7 de setembro de 2015

Homem-Pássaro? Estranho "Vulto Negro Encapuzado" Assusta Moradores de Quilino, na Argentina

Por Marco Faustino
 
Navegando um pouco pela internet durante esse feriado de 7 de setembro, encontrei uma história bem interessante que ocorreu no interior da Argentina, na pequena cidade de Quilino. Moradores locais contam a história de um vulto negro, avistado por algumas pessoas, andando por um certo bairro da cidade durante a noite. No entanto, essa história tem um desdobramento ainda mais assombrado. Vamos saber mais sobre o assunto?

Os Primeiros Rumores Sobre Um "Vulto Negro Encapuzado"

Toda essa história se passa na cidade de Quilino, departamento de Ischilín, a noroeste da província de Córdoba, na Argentina. A pequena cidade de Quilino, segundo o último censo realizado em 2001, consta que possui por volta de 4.500 habitantes, porém estima-se que esse número tenha aumentado, ainda que bem pouco. A cidade atualmente deve possuir por volta de 5.000 habitantes. Essa cidade foi o palco de estranhos acontecimentos bem pouco tempo atrás. Quilino fica a cerca de 842km da capital da Argentina, Buenos Aires.

Imagem do Google Maps que mostra a distância entre a cidade de Quilino, a província de Córdoba e a capital argentina Buenos Aires
No final de julho e começo de agosto desse ano, um mistério vem deixando os moradores bem assustados. Várias pessoas afirmam ter visto o que descrevem como sendo um vulto negro, tendo a silhueta de um ser humano, porém que desaparece repentinamente. Os rumores começaram em um bairro da cidade chamado Tigre, onde muitos disseram que essa espécie de sombra, que também possui um capuz negro, estava vagando pelas ruas do bairro durante a noite, observando os moradores.

Moradores do bairro Tigre disseram ter visto um vulto negro
encapuzado, tendo no caso, um aspecto humano
Em uma notícia publicada no dia 6 de agosto, o site da Rádio Estacion FM disse que esses rumores já estava acontecendo alguns dias, sendo que os mesmos chegaram até o ouvido do Comissário de Polícia José Cecarelli, responsável pelo departamento de Ischilín, que comentou rapidamente sobre o assunto.

"Há um problema em um determinado bairro de Quilino, onde todos os moradores disseram ter visto sombras ou uma pessoa que aparece e desaparece em seguida", disse Cecarelli.

Ele garantiu que havia policiais patrulhando o bairro, que não foi citado na época, mas já adiantamos essa informação para vocês. Ele ainda disse que não estavam lidando com nada de concreto, uma vez que não havia nenhuma queixa registrada na polícia ou nenhum acontecimento em específico, apenas rumores.

Muitos acreditaram que poderia ser um "sátiro". Esse nome tem origem da mitologia, representando um ser da natureza com o corpo metade humano e metade bode (mais ou menos equivalente ao fauno da mitologia romana). Viviam nos campos e bosques e tinham freqüentes relações sexuais com as ninfas. Por isso mesmo o nome é muito comumamente associado a libertinagem, ou seja, nome dado a um pervertido, algum libertino ou com más intenções sexuais por assim dizer.

Tudo indicava ser mais um daqueles casos que poderia ser apenas fruto do imaginário coletivo. Uma cidade pequena, sombras criadas por árvores, vento, sons que parecem ser mais altos a noite e assim por diante. Entretanto, algo bem estranho viria a acontecer.

O "Homem-Pássaro" do Corpo de Bombeiros de Quilino

Isso tudo iria ganhar contornos ainda mais assombrados quando por volta da meia noite e meia, na madrugada do dia 11 de agosto, uma terça-feira, o vulto negro encapuzado foi avistado por dois bombeiros em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários de Quilino.

Em uma declaração dada a Rádio "El Totoral", um bombeiro chamado Carlos Sánchez, 21 anos, deu alguns detalhes sobre o que teria ocorrido naquela noite.

"Um colega meu viu um homem, que estava em pé na rua Mariano Moreno, em frente ao quartel. O homem estava com as mãos nos bolsos, todo vestido de preto. Em seguida, ele se deslocou para uma pequena casa, no fundo do terreno em frente. Nós pensamos que ele estava roubando, então junto com um colega, fomos ver o que estava acontecendo", disse Carlos.

