29 de outubro de 2015

Misteriosa "Criatura Marinha" é Supostamente Fotografada na Ilha de Corfu, na Grécia (Atualizado em 04/11)


Por Marco Faustino
 
Não é de hoje que há relatos e lendas sobre míticas criaturas marinhas ao redor do mundo, com os mais diversos nomes, tamanhos e formatos. Temos como exemplo o Kraken, Caríbdis, Isonade, Leviatã, entre outros. Como muitos dizem, conhecemos muito mais do espaço sideral do que as profundezas do oceano, simplesmente, porque nunca foi encontrado nada que roubasse o brilho e o fascínio de olhar para as estrelas. Afinal somos mais condicionados a olhar para frente e para cima, do que olhar para trás e para baixo.

Relutei em trazer essa notícia, porque nunca é bom pegar um conteúdo e simplesmente jogar aqui sem acrescentar nada de construtivo ou de novidade. Então, tentarei mostrar o que esta sendo divulgado em relação a uma foto onde mostraria supostamente uma criatura marinha misteriosa, que teria sido fotografada na ilha de Corfu, na Grécia. Os grandes portais de notícias praticamente estão replicando a mesma informação desde que a foto passou a viralizar em redes sociais. Vamos saber mais sobre o assunto?

Antes de mais nada vamos considerar nesta parte da postagem, que as informações conhecidas sobre esse caso sejam verdadeiras. Assim sendo, teríamos que inicialmente comentar sobre a ilha de Corfu, que possui mais de 100.000 habitantes segundo o último censo realizado em 2011, e abrange um território de 614.6 km². É a segunda maior ilha do mar Jônico, que por sua vez é um braço do mar Mediterrâneo ao sul do mar Adriático, e está limitado a oeste pela Itália meridional, incluindo a Calábria e a Sicília, e a leste pelo sul da Albânia e pelo noroeste da Grécia.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da ilha de Corfu, na Grécia, assim como a região onde a foto teria sido tirada
por um homem chamado Harvey Robertson (área oval avermelhada no mapa)

A ilha está ligada à história da Grécia desde os primórdios da mitologia grega, assim como sua história é permeada por diversas batalhas e conquistas. Castelos em locais estratégicos por toda a ilha são um legado de todas essas lutas. Aliás, um ponto importante é que existem muitas cavernas marítimas e terrestres em Corfu, assim como diversos mitos e lendas sobre elas. Dizem que os moradores locais têm o prazer de contar aos turistas, histórias sobre ataques de piratas, que forçaram antigos aldeões a buscarem refúgio nas cavernas da ilha. As pessoas podem alugar pequenos barcos para explorar essas cavernas, assim como táxis marítimos (taxis marítimos existem inclusive no Brasil).

Existem muitas cavernas marítimas e terrestres em Corfu, assim como diversos mitos e lendas sobre elas
As pessoas podem alugar barcos ou pegar táxis marítimos para visitar as tais cavernas
Apesar de Corfu possuir muitos museus, bibliotecas, festivais de teatro e música, a ilha é muito procurada por turistas europeus, que passam suas férias ou até mesmo um fim de semana, em busca de suas águas quentes e cristalinas.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o local, vamos a notícia que está sendo amplamente noticiada pela mídia internacional, assim como aqui no Brasil, por meio de alguns portais. Segundo o site "Doubtful News" essa notícia da misteriosa criatura marinha surgiu primeiramente no tablóide britânico Daily Mirror, no dia 27 (terça-feira) e a partir dele começou a se propagar para outras partes do mundo.

Um turista escocês supostamente chamado Harvey Robertson, de 52 anos, teria se surpreendido após ter descoberto uma estranha "criatura" em suas fotos, que ele tirou durante suas férias na ilha de Corfu, na Grécia. Ele segurou sua câmera ao lado do barco e teria começado a tirar fotos aparentemente de forma aleatória do mar. Quando ele foi olhar as fotos que havia tirado, ele descobriu o que vocês viram na imagem de capa dessa postagem.

Segundo Harvey Robertson, esta é a foto que foi tirada logo após
a primeira que está como capa desta postagem
"Não faço a menor ideia do que isso poderia ser, nunca vi nada parecido", disse Harvey

"Tirei essa foto por acaso. Estava em uma caverna marítima em um pequeno barco a cerca de 30 km ao sul da Albânia, na costa oeste da Grécia", completou.

"Estava tentando fotografar a cor de água e não estava olhando para ela, quando o flash disparou. Eu só notei a criatura quando fui olhar as fotos que eu havia tirado", finalizou.

Ainda segundo o Mirror, os cientistas até então não tinham sido capazes de identificar qual seria a espécie dessa criatura. Essa informação é muito semelhante a uma outra notícia divulgada ontem pela FOX News, porém foram acrescentados alguns detalhes interessantes.

