10 de setembro de 2015

Avião Com Destino A Liverpool Arremete Após Controladores de Voo Avistarem um OVNI


Por Marco Faustino
 
Um avião da companhia aérea Ryanair, que estava prestes a pousar no Aeroporto John Lennon, em Liverpool, na Inglaterra, teve que arremeter após os controladores de voo avistarem um OVNI sobre o rio Mersey. Vamos saber mais sobre esse assunto?

O voo 448 que partiu ontem a noite da cidade de Dublin, na Irlanda, com destino a Liverpool, na Inglaterra estava a cerca de 3,5km de distância do Aeroporto John Lennon, quando uma verificação de rotina do aeroporto avistou algo no céu.

O piloto do Boeing 737 foi solicitado a realizar uma arremetida, que é um procedimento no qual o piloto de uma aeronave, em aproximação final para pousar para um aeroporto, precisar retomar o voo ganhando novamente altitude, fazendo geralmente uma espécie de volta e aguardando novas instruções da torre de controle. Após contornar a península de Wirral, o avião aterrisou em segurança às 22:47 (horário local).

Os passageiros disseram que o capitão da aeronave informou-lhes que o pouso foi inicialmente abortado pela suspeita de um drone sobreevoando a região, porém o porta-voz do Aeroporto John Lennon disse que nada foi encontrado quando buscas foram realizadas até o local.

Imagem do Google Maps mostrando a região próxima do Aeroporto John Lennon, em Liverpool, na Inglaterra
Assim como utilizam-se radares, o aeroporto realiza verificações visuais e disse que a ordem para arremeter era um procedimento padrão de segurança.

"Fazemos verificações visuais no alto da torre de controle, olhando os arredores da pista, e mesmo durante a noite o pessoal ainda realiza essas verificações", disse Robin Tudor, porta-voz do aeroporto.

"Eles disseram ter visto alguma coisa a cerca de 1,5km do aeroporto, sobre o rio Mersey. Havia uma aeronave em aproximação, na qual estava um pouco mais distante, mas é um procedimento padrão verificar primeiro, se não tivermos certeza do que é", completou.

Robin Tudor, porta-voz do Aeroporto John Lennon,
na cidade de Liverpool, na Inglaterra
"Eles mandaram alguém até lá, mas não conseguiram ver nada. Podem ser coisas como um bando de pássaros, mas sempre optamos pela segurança nessas ocasiões, e iremos investigar", finalizou.

O jornal também lembra que em agosto, um voo de Liverpool para Bucareste, na Romênia, foi forçado a fazer um pouso de emergência após supostamente ter sido atingido por pássaros logo após a decolagem.

Embora não esteja claro se o avistamento de ontem à noite sobre o rio Mersey era um drone, os usuários desses equipamento já foram anteriormente alertados sobre como usá-los com segurança.

Em julho, a Autoridade de Aviação Civil disse que a asa de um Airbus A320 passou a cerca de apenas 6m de um drone que estava pairando sobre o aeroporto de Heathrow. Os usuários foram advertidos que poderiam ser processados se colocassem a segurança de outras aeronaves em risco.

Essa mesmo órgão emitiu um conjunto de diretrizes de segurança, que segundo eles, deveriam ajudar a garantir que drones não venham a colidir com outras aeronaves.

"Usuários de drones devem entender, que ascendendo aos céus, eles estão entrando em uma das mais movimentadas áreas de espaço aéreo no mundo - um sistema complexo que reúne todos os tipos de aeronaves, incluindo aviões de passageiros, jatos militares, helicópteros, planadores, aviões de pequeno porte e agora drones", disse Tim Johnson, diretor do CAA (Autoridade de Aviação Civil).

"Ao fazer isso eles devem estar cientes das regras e regulamentações do voo de drones, que são concebidas para manter todos os usuários do espaço aéreo em segurança", completou.

