28 de outubro de 2015

Chupa-cabras? Estranho Corpo de Animal Encontrado no Paraguai Revive a Lenda na América do Sul

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:


.
Por Marco Faustino

Essa notícia era para ter saído ontem no blog, porém devido a quantidade de postagens que foram publicadas, decidi escrever e postar sobre isso hoje, muito embora toda a pesquisa sobre o assunto já havia sido feita. Muito se falou sobre esse caso, porém tentaremos complementar ao fornecer um pouco mais de informações para vocês.

Esta história começa na cidade de Carmen del Paraná, departamento de Itapúa, no Paraguai, onde um estranho corpo teria sido encontrado boiando na enseada Tacuarí, bem próximo de uma ponte. Assim que as primeiras notícias foram divulgadas no Paraguai, os sites locais perguntavam o que seria essa criatura. Muitos desses sites deliberadamente questionavam se seria um "chupa-cabras", "extraterrestre" ou algo do gênero. No final da matéria terá um vídeo do Mateus baseado no meu texto. Vamos saber mais sobre esse assunto?

Bom, primeiramente vamos começar pelo local onde o estranho corpo foi encontrado. A cidade de Carmen del Paraná, departamento de Itapúa, no Paraguai, é uma cidade costeira e banhada em quase toda sua extensão pelo rio Paraná. Localizada a 339km ao sul de Assunção, capital do Paraguai, a mesma possui cerca de 7.000 habitantes segundo o último censo realizado em 2008. É uma típica cidadezinha do interior, onde predomina principalmente a agricultura com extensas plantações de arroz, soja e trigo.

Imagem do Google Maps mostrando a localização da cidade de Carmen del Paraná,
em relação a cidade Assunção, capital do Paraguai.
O clima de tranquilidade da cidade seria rompido em 21 de outubro, ou seja, quarta-feira passada, exatamente uma semana atrás, quando o canal de TV SNT, do Paraguai, exibiu uma reportagem com todos os elementos sensacionalistas possíveis, sobre uma estranha criatura que tinha sido encontrada na enseada Tacuarí, e que estava deixando os moradores aterrorizados. Junto ao corpo que estava boiando na água, também havia sido supostamente encontrado um crânio. Segundo a reportagem muitos moradores diziam que a criatura seria um chupa-cabras. Assista ao vídeo:



A aparência do corpo, evidentemente em avançado estado de decomposição, realmente era tanto quanto impressionante. Nitidamente se via o que parecia ser quatro patas, sendo que as dianteiras aparentavam ter mãos bem parecidas com as de seres humanos, contando com 5 dedos. Além disso, havia uma longa cauda e a olhando a primeira vista não parecia que tinha qualquer tipo de cabeça.

Logo, alguns sites locais passaram a definir o estranho ser como "humanóide" (todo ser que tem aparência semelhante ou que mesmo lembre um ser humano, mas que não seja um ser humano) ao invés de hominídeo (animal que pertence as espécies dos Hominídeos, que é uma família de animais primatas que compreende o homem e seus ancestrais). Hoje em dia o termo "humanóide" é comumente visto em notícias que exageram e muito no conteúdo, somente para chamar atenção.

No vídeo da matéria do canal SNT é mostrado que o corpo do animal
encontrado no Paraguai, possui uma cauda
No mesmo dia (21) o site de notícias do jornal paraguaio "Ultima Hora" também passou a dar a mesma notícia, mas dessa vez complementando-a com novas informações sobre o caso. Foi dito que  que na quarta-feira passada, um corpo estranho em estado avançado de decomposição foi encontrado nas águas ao longo da costa de Carmen del Paraná. A população estava impressionada com as fotos que circularam nas redes sociais. Resumindo, a notícia estava começando a viralizar.

"Considerando as suas características achamos que é tipo de macaco ou karajá, devido a suas pequenas mãos e pés. Na verdade não posso dizer com certeza, porque ele está em um estado avançado de decomposição", disse Javier Medina, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carmen del Paraná, em entrevista para a rádio 780 AM. Vale ressaltar nesse ponto que a palavra karajá vem do tupi e se aproxima muito do significado de "macaco grande", mas não é uma interpretação fixa.

Ele disse que as fotografias tinham gerado muita controvérsia na cidade, porque as pessoas pensavam que seria o tão famoso e conhecido "chupa-cabras". Ao contrário do que muitos sites posteriormente divulgaram, o corpo teria sido encontrado por moradores e o corpo de bombeiros teria ido apenas olhar e avaliar do que se tratava.

A notícia ainda cita que foi consultado um médico legista chamado Pablo Lemir, que havia observado as imagens, mas para determinar do que se tratava, precisaria ser feito uma análise antropológica.

"Impressionante, à primeira vista seria um macaco, que seria tipo de hominídeo, e que se parece conosco, seres humanos. Podemos dizer que os seres humanos são descendentes dos macacos, mas ele está em um estado avançado de decomposição, fazendo com que suas características corporais sejam modificadas", disse Pablo Lemir, acrescentando que aconteceria da mesma forma com os seres humanos.

"Um médico legista de Itapúa me passou a foto, é muito raro, porque tem dedos longos como se fosse uma pessoa, mas ninguém identificou o que poderia ser. Ele tem uma cauda, o que me faz pensar que é um macaco", completou.

Uma das fotos mais viralizadas nas redes sociais do animal encontrado em Carmen del Paraná, no Paraguai
O médico legista de Itapúa, que não teve seu nome divulgado na notícia, disse que o corpo foi encontrado no rio, por isso é provável que ele estivesse boiando, vindo de outro lugar, até eventualmente chegar até a região costeira de Carmen del Paraná. Por fim, uma semana atrás já era dito que não se tratava de um ser humano ou um crime, e que o assunto não seria investigado pelo Ministério Público do Paraguai.

