28 de setembro de 2015

Pé-Grande? Gritos e Uivos Estranhos Assustam Moradores de Alert Bay, Em Uma Ilha Remota no Canadá


Por Marco Faustino
 
Não chega a ser bem uma novidade que pessoas de diversas partes do mundo, principalmente das localidades onde as temperaturas são bem mais amenas e até negativas em boa parte do ano, dizem ter avistado ou até mesmo ouvido sons estranhos vindo de florestas ou quando passam por estradas. Muitas dessas pessoas associam o que veem a lendária criatura conhecida como Sasquatch (também conhecido popularmente como Pé-Grande).

Seria mais uma história dentre tantas que existem nesse mundo, se não fosse, é claro, pelo território de onde essa notícia vem. O local é Alert Bay, uma comunidade da Ilha Cormorant, na Columbia Britânica, no Canadá. A ilha faz parte do território Kwakwaka'wakw, uma nação indígena cuja mitologia sempre apontou para seres um tanto quanto singulares, que será comentado no primeiro especial da "Semana do Homem-Lagarto". Vamos saber mais sobre este assunto?

Um grande e peludo mistério está tomando conta de uma comunidade remota, chamada Alert Bay, localizada ao longo da costa norte da Ilha de Vancouver. A comunidade faz parte do tradicional território da nação indígena Kwakwaka'wakw, tendo por volta de 1.500 habitantes e faz parte da Ilha Cormorant.

Imagem do Google Maps mostrando a distância da comunidade de Alert Bay em relação a cidade de Vancouver, no Canadá
Os moradores de Alert Bay têm relatado gritos e uivos estranhos vindo de uma floresta que cerca a cidade, sendo que alguns pensam que eles poderiam estar vindo de um Pé-Grande. Um desses moradores chama-se Mackenzie Mountain, que diz recentemente ter gravado sons incomuns em seu celular, durante a noite na parte de trás da ilha.

"Estávamos próximos da varanda dos fundos, em uma estrada vicinal quando ouvimos pela primeira vez, mas não conseguimos gravar. Na segunda vez eu consegui", disse Mackenzie.

"Aquilo vinha da varanda dos fundos. Muito assustador", completou.

Mackenzie Mountain não é o único que tem ouvido os uivos inquietantes.

"Neste verão eu ouvi três vezes. Ouvi essa coisa gritar três vezes, mas isso está acontecendo aqui há anos", disse um morador chamado Rod Alfred.

Seja o que for que esteja fazendo o barulho, o mesmo é ouvido principalmente à noite. Enquanto alguns dizem que se trata apenas de um cachorro, outros dizem que isso é impossível.

"Com certeza nenhum cão pode fazer
um barulho tão alto assim
", disse Art Dick
"Com certeza nenhum cão pode fazer um barulho tão alto assim", disse Art Dick, outro morador que já ouviu os estranhos sons vindo do lado de fora de sua casa.

Ele disse que é improvável que os uivos sejam provenientes de outros animais selvagens, uma vez que a Ilha Cormorant não é o lar de ursos, pumas ou veados.

Ele está convencido de que os sons são de um Pé-Grande, e alega ter encontrado o animal lendário há vários anos, em uma ilha remota mais ao sul.

Art Dick disse que estava com seus colegas, todos coletores de moluscos, quando do nada uma árvore foi arremessada em direção ao grupo.

"A árvore foi arrancada do solo, as raízes ainda estavam nela. Não conheço nada que poderia literalmente puxar uma árvore com raiz e tudo. O que eu quero dizer é: Está vendo aquele pequeno amieiro crescendo ali fora? Você pode tentar arrancá-lo, mas você não será capaz de fazer isso", disse Art Dick.

Outros alegam ter encontrado fisicamente a criatura justamente em Alert Bay.

"A pessoa que viu a criatura, veio visitar o pai que mora em Alert Bay. Ela foi até o cemitério para prestar uma homenagem a um de seus familiares. Assim que ela colocou os pés no cemitério, ela viu a criatura. Ela deu meia volta e saiu correndo de lá", disse Rod Alfred.

Segundo Mackenzie Mountain, o mais recente avistamento aconteceu quando um grupo de adolescentes estava jogando futebol, próximo ao Centro Administrativo das Primeiras Nações. Ele disse que uma criatura grande, andando de forma ereta, moveu-se rapidamente ao longo do centro administrativo dando apenas algumas passadas.

"Grande, alto e movia-se muito rápido. Eles disseram que era muito grande para ser um ser humano. Eles saíram correndo e nem mesmo ficam mais por lá após o anoitecer", disse Mackenzie Mountain.

Centro Administrativo das Primeiras Nações da comunidade de Alert Bay, no Canadá
Os avistamentos geraram até mesmo o interesse do renomado pesquisador de Pé-Grande, chamado John Bindernagel, que foi à procura de evidências que pudesse provar a existência da criatura ao longo das décadas. Veja também a matéria realizada pela CTV (em inglês):


A Columbia Britânica tem o maior índice de avistamentos em relação a qualquer outra província canadense. Segundo a Bigfoot Field Researchers Organization, uma organização que reúne pesquisadores que estudam e procuram evidências desta lendária criatura, cerca de 130 avistamentos foram registrados entre 1924 e 2013, somente na Columbia Britânica.

Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://vancouverisland.ctvnews.ca/very-eerie-bizarre-howls-spark-sasquatch-hunt-on-remote-b-c-island-1.2578210
https://en.wikipedia.org/wiki/Alert_Bay
https://en.wikipedia.org/wiki/Kwakwaka'wakw
Comentários