19 de setembro de 2015

Trombeta do Apocalipse? Misterioso Som Intriga Moradores de Cidades da Grande Manchester, na Inglaterra


Por Marco Faustino
 
Nos últimos meses os tablóides britânicos, quase todos os dias, publicam notícias ou matérias sobre pessoas comentando que o mundo irá acabar no final de setembro. Praticamente esse assunto, e a forte intensidade esperada do fenômeno climático chamado "El Niño", neste ano, dominam os sites de notícias. De certa forma isso é até mesmo irônico, porque se o mundo acabar no final setembro não teremos mais fenômenos como esse, não é mesmo?

Então não é de se espantar que um misterioso som, semelhante a uma "pulsação rítmica", e que foi ouvido por centenas de pessoas em cidades compreendidas pela Grande Manchester, tais como Stockport, Rochdale e Middleton, na quarta-feira à noite, ganhasse destaque e despertasse certo medo. Vamos saber mais sobre o assunto?

As pessoas ficaram confusas e ao mesmo tempo apreensivas por toda a região ao relatarem ouvir um estranho som ecoando pelos céus dessas cidades por volta das 23h (horário local) e correram para as redes sociais. Em uma postagem da rede social Reddit, um usuário chamado "SkoomaOverdose" disse que o som era "semelhante a de um OVNI".

"Soou como um OVNI ou algo assim. Eu dei uma olhada no Twitter e somente uma outra pessoa postou que ouviu o som em Stockport, que é do outro lado do Manchester em relação onde estou. Ninguém ouviu nada?", disse o usuário em um tópico chamado "Estranho, som alto e pulsante nos céus. Será que ninguém mais ouviu isso?".

Em resposta, o usuário "MrBrizola", disse que também tinha ouvido o som.

"Eu e um amigo ouvimos enquanto caminhávamos para casa, na região leste de Manchester. Achei que aquilo estava realmente estranho. Continuava ressoando por todas as partes, parecendo cada vez mais profundo, ao mesmo tempo que ficava cada vez mais longe. O céu estava limpo, mas não conseguia ver nada", disse. O usuário ainda definiu o que ouviu como "baixo e pulsante de maneira rítimica, sem nenhum sobressalto", dizendo também que ouviu o som durante cinco minutos até que ficasse bem mais distante.

Algumas teorias um tanto quanto estranhas também surgiram no Reddit. Como por exemplo, do usuário "Fallout", morador da cidade de Middleton, que questionava se o forte terremoto que aconteceu no Chile teria sido o responsável por aquele som. Outros questionaram se poderia ter sido a Torre Beetham, que é amplamente conhecida por fazer ruídos estranhos quando está ventando forte no centro da cidade de Manchester. Comentaremos sobre essa torre daqui a pouco.

Teria Sido Um Avião de Carga "Antonov An-12", De Fabricação Soviética, O Responsável Pelo Som Misterioso?


A notícia sobre o som misterioso repercutiu no dia seguinte, 17 de setembro, quinta-feira. Porém no dia seguinte, ou seja, ontem (18), a mídia britânica aparentemente solucionou a origem dele.

Inicialmente especulava-se que o professor de física da Escola de Astronomia e Física da Universidade de Manchester, e também apresentador, o Dr. Brian Cox, pudesse ter envolvimento com o incidente, visto que ele apareceu no Twitter dizendo que tinha dado uma volta em um caça militar sob os céus da cidade. No texto ele pediu desculpas pelo eventual barulho que possa ter causado ao sobreevoar a cidade de Manchester a cerca de 30.000 pés de altura (pouco mais de 9.000 metros de altitude).

"Obrigado @BAESystemsAir pelo incrível passeio na noite passada, e desculpas ao Noroeste da Inglaterra pelo barulho", twittou Brian Cox, postando também uma foto sua ao lado de um caça Eurofighter Typhoon.
O professor e apresentador Brian Cox pediu desculpas através do Twitter pelo eventual barulho que possa ter causado ao sobreevoar Manchester a cerca de 30.000 pés de altura (pouco mais de 9.000 metros de altitude) a bordo de um caça Eurofighter Typhoon

Entretanto, apesar de fazerem um som bem alto, a descrição do que as pessoas estavam ouvindo não era compatível com um caça Eurofighter Typhoon. Algum tempo depois, centenas de pessoas já estavam relatando terem ouvido o som. Assim sendo, o que mais poderia ser?