"Nós o seguimos e ele entrou no quintal. Foi aí que o vimos embaixo de uma árvore, ele tomou a forma de um pássaro e fugiu, tinha 4 patas", completou.

"O ser tinha cerca de um metro ou um metro e meio. Estávamos mais ou menos a 15 metros de distância, e o vimos perfeitamente", finalizou.

Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade de Quilino
Carlos Sánchez ainda confirmou que aquele ser estranho inicialmente parecia estar encapuzado, bem como relatado anteriormente pelos moradores do bairro Tigre. Disse ainda que o "ser" estava um pouco curvado, e que por realmente acharem que era um bandido foram verificar utilizando lanternas. Isso os levou aparentemente até uma amoreira, quando seja lá o que aquilo fosse, se sentiu acuado, se transformando em seguida em um ser alado e simplesmente saiu voando. Basicamente isso.

Ele também deu uma entrevista no dia 12 de agosto para o site de notícias da cidade de Deán Funes e região, chamado "Mirá El Norte", que praticamente confirma o que havia dito anteriormente. Ele disse que incialmente tinha um aspecto humano, porém ao se aproximar disse ter visto algo que não era humano.

Carlos Sánchez, 21 anos, um dos que avistou
o suposto "Homem-Pássaro de Quilino"
O Comissário de Polícia José Cecarelli, em entrevista para a NorTV, pertencente ao grupo Red Mediterránea, no dia 11 de agosto, dizia que as pessoas estavam supostamente vendo algo, conseguiam localizar o indivíduo, mas quando a polícia chegava até o local, não havia mais ninguém. A polícia não chegou a ver nenhum animal, nem mesmo uma pessoa. Disse que ninguém até então tinha fornecido mais características desse vulto, mancha ou sombra, seja lá o que fosse, e que por enquanto eram apenas rumores. Ele ainda comentou que se alguém realmente o visse dando mais detalhes, tirasse uma foto ou inclusive detesse o indivíduo, poderia ligar para a polícia, que eles iriam tomar as providências necessárias.

No dia seguinte, José Cecarelli deu uma entrevista para o site "Mirá El Norte". Nessa entrevista ele chegou a dizer que coordenou uma espécie de força-tarefa para fazer uma varredura na região oeste da cidade, na busca a este indivíduo. Como era de se esperar, a mesma não logrou êxito, e portanto o assunto foi dado por encerrado por parte da polícia. Nada e nem mesmo ninguém foi visto, e não houve nenhuma queixa de algum crime que tenha sido cometido e atribuído a isto. Sem danos ou prejuízos a quem quer que seja.


Ele chegou a aventar que poderia ser uma pessoa com problemas psicológicos, e que na melhor das hipóteses poderiam o deter por invasão de propriedade privada ou algo assim. Não havia nada além disso que pudesse ser feito. Cecarelli diz que cada lugar, cada cidade ou vilarejo tem suas crenças e lendas, e naquele momento só havia rumores que alguém viu algo ou imaginou ver algo. Não havia nada de concreto, portanto para ele aquilo não existia. Ele finaliza dizendo que não estava ali para julgar o que o bombeiro ou que as pessoas diziam ter visto, e ressaltou mais uma vez que eram apenas rumores. De qualquer forma o "ser" logo foi apelidado pela imprensa argentina de "O Homem-Pássaro de Quilino".

A Igreja Católica Entra Em Cena

A preocupação de muitas pessoas em relação a este caso levou Dom Gustavo Zurbriggen, Bispo-prelado de Deán Funes, a intervir na situação que estava sendo gerada pela repercussão do mesmo. Ele se dirigiu, através de uma mensagem, ao povo da região de Quilino, que estava apreensivo sobre a possibilidade de haver um "fantasma" na região.

Dom Gustavo Zurbriggen, Bispo-prelado de Deán Funes
Gustavo Zurbriggen convidou os fiéis a fortalecerem a fé e acreditarem verdadeiramente em Jesus Cristo. "Sabemos que o demônio existe, mas também sabemos que Cristo venceu o demônio, e que ele fugiu quando ficou na presença de Jesus Cristo", disse Zurbriggen.

