuária do Facebook chama Gianna Peponis, supostamente moradora de San José, na Califórnia, postou uma sequência de imagens em seu perfil, no dia 8 de novembro, e isso acabaria gerando muita repercussão.

Publicação feita pela usuária Gianna Peponis
Ela alegava, que apenas um dia após o avistamento da "luz misteriosa", que cruzou o céu do estado da Califórnia, na noite de sábado passado, ela ouviu um grito em seu quintal por volta das 23h30. Então ela foi verificar o que tinha acontecido. Foi quando ela se deparou com o corpo de uma criatura rosada, com algumas partes um pouco mais escurecidas e de uma aparência um tanto quanto viscosa.

"Eu não ia postar isso, mas eu não consigo parar de tentar descobrir que diabos é essa coisa. Ouvi algo parecido com um grito por volta das 23h30 da noite de ontem. Então fui no quintal que fica na parte lateral minha casa e encontrei essa coisa. Estava morto quando encontrei... Compartilhe com seus amigos", disse Gianna Peponis, em sua postagem.

Rapidamente o assunto começou a se espalhar no Facebook, porém devido a rígida e controversa política da rede social, a postagem contendo as fotos supostamente tiradas por Gianna Peponis, foi deletada (não sabemos se foi por diversas denúncias), por ser considerado algo explícito e impróprio, violando as regras da rede. No entanto, isso não impediu que tão logo as fotos tivessem sido postadas, que aparecesse uma teoria conspiratória sobre as mesmas.

Uma usuária chamada Sparkle Chante, pouco tempo depois da publicação de Gianna, fez o seguinte comentário:  "No sul da Califórnia todo mundo notou uma luz brilhante estranha. O governo tentou dizer a todos que foi um teste de lançamento de míssel. E agora as pessoas em San José, na Califórnia, estão vendo alienígenas mortos por toda parte, e o Facebook excluir cada vez que alguém menciona isso".

Publicação realizada pela usuária "Sparkle Chante", apenas cerca
de duas horas após a publicação de Gianna Peponis.
Entusiastas de OVNI's e que também pesquisam tentando provar a existência de vida alienígena, não perderam tempo ao ler essa declaração, associando a "luz misteriosa" no céu da Califórnia, com a criatura supostamente encontrada na cidade de San José, no mesmo estado.

Aliás, diversos sites internacionais, que tem como objetivo divulgar casos de OVNIs, inspiraram centenas de usuários a realmente acreditarem, que algum experimento secreto estava sendo conduzido na noite de sábado passado. Até agora muitos nem mesmo acreditam que o objeto que viram no céu teria sido um míssil, mas provavelmente algo de origem extraterrestre.

"Esta criatura estranha é um recém-nascido e foi encontrado logo após o grande OVNI azul cruzar o céu da Califórnia. É amplamente conhecido, que no passado, foram realizados experimentos com híbridos de humanos e alienígenas. Este poderia ser um experimento que fracassou", disse Scott Waring, editor do site "UFO Sightings Daily", em uma de suas publicações. Como se isso não bastasse, alguns diziam que na verdade, a criatura se tratava de um chupa-cabras.

Vendo que o Facebook não iria servir como base para a viralização, alguém, supostamente amigo de Gianna, ou até mesmo a própria Gianna, postou uma das fotos em um site de compartilhamento de imagens chamado Imgur, com o seguinte título: "Um amigo encontrou isso no lado de fora de sua casa. Que diabos é isso na verdade...". Para que vocês tenham uma noção, essa foto possui mais de 1 milhão e 200 mil de acessos até o momento (é a mesma foto que colocamos como capa desta postagem, só que um pouco cortada).

"Esta criatura estranha é um recém-nascido e foi encontrado logo após o grande OVNI azul cruzar o céu da Califórnia.
É amplamente conhecido, que no passado, foram realizados experimentos com híbridos de humanos e alienígenas.
Este poderia ser um experimento que fracassou
", disse Scott Waring, editor do site "UFO Sightings Daily"
Entretanto, somente publicar uma imagem no Imgur, não teria muito efeito. Assim sendo, um dos melhores lugares para postar algo deste gênero na internet foi utilizado: o Reddit. Foi justamente um usuário do Reddit, que abriu um tópico, curiosamente com o mesmo nome: "Um amigo encontrou isso no lado de fora de sua casa. Que diabos é isso na verdade...". Aliás, esse tópico está bem movimentado desde segunda-feira, com mais de 800 comentários, e as mais diversas opiniões sobre o tema.

Enquanto isso, não estava muito claro a origem das fotos. O perfil de Gianna ostentava prints da sequência de fotos supostamente tiradas por ela, porém nunca foi apresentada nenhuma prova que elas tinham sido tiradas justamente após o que tinha acontecido na noite de sábado, na Califórnia. Não havia a imagem original, apenas a alegação de Gianna. Aliás, ela está curtindo sua fama. Ela alega ter mais de 10.000 pedidos de amizade pendentes, e sempre que uma notícia sai na mídia, ela faz questão de compartilhar, assim como a maioria de seus amigos e seguidores.