Começaram a surgir pessoas que apontaram o provável responsável pelo misterioso som da última quarta-feira. Ele seria de um avião de fabricação soviética chamado "Antonov AN-12", cuja produção foi encerrada em 1973. Em termos de configuração, dimensões e capacidade, a aeronave é similar ao Lockheed C-130 Hercules.
Foto de uma aeronave Antonov AN-12
O site FlightRadar24.com apontou que por volta das 23h de quarta-feira (16), um Antonov AN-12 estava sobrevoando a região da Grande Manchester a cerca de 20.500 pés de altitude (pouco mais de 6.000 metros).

O site FlightRadar24.com apontou que por volta das 23h de quarta-feira (16), um Antonov AN-12 estava sobrevoando
a região da Grande Manchester a cerca de 20.500 pés de altitude (pouco mais de 6.000 metros).
O Antonov AN-12 é uma aeronave de carga que possui 4 turbopropulsores (também conhecidos como turboélices), tornando-o bem barulhento. O som portanto seria compatível com o que foi escutado pelos moradores. No entanto, outras pessoas disseram que ouviram o barulho muitas vezes ao longo dos últimos meses, e tantas outras sugeriram que o som seria realmente de outro mundo.

O Uivo da Torre Beetham


Ao longo dos últimos anos, sempre quando os ventos atingem até 110km/h na região central de Manchester, principalmente durante tempestades, um som alto e misterioso, cuja frequência é de 250Hz, ecoa em uma área de aproximadamente 5km². O som consegue ser ouvido até mesmo em áreas suburbanas como Chorlton e Miles Platting.

Muitas pessoas sempre comentam sobre esse som nas redes sociais no Reino Unido, dizendo que ele é maligno e um prenúncio do fim do mundo, porém a explicação para ele é até bem simples.

A responsabilidade pelo som é simplesmente da Torre Beetham, que fica na principal avenida da cidade de Manchester, onde moradores e consumidores tem que conviver com seu "uivo" durante fortes ventanias. O edifício com cerca de 180 metros de altura é o prédio residencial (embora haja andares de comércio) mais alto da Europa, e também abriga o hotel "Hilton Manchester".

Foto da Torre Beetham onde mostra nitidamente uma escultura de metal e vidro no topo do edifício, que seria responsável
pelo fenômeno conhecido pelos moradores como "O Uivo da Torre Beetham"


Em 2012, Ian Simpson, arquiteto responsável pelo design da Torre Beetham, pediu desculpas publicamente ao moradores da cidade de Manchester pelo som causado devido a uma falha no projeto do arranha-céu com cerca de 47 andares. Escute o "uivo":



O professor Trevor Cox, da Universidade de Salford, que ensina acústica e engenharia de áudio, explicou em seu blog como o uivo da Torre Beetham é gerado.

"O problema é causado pela escultura de vidro e de metal no topo do edifício. Quando o vento passa pelas extremidades dos painéis de vidro, a turbulência é criada. Isto é muito semelhante à forma como a turbulência gera som dentro de uma flauta europeia", disse o professor Trevor Cox.

"Dentro da flauta europeia existe uma aresta chamado "fipple", que rompe o fluxo de ar quando um músico sopra no bocal. Em relação a Torre Beetham, eu suspeito que seja a ressonância do ar entre os painéis de vidro mais profundos, que permitem que o zumbido alcance altos níveis de decibéis", completou.

Ao menos em Manchester os sons que ecoam pela cidade até agora vêm tendo explicações plausíveis e racionais. Não darei o caso como solucionado, porque infelizmente não encontrei ninguém que tenha disponibilizado o áudio da última quarta-feira na internet, mas muito provavelmente este caso está longe de ser sobrenatural.

Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.manchestereveningnews.co.uk/news/greater-manchester-news/noise-sky-manchester-pulse-ufo-10074105
http://www.manchestereveningnews.co.uk/news/greater-manchester-news/mystery-manchester-noise-revealed-antonov-10079685
http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/professor-brian-cox-cause-loud-6468061
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/beetham-tower-manchester-mystery-alien-like-3141335
https://www.youtube.com/watch?v=i2TMRbf6qug
Comentários