Segundo "Sky McCarthy", que assina a notícia publicada no site da FOX News, Harvey Robertson estava em um passeio de barco ao largo da costa de Parga (cidade grega, que fica próxima da região mencionada anteriormente pelo Mirror), navegando pelas cavernas marítimas com sua família. Inicialmente ele estava apenas tentando fotografar a cor "incomum" da água ao seu redor com sua câmera do iPhone.

O estranho animal aparentemente é fotogrado com o corpo parcialmente fora da água em uma foto, e desaparece sob a água esverdeada na foto seguinte.

"Realmente não vi o animal na hora que eu estava tentando fotografar a cor da água (azul fluorescente) até o momento que começou a escurecer", disse disse Harvey Robertson via e-mail.

"Você pode imaginar a minha surpresa quando fui olhar as fotos que eu havia tirado", completou.

"Não tenho ideia do que seja, eu enviei as fotos para diversos biólogos marinhos por todo o planeta e ninguém tem a menor ideia", completou.

A notícia ainda aponta, que o estranho animal poderia ser na verdade, uma baleia bicuda de Cuvier, que é conhecia por freqüentar as águas do Mediterrâneo. O interessante é que elas podem ser encontradas em praticamente todos os mares e oceanos do mundo, principalmente em águas profundas, visto que conseguem submergir até 3km de profundidade e passar mais de 2h debaixo d'água, precisando apenas de cerca de 2 minutos fora da água para se recuperarem.

Exemplar de uma baleia bicuda de Cuvier, que geralmente possui um "bico" mais curto do que este
Essas baleias chegam a medir até 7 metros de comprimento e têm corpos robustos, em forma de "torpedo", sendo que a boca é levemente curvada. Elas podem ter diversas cores, que variam de cinza a castanho-avermelhado e um branco meio pálido.

As Implicações Relacionadas a Foto Tirada Supostamente Por Harvey Robertson


A primeira pergunta que deveria ser feita é: Quem é Harvey Robertson? Aparentemente, ninguém sabe. Não foi divulgado qualquer perfil de qualquer rede social dele. Não sabemos seu rosto, não sabemos sua profissão, absolutamente nada. O site "Doubtful News" acredita que alguém com esse nome entrou em contato com o tablóide Daily Mirror, que comprou a foto e fez uma notícia sobre isso. Também é possível que Harvey, caso exista, tenha vendido a foto para alguma agência de notícias, que prontamente a disponibilizou para os demais sites. Entretanto, a verdade é até agora não sabemos quem é Harvey Robertson.

As bolhas que aparecem na principal foto que está sendo divulgada, são bem pequenas, e não há nada ao redor que possa nos dar uma noção de escala. Não dá para ter noção do tamanho do suposto animal, tão pouco saber qual era a profundidade naquele ponto onde a foto foi tirada. Se for mesmo um animal, poderia ser bem pequeno. Fora isso a refração da luz na água causa distorção. Então poderíamos estar olhando, não para o rosto de um animal, mas para algo completamente diferente.

A foto divulgada não é a original, portanto não tem metadados para ajudar com mais informações. Aliás, a câmera de um iPhone não seria capaz de registrar uma foto mais nítida, e de melhor qualidade do que ele diz ter tirado?

Uma outra questão pertinente é que todas as notícias sempre apontam, que vários biólogos marinhos ao redor do mundo foram consultados, mas não citam nenhum, nem mesmo a opinião de quem quer que seja sobre a foto. Somente replicam as opiniões de usuários ou os rumores através de comentários nas redes sociais. Conveniente, não é mesmo?

Muitas pessoas estão tentando decifrar o que seria aquilo. Alguns dizem que é simplesmente um hipopótamo de plástico ou outro tipo de brinquedo, e tudo isso não passa de uma farsa. Outros dizem que poderia ser a tão famosa manipulação digital, que sempre está presente em nosso dia a dia, basta ver uma capa de revista.

Entretanto, alguns acreditam que seja realmente um animal, como a baleia bicuda de Cuvier, uma simples lula, algum tipo de cefalópode ou até mesmo um híbrido. Um usuário do site "Free Republic" para tentar provar a teoria que seria apenas uma espécie lula, inverteu a foto, algo que até então ninguém tinha feito, e aparentemente mostraria uma lula "em movimento", com seus tentáculos retraídos, apesar da coloração incomum.

Um dos usuários do site Free Republic inverteu a foto, mostrando o que segundo ele seria apenas uma espécie de lula
No mínimo seria interessante retornar ao exato local de onde a foto teria sido tirada, para ver se isso que aparece na imagem é algo realmente vivo ou algo que apenas se assemelha a um animal estranho na água. Como dissemos anteriormente, a ilha de Corfu é repleta de cavernas terrestres e marítimas, logo também poderia ser uma formação rochosa ou até mesmo detritos ou lixo. Assim sendo, teríamos uma pareidolia.

