27 de outubro de 2015

Um Fantasma Foi Registrado Por Câmeras do Circuito Interno de TV de um Bar, em Cingapura?

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:



Por Marco Faustino
 
Principalmente na época do Halloween, Dia das Bruxas ou Dia do Saci (datas e nomes para todos os gostos) sempre surgem vídeos que mostram a presença fantasmagórica de seres ou entidades em vídeos ou fotos. É praticamente certo que irá aparecer alguma coisa, como acontece todos os dias, mas se intensifica mais no final de outubro a cada ano que passa.

Pois bem, eis que por volta das 6h da manhã de ontem (horário brasileiro de verão), a página do Facebook de um site chamado "All Singapore Stuff" publicou um vídeo com o seguinte título "Ghostly CCTV sightings in Cato bar at Chinatown, Singapore" ("Avistamentos Fantasmagóricos no CCTV do Bar Cato em Chinatown, Cingapura", em português). No mínimo curioso, não é? Vamos saber mais sobre esse assunto?

O site do "All Singapore Stuff" aparentemente é um portal de notícias variadas relacionadas obviamente a Cingapura, que por sua vez é uma cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático. Tanto o site quanto a página do Facebook são bem mais voltadas para o entretenimento do que propriamente um conteúdo de pesquisa mais elaborado, o que não desmerece o que é feito, mas o que apontamos é que ambos aparentemente tem uma proposta bem diferente em relação ao compromisso com a verdade.

Imagem do Google Maps mostrando a localização do bar e restaurante CATO, em Chinatown, Cingapura
Na página do Facebook foi publicado um vídeo sem maiores explicações, que foi atribuído a um usuário no Youtube supostamente chamado de "James Barnaby". Encontramos esse usuário no Youtube, bem como o vídeo original por ele publicado no dia 22 de outubro deste ano, ou seja, cinco dias atrás. No mesmo não havia nenhuma descrição do local.

Entretanto, anteontem (25), uma usuária também do Youtube chamada "Lesthiana Segunggang" publicou um comentário no vídeo dizendo que aquele local mostrado, era onde as irmãs dela trabalhavam. Em resposta a outro usuário ela disse que era um bar e restaurante chamado CATO, que fica localizado na rua South Bridge, 237, Chinatown, em Cingapura.

Imagem do Google Maps do interior do bar e restaurante chamado "CATO" em Chinatown, Cingapura
O maior problema com esse vídeo é que ele é o único vídeo publicado por "James Barnaby", que criou sua conta no mesmo dia da publicação dele. Geralmente, quer dizer, praticamente 99,99% de casos assim são simplesmente virais, que são manipulados digitalmente. A usuária "Lesthiana Segunggang", no entanto, aparenta ser uma usuária como qualquer outra do Youtube, cuja conta foi criada em 3 de janeiro de 2014.

Aparentemente isso foi o suficiente para que o "All Singapore Stuff" publicasse o vídeo em sua página no Facebook, que rapidamente começou a viralizar com mais de 30 mil visualizações e mais de 1.000 compartilhamentos em menos de 12 horas.

O vídeo começa mostrando rapidamente pessoas se movimentando, comendo e bebendo normalmente no bar. Isso é demonstrado acelerando a gravação de uma das câmeras do circuito interno de TV. Vale lembrar que o bar abre às terças, quartas, quintas, sextas e sábados, funcionando entre às 18h até meia-noite (aos sábados funciona até 1 da manhã). Convenientemente a parte "assombrada" do vídeo acontece, quando aparece um funcionário está realizando varrendo ou limpando o chão na parte de dentro do balcão principal, enquanto dois clientes conversam um de frente para o outro, sentados em duas banquetas. Ao assistir o vídeo dá a impressão que possivelmente já é bem tarde e só existem essas três pessoas no bar.

Os momentos em que uma banqueta começa a balançar e inclinar para trás (à esquerda) e o momento que "alguma coisa"
passa por trás dos rapazes que aparecem na gravação de câmeras do circuito interno de TV do bar CATO, em Cingapura
A noite parece ser como qualquer outra, até que em 0:18, uma banqueta que está logo atrás de um dos clientes começa a balançar sozinha, sem que ninguém perceba. Ela começa a inclinar para trás cada vez mais até que em 0:35 ela cai no chão. Ambos os rapazes notam o barulho, olham para trás, se levantam e um dele ergue novamente a cadeira, colocando-a no lugar. Parecem não entender o que tinha acabado de acontecer.

Entretanto, a parte mais "fantasmagórica" do vídeo acontece entre 0:54 e 0:56, quando alguma coisa, aparentemente de cor branca sai dos fundos do bar e passa por trás dos rapazes, indo em direção a direita e sumindo logo após isso. Novamente ninguém vê, pois todos estavam focados e olhando para a cadeira, que tinha caído anteriormente. Estranho, não é mesmo? Em seguida, um dos rapazes pega o o que aparenta ser um cardápio e sai em direção aos fundos. No final do vídeo é repetida a parte em que alguma coisa passa por trás dos rapazes. Assista ao vídeo:



O tablóide britânico Daily Mirror foi um pouco além em suas considerações, dizendo que o "fantasma" ou seja lá o que fosse aquilo, teria algo em torno de 30cm de altura e se movia rapidamente. Já o britânico Daily Mail, diz que solicitou a sua sucursal na Austrália para entrar em contato com o CATO, mas aparentemente não obteve nenhuma resposta. Tentamos fazer o mesmo, mas até o momento da publicação desta notícia, também não houve resposta.

De qualquer forma, como sempre acontece nesses casos, muitos usuários estão assustados com o que aparece na gravação. Entretanto, outros dizem que o vídeo teria sido manipulado digitalmente ou que a cadeira e o pano branco foram movidos por fios de nylon (em certo momento realmente parece ter um fio), e que não passa de uma brincadeira de Halloween (sendo que temos 99,99% de chances de que realmente seja algo proposital). Outros dizem que pode ser um vídeo para promover o bar CATO, visto que é bem frequentado por estrangeiros, devido a festas que são realizadas. Alíás, o CATO terá pratos especiais em virtude do Halloween. Curioso, não é mesmo?

Por enquanto não há maiores informações sobre o assunto, mas caso apareça alguma, atualizaremos por meio dessa postagem.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/ghostly-cctv-shows-stool-wobble-6708182
http://redwiretimes.com/singapore-in-brief/video-cctv-camera-catches-poltergeist-disturbing-drinkers-at-singapore-bar/
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3291031/Chilling-CCTV-shows-tiny-ghostly-figure-appear-scamper-bar.html
https://www.youtube.com/watch?v=iqiJvKLdnq8
https://www.facebook.com/allsgstuff
Comentários