"Tenho mais de 10.000 pedidos de amizade pendentes e atingi meu limite de amigos.
Lembre-se, pressoas que pregam o ódio, não serão toleradas
", disse Gianna Peponis em sua conta no Facebook
Isso alimentou até mesmo perfis falsos da Gianna, como é o caso deste perfil, cujo cunho é totalmente conspiratório. Em uma de suas postagens ela alerta para o fato que existem pessoas, que estão se aproveitando para criar contas falsas em seu nome, e ainda pede para que as pessoas ajudem a denunciar essas contas. Evidentemente, ela não parece querer que ninguém, exceto ela, se aproveite da situação e das fotos que supostamente tirou. Atitude aparentemente normal, para alguém que tem algo extremamente chamativo nas mãos, não é mesmo?

Gianna Peponis se mostrava inconformada com pessoas que supostamente queriam roubar suas fotos no Facebook
Um dos usuários que comentou em uma de suas postagens, questionou onde estaria a criatura, visto que a mesma poderia ser analisada por biólogos ou cientistas para descobrir sua origem. Gianna prontamente respondeu que a criatura já tinha sido enterrada. Ninguém mais acha isso estranho?

É importante ressaltar nesse momento, que o assunto foi postado no Reddit em uma espécie de tag (chamada de subreddit) chamada "r/WTF", que é justamente onde os assuntos e imagens postadas ganham maior notoriedade naquela rede social. Muitos usuários realizam publicações sob essa édige postando fotos e histórias um tanto quanto convincentes para acumulares "upvotes", que seria equivalente ao "like" do Facebook, mas que aumenta o status de determinado usuário, no caso o autor da postagem, no Reddit (se for bem avaliado, é claro).

O usuário DinoVoter321, que foi o responsável pela publicação do assunto naquela rede social, tinha um histórico bem fraco de comentários na rede antes de publicar sobre isso. Curiosamente, sob a édige do que vamos considerar como "tag" (isso para que vocês compreendam melhor o funcionamento do Reddit) chamada "r/aliens", outros dois tópicos semelhantes foram criados. Um deles com o título de "Minhas irmãs encontraram isso no quintal delas..." e outro dizendo "Alguém tem alguma ideia do que seja? Aconteceu em San José, Califórnia" também pediam, assim como Gianna, para compartilhar as fotos com os amigos.

Entretanto, algumas pessoas alheias a preocupação sobre a origem das fotos, e consequentemente sobre tudo isso que acabamos de comentar sobre o Reddit, tentavam encontrar uma explicação lógica. Assim sendo, preocupadas em achar uma explicação racional para o que viam, comentavam que a criatura era nada mais do que o feto abortado de um animal, provavelmente de um cervo ou até mesmo de uma bezerro. De qualquer forma a imagem divulgada no Imgur intrigava. Seria uma manipulação digital? Seria um animal híbrido ou de origem extraterrestre? Seria mesmo apenas um feto abortado de algum animal do nosso próprio planeta?

Enquanto quase toda a imprensa continua atrás de uma usuária do Facebook chamada Gianna Peponis, em busca de maiores informações sobre a estranha criatura, supostamente fotografada por ela, fomos atrás da verdade por trás dessas fotos. É justamente sobre isso que iremos comentar a seguir.

A Verdade Sobre o Suposto "Alienígena" Que Teria Sido Encontrado na Califórnia, nos Estados Unidos


Ficariam decepcionados se eu dissesse que as imagens não são de uma usuária do Facebook chamada Gianna Peponis? Ela está ganhando popularidade e levando todos os créditos por ter supostamente tirado fotos de seu quintal em San José, na California, mas isso tudo é mentira.

As imagens originalmente foram postadas por um usuário do Facebook, chamado Teshawn Michael Stafford. As fotos teriam sido tirada em Pleasant Hope, no estado do Missouri, nos Estados Unidos. Ele publicou as fotos no dia 5 de novembro deste ano, ou seja, dois dias antes do incidente na Califórnia, o que primeiramente descarta totalmente a relação entre a "criatura" fotografada com o que aconteceu na Costa Oeste americana.

Imagem do Google Maps mostrando a distância entre San José, na Califórnia e Pleasant Hope, no Missouri.
A distância entre as cidades é de cerca de 3.000km.

Imagens publicadas por Teshawn Michael Stafford, em 5 de novembro deste ano, dois dias antes do incidente que
aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos.
Teshawn Stafford postou algumas fotos da criatura com o seguinte título: "O que é esta besta de duas patas em meu quintal???". Curiosamente a postagem tinha sido bloqueada devido as políticas do Facebook, mas após ver que outra pessoa estava se aproveitando de suas fotos, ele as republicou em seu perfil. As fotos que exibiremos abaixo, são as fotos extraídas de seu perfil, e que até agora nenhum veículo de imprensa fez questão de publicar.

Fotos postadas por Teshawn Stafford em seu perfil no Facebook
Fotos postadas por Teshawn Stafford em seu perfil no Facebook





Fotos postadas por Teshawn Stafford em seu perfil no Facebook
Uma outra usuária chamada Sara Burks, que apesar de não sabemos se é amiga, namorada ou esposa de Teshawn Stafford, fez questão de comentar em sua repostagem, quando foi questionado se isso realmente tinha acontecido.