Em uma recente atualização feita hoje por Sharon Hill, responsável pelo site Doubtful News, a mesma disse que entrou em contato com Kenny Biddle, da Sociedade de Pesquisa de Anomalias, que fez algumas considerações sobre o caso. Segundo ele, dependendo da caverna marítima, o barco poderia ser pequeno e as águas serem rasas, logo as probabilidades de serem uma baleia ou golfinho, seriam descartadas. Kenny acredita que a tal "criatura" seria feita de plástico ou borracha, e não teria mais do que 30cm de comprimento. Sem descartar, é claro, uma eventual edição de imagem.

Atualização 04/11/2015 - 17:55

A Misteriosa "Criatura Marinha" Seria Apenas Um Protetor Lateral Curvo Para Embarcações?


Por incrível que isso possa parecer, o mistério sobre a "criatura marinha", supostamente fotografada na ilha de Corfu, na Grécia, persiste praticamente quase uma semana. Entretanto, para o Dr. Darren Naish, zoólogo do Centro Nacional de Oceanografia da Universidade de Southampton, na Inglaterra e apresentador de um podcast chamado "Tetrapod Zoology" (Zoologia do Tetrápodes, em português) esse mistério chegou ao fim.

Em sua conta do Twitter, o Dr. Naish publicou que a tal criatura seria nada mais, nada menos do que uma defensa náutica, mais precisamente um protetor lateral curvo utilizado para proteger embarcações de perfil baixo de sofrerem danos, como por exemplo, na hora de atracar em alguma marina.

Foto postada pelo Dr. Darren Naish em sua conta no Twitter
e comparando a misteriosa "criatura marinha" com um protetor lateral curvo para embarcações
O site "Discovery News" entrou em contato com o Dr. Darren Naish, que comentou sobre o assunto.

"O objeto nunca fez muito sentido ao ser considerado como um animal vivo - o que seria aquela marca escura arrendondada, identificada por muitos como se fosse um olho e por que existe outro buraco perto da ponta, que se parece com um focinho? E onde estão as nadadeiras ou barbatanas? Então eu me lembrei de ter visto características muito semelhantes em protetores laterais de embarcações. Estas estruturas de vinil (existem muitos modelos diferentes) são colocadas nas laterais dos barcos para protegerem os mesmos do contato direto nas docas - eles muitas vezes têm uma aparência brilhante, que lembra a pele de animais, como os golfinhos, e essa característica obviamente fez as pessoas pensarem que o objeto se parecia com um animal", disse o Dr. Darren Naish

A explicação mais provável é que ele poderia ter facilmente adivinhado qual objeto era esse na época, porém deu pouca atenção a ele. Assim sendo, semanas depois, quando ele foi rever as fotos que estava tirando durante sua viagem, ele teria percebido algo estranho. Os equipamentos náuticos, tais como cordas, protetores laterais e afins são comuns e passam despercebidos em seu próprio contexto, mas poderiam parecer muito misteriosos se fossem colocados fora de seu contexto original. Por exemplo, boiando dentro de uma caverna marítima em uma ilha grega paradisíaca.

"Para esta explicação do protetor lateral se encaixar em relação ao que foi fotografado, o objeto teria que ter sido fortemente distorcido devido a refração da luz na água, mas isso parece plausível baseado na foto. Além disso, características que se parecem com dobras de pele são mais propensas a aparentarem estar sujas, tal como a luz refletida na superfície da água", continuou Naish.

"O objeto teria enganado muitas pessoas, porque ele tem a aparência completa de um rosto de um animal, com uma boca, narina, olhos e possivelmente ouvidos. O fato de que a parte superior do protetor lateral se assemelha a um rosto alongado, para nós não é uma coincidência", completou.

"O cérebro humano é geneticamente compelido a reconhecer rostos, e muitas vezes vemos rostos e cabeças todos os dias em batatas, falésias rochosas e nuvens. Agora, podemos acrescentar defensas náuticas a essa lista, embora não possamos adicionar um novo animal marinho aos livros de zoologia", finalizou.

E aí, Assombrados? Satisfeitos com a explicação do Dr. Darren Naish? Muitos ainda não concordam com essa explicação, porém é a melhor pista que foi dada até agora para explicar esta estranha foto, desconsiderando, é claro, que ela tenha sofrido algum tipo de manipulação digital. Caso apareça mais alguma explicação, atualizaremos vocês através desta postagem, combinado?

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes (acessadas 14:10):
http://www.foxnews.com/travel/2015/10/28/tourist-captures-mysterious-sea-monster-off-grecian-coastline/
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/mystery-sea-creature-photobombs-brits-6714478
http://doubtfulnews.com/2015/10/corfus-mystery-hippo-croco-dolphin-is-dubious/
http://terryhooper.blogspot.com.br/2015/10/the-unidentified-corfu-sea-creature.html
http://www.freerepublic.com/focus/chat/3353458/posts
http://www.ecotourism-greece.com/tourism/activity/caving-speleogy-greece/corfu
http://hypescience.com/descoberta-a-campea-de-mergulho-da-natureza-a-baleia-bicuda-de-cuvier/

http://news.discovery.com/animals/whales-dolphins/greek-sea-monster-identified-151104.htm (acessado 04/11/2015 - 17:45)
Comentários