"É fundamental que todos as pessoas batizadas fortaleçam a fé: Creiamos em Jesus Cristo, oremos, escutemos a Palavra do Senhor, tentemos viver como verdadeiros filhos de Deus e vivamos o mandamento do amor como irmãos", continuou.

Segundo Zurbriggen, "quando somos fiéis à Palavra, estamos certamente fortalecidos, abençoados, Deus está conosco e Maria, nossa Mãe nos defende", mas "quando Deus está longe de nossas vidas ou nossas famílias, estamos ao alcance do demônio".

"Não sei o que é isto que dizem ver em Quilino. Entretanto, nós cristãos não devemos ter medo se realmente acreditamos em Jesus Cristo. Aquele que crê em Jesus é protegido, liberto, salvo, e todos os dias devemos renovar a fé em Jesus. Aquele que é abençoado por Deus não deve ter medo de ninguém, muito menos do demônio", finalizou.

Conclusão

É bem difícil não associar este caso com o "Mothman" ou Homem-Mariposa, um ser alado que já foi relatado ter sido visto por diversas testemunhas ao redor do mundo. Há relatos de pessoas nos Estados Unidos, Chile, Chernobyl, entre outros lugares. É considerado, no entanto, uma criatura criptozoológica, apesar das diversas fotos que circulam na internet atribuídas as testemunhas oculares.

Tão complicado quanto é julgar o que alguém viu ou a crediblidade que cada um tem, ao dizer que viu um certo vulto com aspecto humano em determinados locais. Estamos considerando uma pequena cidade do interior da Argentina, que poderia perfeitamente ser do nosso país. Poderia ser do México, Bolívia, ou qualquer outro país latino. Somos cercados de crenças, mitos e lendas urbanas. Quilino pode ser mais uma dessas lendas.

Lendo os comentários das notícias que envolviam esse assunto, muitas delas meras cópias de outras, vi que muitos duvidavam do jovem bombeiro que passou a dar entrevistas sobre o que tinha visto. Chamavam ele de drogado, que estava sob efeito de álcool naquela noite, entre outras coisas. Nessas horas que eu me pergunto: Existe alguém nesse mundo, que qualquer pessoa, de qualquer país, acreditaria cegamente? A resposta é não. Quem seria a pessoa a prova de mentiras, e que faria você e todos a sua volta a acreditar em algo? Seus pais, irmãos, amigo de infância, uma celebridade simpática, um policial, um humilde coletor de material reciclável? Quem? A verdade é que sempre vamos duvidar de alguém, porém particularmente prefiro relatos assim do que uma foto de "fantasma" viralizada no site do jornal Mirror, na Inglaterra. É mais humano, tem mais intensidade.

Não estou dizendo que realmente foi avistado um ser alado ou não, mas a procura pelo sobrenatural muitas vezes no cega para o que realmente existe. Não consegui achar mais notícias sobre o assunto, que provavelmente caiu no esquecimento da imprensa argentina, assim como a de qualquer país faria o mesmo. Se realmente havia uma espécie de "homem-pássaro", realmente foi bom ele ter fugido. Afinal, independente de ser humano ou animal, ele acabaria, por mero prazer ou dever, sendo colocado atrás de grades.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes


Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://eldoce.tv/curioso/quilino-los-bomberos-aseguran-que-vieron-un-fantasma_3479
http://exploracionovni.com/2015/08/cordoba-testigos-y-bomberos-aseguran-haber-visto-un-hombre-con-alas/
http://laradiodetotoral.com.ar/rumores-alertan-sobre-el-satiro-de-quilino/
http://www.eldiariodelarepublica.com/curiosidades/Un-fantasma-que-cambia-de-formas-tiene-conmocionado-a-un-pueblo-cordobes--20150812-0010.html
http://www.informadosdiario.com.ar/quilino-de-encuentra-conmocionada-por-un-extrano-episodio/
http://www.lmneuquen.com.ar/noticias/2015/8/13/un-fantasma-mete-miedo-entre-los-vecinos-de-quilino_260833
http://www.religionenlibertad.com/hay-un-fantasma-en-quilino-argentina-quien-cree-en-cristo-no-44435.htm
https://www.youtube.com/watch?v=UMn8QK9u24s
https://www.youtube.com/watch?v=5SVKD8x-4Ys
https://www.youtube.com/watch?v=3NGTx8v4yKI
Comentários