"Sim, aconteceu em nosso quintal. Isso não é alienígena, tenho certeza que é feto malformado de um bezerro. É enlouquecedor que histórias assim possam ser criadas, e que as pessoas possam roubar suas coisas e usá-las. Isso me deixa maluca. Entretanto, isso mostra o quanto as pessoas podem ser arrogantes por um pouco de fama", disse Sara Burks.

"Eu estou tentando descobrir como denunciar esta garota por direitos autorais, mas eu acho que não vale a pena. A imprensa entrou em contato conosco quando postamos", completou. Aparentemente, boa parte da imprensa ignorou essa questão, atribuído todo crédito a Gianna Peponis.

Comentários feitos por Sara Burks na postagem realizada por Teshawn Michael Stafford em sua conta no Facebook
Curiosamente, aproveitando-se ou não do fato de que a imagem violaria as políticas do Facebook, pois poderia até mesmo ser "confundido com um imagem de um feto humano abortado", e isso causaria repulsa em grande parte da população, as postagens e imagens iniciais começaram a ser misteriosamente denunciadas na tentativa de encobrir a verdade sobre a origem das fotos.

O Que Seria a Criatura Fotografada?


Agora que você sabe que boa parte da verdade sobre o que está sendo amplamente divulgado, você pode se questionar o que realmente seria aquele ser fotografado. Bem, na melhor das hipóteses realmente seria um feto com malformação de um bezerro. Talvez até mesmo afetado pela "Febre do Vale do Rift".

A "Febre do Vale do Rift" é uma zoonose viral aguda, que apresenta como agente etiológico um vírus RNA, pertencente ao gênero Phlebovírus, comumente transmitido por artrópodes, geralmente mosquitos infectados, em especial, os do gênero Aedes e Culex.

As duas imagens da direita (acima e abaixo) mostram um feto abortado de um bezerro, sendo que a imagem da esquerda mostra
um feto abortado de uma vaca, que teria sido vítima de uma zoonose chamada "Febre do Vale do Rift"
Esta doença foi relatada primeiramente no ano de 1915 em animais na África, porém, o isolamento do vírus foi realizado somente em 1931 durante uma investigação epidemiológica entre os ovinos em uma fazenda no Vale do Rift, no Quênia. Nos anos de 1997 a 1998, houve um surto dessa doença no Quênia, Somália e Tanzânia e no ano de 2000 foram confirmados casos na Arábia Saudita. Apesar da doença parecer estar distante dos Estados Unidos, diversos estados americanos já reportaram casos da doença.

Uma outra hipótese que surgiu nas redes sociais, foi que a criatura seria um feto abortado de um cervo, muito embora não se pareça muito com o que foi fotografado. Veja abaixo:

Enfim, independente do que seja, a foto não foi tirada após o incidente na Califórnia, e tão pouco a criatura é alienígena como muitos sites de forma disfarçada alegaram. Muito provavelmente é o feto de um bezerro que teve algum tipo de malformação. Não podemos cravar essa possibilidade, porém a verdade sobre o que está sendo divulgado é bem diferente da realidade. Esse é o motivo principal que me fez escrever essa matéria. Muitas vezes somos levados a acreditar em artigos sensacionalistas, e na hora percebemos que nossas crenças falam mais alto, e somos levados a afirmar certas coisas que não faríamos no dia a dia.

Não gosto de chegar aqui e colocar uma notícia supostamente "traduzida", muitas vezes de forma equivocada, mas por estar sendo amplamente divulgada, daria a qualquer pessoa o direito de dizer qualquer coisa, simplesmente porque dá "ibope". Fico triste em ver pessoas que fazem isso, pessoas que não tem o mínimo senso de responsabilidade e carisma ao ver uma imagem triste de uma vida, mesmo que não seja humana, sendo perdida e aproveitada de forma grotesca pela mídia. Alguns diriam que ganho algo para fazer isso. Bem, não ganho um centavo por tentar pesquisar a verdade. Aliás, talvez seja essa a maior verdade nessa postagem.

Tenho humildade suficiente para que caso apareça alguma novidade sobre esse caso, de vir aqui e postar uma retratação. É o mínimo que se pode fazer quando alguém abre mão de poder simplesmente replicar uma notícia, e buscar a verdade dos fatos. Se acontecer manterei vocês informados, e disso não abro mão.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.australianetworknews.com/ufo-sightings-california-baby-alien-found-photos/
http://www.inquisitr.com/2554146/california-woman-finds-corspe-of-alien-creature-in-her-backyard-slimy-pink-alien-creature-fell-from-bright-california-ufo-alien-hunters-say/
https://www.reddit.com/r/WTF/comments/3s2iwp/friend_found_this_outside_her_house_wtf_indeed/?sort=confidence
http://www.snopes.com/san-jose-alien
https://www.facebook.com/shortybaby.mami
https://www.facebook.com/profile.php?id=100008800901921
https://www.facebook.com/sara.burks.737
https://www.facebook.com/aliens2015a
Comentários