Uma semana atrás tudo indicava que seria apenas um macaco, uma espécie de bugio, cujo habitat natural também compreende o Paraguai, muito embora alguns sites alegavam que macacos não eram comuns na região de Carmen del Paraná. O que eles não citavam é o corpo muito provavelmente teria vindo boiando pelo rio Paraná e sob essas condições, considerando o estado avançado de decomposição, poderia vir de qualquer outro ponto do país.

Entrentanto, isso não impediu que as fotos viralizassem e que a notícia se espalhasse por toda a América Latina e Europa. Somente depois que começou a repercutir em solo europeu, cerca de dois dias atrás, é que os sites brasileiros, como por exemplo o G1, começaram a noticiar o caso, porém sem dar maiores detalhes como estamos trazendo para vocês. É assim que algo deste gênero deveria ser feito, mas muitos não se importam com a notícia e nem mesmo com o animal em questão, não é mesmo?

Especialista Afirma Que o Corpo do Animal Encontrado em Carmen del Paraná seria Apenas uma Espécie de Macaco Bugio ou Macaco-Prego


O site Doubtful News, especialista em desvendar casos misteriosos, que são propagados pela internet, publicou anteontem (26), uma matéria assinada por Sharon Hill, editora e proprietária do próprio site citado. Ela entrou em contato com Ron Pine, ex-curador da ala de mamíferos do Museu de História Natural Smithsonian, localizado na capital dos Estados Unidos, Washington, atrávés de um grupo no Facebook chamado "Group of Fort: Anomalies, Cryptozoology, Paranormal". Ela havia publicado o vídeo no dia 24, e chamou a atenção de Ron Pine, que no seguinte (25), fez o seguinte comentário:

"Sim, é um macaco. Na região do extremo sul do Paraguai, há apenas duas espécies possíveis, e pelo fato do animal não ter cabeça e estar sem pele, não consigo dizer qual é. Uma deles é uma espécie de bugio, Alouatta caraya, também conhecido como bugio-preto, porque somente os machos são pretos... A outra é uma espécie robusta de macaco-prego, Sapajus cay, mais conhecido como Capuchinho de Azaras"

Imagem mostrando o questionamento feito por Sharon Hill e as respostas fornecidas por Ron Pine, ex-curador
da ala de mamíferos do Museu de História Natural Smithsonian, localizado na capital dos Estados Unidos.
A conversa aconteceu através de um grupo no Facebook.
O "Capuchinho de Azaras" (Sapajus cay), é uma espécie de macaco-prego, cujo habitat fica compreendido entre o sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o extremo sudeste de Goiás, no Brasil. Também é encontrado no sudeste da Bolívia, leste do Paraguai e norte da Argentina.

Exemplares de macaco bugio (à esquerda), bugio preto (centro) e o Capuchinho de Azaras (à direita).
Segundo Ron Pine, somente os exemplares de bugio preto e do Capuchinho de Azaras seriam possíveis naquela região do Paraguai
Como dissemos anteriormente, desde uma semana atrás tudo apontava para que realmente fosse um macaco, então não há muita novidade nisso, exceto pelo fato de trazer uma notícia mais completa e dizer de onde realmente as fontes de tais informações saíram, afinal a precisão da informação é sempre algo fundamental a qualquer pessoa que pretenda solucionar um mistério.

Não vi nenhuma notícia dizendo que o corpo seria levado para um exame científico, para que se comprovasse as afirmações anteriormente dadas, porém não tenho gabarito para questionar as opiniões fornecidas, e para mim, tudo indica que seja mesmo um macaco, independente de sua espécie.

Duas imagens onde aparecem um estranho crânio boiando na água ao lado do corpo encontrado. Especialistas disseram
que o animal não tinha cabeça, muito embora por essas imagens é possível notar algo a semelhante a uma cabeça e uma boca.
A criatura foi amplamente rotulada como um "chupa-cabras" por muitas pessoas, em referência a lendária criatura que vagueia pelas matas da América do Sul, Central e até mesmo dos Estados Unidos, aterrorizando a população ao beber o sangue do gado de fazendas durante a calada da noite. Infelizmente, por mais que muitas pessoas discordem, nunca ficou provado a existência dessa criatura, por mais que sempre tenham surgido fotos e supostas provas ao longo das últimas décadas.

Convenientemente, talvez, aquele crânio que aparece em fotos e no vídeo realizado pelo canal SNT tenha sido colocado intencionalmente para que parecesse mais assustador, pois destoa muito do restante do local onde o corpo foi encontrado. Enfim, para mim, que escrevo essa pequena matéria, estou convencido que realmente seja um macaco.

Até a próxima, Assombrados!

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.ultimahora.com/hallan-extrano-cuerpo-la-costanera-carmen-del-parana-n940716.html
http://www.noticiariobarahona.com/2015/10/en-paraguay-aseguran-que-encontraron-al.html
http://www.cronica.com.py/2015/10/22/este-extrano-animal-causa-terror-en-itapua/
http://www.inquisitr.com/2523060/chupacabra-mysterious-corpse-that-washed-up-in-paraguay-spreads-fear-among-locals-but-experts-say-it-could-be-a-monkey/
http://tn.com.ar/sociedad/investigan-una-rara-criatura-que-encontraron-en-Paraguay
https://www.youtube.com/watch?v=D4A6426usUs

https://www.facebook.com/groups/GroupOfFort/permalink/1103074316391070/
Comentários