"O interesse em drones tem se desenvolvido rapidamente nos últimos dois anos, e nossa principal preocupação é garantir que os proprietários de drones possam desfrutar desta tecnologia, em rápido crescimento, com segurança, e levando em consideração todos os outros usuários do espaço aéreo quando assim os utilizarem", finalizou.

O jornal "Liverpool Echo" entrou em contato com a companhia aérea Ryanair, que se limitou a dizer que: "A tripulação do voo de Dublin para Liverpool realizou uma arremetida sob as instruções do controle de tráfego aéreo no aeroporto de Liverpool. A aeronave então pousou normalmente e dentro do horário estipulado".

Um Outro Avião Da Ryanair Desviou Recentemente De Um OVNI?


De acordo com uma notícia publicada em diversos sites de notícias britânicos e também ao redor do mundo, no último domingo, 6 de setembro, uma passageira holandesa que estavam a bordo de um Boeing 737, durante um voo que partiu de Eindhoven, na Holanda, com destino a Málaga, na Espanha, filmou o que seria um OVNI, um objeto aparentemente escuro, que foi visto voando "perigosamente bem próximo da da aeronave e em alta velocidade".

Na filmagem é interessante observar que o objeto passa logo abaixo da asa do avião, e o som das turbinas do mesmo, que aparentemente aumentam a rotação. O avião ainda parece inclinar ou fazer uma pequena curva acentuada pouco antes do OVNI passar pelo avião. Entretanto, não há nenhuma menção sobre a data em que o evento ocorreu.

O vídeo foi postado em um canal do Youtube chamado "Lions Ground" em 1 de setembro e desde então já superou a marca de 500.000 visualizações. O canal alega ser um "site de notícias alternativo e que geralmente relata histórias, que segundo eles a grande mídia não relata".


A descrição do vídeo diz: "Um passageiro holandês registrou um OVNI em vídeo, enquanto estava a bordo de um voo da Ryanair, que partiu da Holanda (Eindhoven), em direção a Espanha. Coincidentemente, a passageira estava gravando, porque ela apreciando a paisagem. Após quatro minutos, o registro do OVNI aconteceu. Os motores fizeram muito barulho e de repente o piloto fez um rápida manobra. O OVNI colocou em risco a aeronave. Houve muito pânico no avião".

A descrição também alega que o OVNI era de natureza "hostil", e que os pilotos foram capazes de vê-lo a tempo. Justamente por isso que eles tiveram uma ação evasiva, ou seja, tempo de reação para desviar dele.

Até o presente momento a origem deste vídeo é bem duvidosa e a credibilidade do mesmo está em xeque. Uma coisa que faz com que esse avistamento de OVNI seja ainda mais estranho, é o fato de que nenhum outro passageiro da Ryanair parece ter relatado ou comentado sobre este suposto incidente. Aliás, nem mesmo existe o nome de quem filmou.

Esses pequenos detalhes são importantes, porque o canal alega que houve pânico a bordo da aeronave quando o OVNI passou. Outro detalhe é que não há houve até agora nenhuma declaração oficial da Ryanair em relação a este incidente. Logo, não é possível comprovar a veracidade do mesmo.

Alguns dizem que o vídeo pode ter sofrido algum tipo de manipulação digital, pois "não daria para ouvir aquele som gerado pela turbina dentro do avião", e que por isso o vídeo seria falso. Algumas outras pessoas alegam que seria um mero pássaro. Já outras dizem que poderia ter sido uma espécie de míssel, drone ou equipamento militar. Outras até dizem que poderia ser um balão meteorológico. O consenso é que pelo tamanho do suposto objeto fica difícil acreditar que tivesse origem alienígena ou será que não?

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/ryanair-flight-abandons-landing-after-6419786
http://www.liverpoolecho.co.uk/news/liverpool-news/ryanair-plane-heading-liverpool-abandons-10027972
http://www.inquisitr.com/2398095/ufo-caught-on-camera-ryanair/
https://www.youtube.com/watch?v=KU4upjaQ8DY
Comentários