4 de agosto de 2015

Sonda Extraterrestre em Marte? Uma Pedra "Levitando" Ou Apenas Uma Ilusão de Ótica?


Por Marco Faustino
 
Navegando pela internet no dia de ontem (3) me deparei com um site italiano, que é famoso por publicar teorias conspiratórias, e um outro blog também italiano que se dedica, entre outros temas, a desvendar casos que estejam circulando na internet, principalmente quando tem um forte viés de serem boatos ou meramente teorias conspiratórias sem nenhuma informação técnica adicional. Nesta postagem vamos ver um pouco como um simples vídeo, de um relato de um avistamento de OVNI, acaba praticamente se tornando uma sonda extraterrestre em Marte, se passando inclusive por uma nova pedra "levitando" no planeta vermelho. Vamos a notícia?

Como Tudo Começou


Tudo começou no dia 9 de Julho de 2015 quando o blog "ETs&ETc..." publicou o avistamento de uma possível sonda ufológica, e que foi filmada pelo co-editor Rogério Morazotti em Ribeirão Preto, cidade localizada no interior do estado de São Paulo. Segundo o blog, ele é uma pessoa de confiança que está presente praticamente desde a fundação do mesmo, e não teria motivos para mentir sobre o que registrou durante a tarde, no mesmo dia, por volta das 14:30h.

Em seu relato Rogério diz que da garagem de sua casa ele observou um objeto preto no céu. Ele achou que fosse uma “pipa” ou “papagaio”. Mas parando para observar melhor, ele percebeu que o objeto estava estático no céu, e acredita que ele estivesse um pouco abaixo dos voo de urubus. Ele diz que observou, em um primeiro momento, por uns 30 segundos, para ver se era algum balão ou outra coisa. Percebeu então que era bem esférico, negro e refletia a luz do sol. Manteve-se estático, mesmo com os ventos da frente fria que estavam no local. Ele completa dizendo que nas filmagens e a olho nu, ele notou que, do estado estático, começava a se movimentar lentamente, diferentemente do vento e das nuvens, e parava após alguns metros.

Local onde foi avistado o objeto supostamente esférico por Rogério Morazotti em Ribeirão Preto/SP e sua possível trajetória
Por fim Rogério relata que em nenhum momento percebeu o objeto "sambar" como os balões fazem devido ao vento. Como as pilhas já estavam um pouco desgastadas, ele não teve muito tempo para filmar. Mas pelo tempo que observou e filmou, uns 15 minutos talvez, o objeto se deslocou pelo seu bairro, Quintino Facci 2,  para perto da rodovia Anhanguera.

A filmagem foi dividida em 3 vídeos e foram publicados na conta do Youtube do Rogério Morazotti no mesmo dia. Os vídeos ainda estão disponíveis para todos possam assistir e tirarem suas próprias conclusões, muito embora dias depois houve a "alegação indireta" de um outro blog, que o este objeto seria apenas um drone.



Importante:
De qualquer forma é importante ressaltar, que não estamos colocando em xeque a credibilidade ou idoneidade do Rogério, e nem mesmo do blog "ETs&ETc...", visto que colaboram positivamente em relatar, catalogar e até mesmo estudar sobre avistamento de OVNIs, cuja sigla não significa necessariamente que sejam discos voadores ou objetos de origem extraterrestre, mas sim, fundamentalmente, objetos que não possam ou não puderam ser identificados uma vez que foram avistados, certo?

A Viralização


Existe um assunto que talvez eu aborde mais para frente a respeito de viralização de vídeos sobre avistamentos de OVNIs, é um assunto bem trabalhoso e complicado de se lidar. Por enquanto, vamos nos limitar a este forte e evidente exemplo de como uma viralização muda totalmente o rumo de uma história.

Na conta do Youtube do Rogério Morazotti apareceu um outro usuário chamado "jmhz71", escrevendo em português de forma bem coerente,  pedindo permissão para colocar seu vídeo no site deles e canais de Youtube mexicanos, dizendo que utilizariam filtro. No corpo da mensagem ainda dizia que eles aguardavam uma resposta, e terminaram dizendo: "um abraço do México". Se alguma permissão foi concedida não sabemos, porém não há nenhuma resposta ou comentário da parte dele que pudesse justificar que tenha sido dada alguma permissão nesse sentido.

Entretanto, um vídeo de 3:24 foi postado no Youtube pelo próprio usuário "jmhz71", no dia 25 de julho, em sua conta no Youtube chamada "OVNIs Actuales". A filmagem inclusive ganhou trilha sonora ao fundo e diz apenas que a filmagem teria sido realizada em São Paulo, não cita nada sobre Ribeirão Preto. Muito provavelmente deram destaque a "São Paulo" por ser uma das maiores cidades da América Latina, e isso faria com que ganhassem mais visualizações.


Uma vez que a imagem começou a ser propagada de forma viral em canais e sites "ufológicos" latinos, mexicanos ou de qualquer outro país cujo idioma predominante seja o espanhol, logo iriam surgir desdobramentos conspiratórios que utilizariam esta filmagem para dar "certa credibilidade" no que pretendessem divulgar.

Esfera "Levitando" em Marte?


Alguém se lembra sobre um assunto que teve grande repercussão aqui no blog sobre a "descoberta" de uma "pirâmide em Marte"? Na época a notícia começou a partir de um canal do Youtube chamado "Paranormal Crucible", conhecido por postar diversos vídeos sobre teorias conspiratórias envolvendo o meio ufológico. Eles também publicam imagens de possíveis objetos, ferramentas, animais, até pessoas em Marte, a partir de imagens oficiais geradas pela sonda-robô Curiosity da NASA. Isso é claro garante uma maior veracidade, porque isentaria de manipulação por parte responsáveis pelo canal.

A notícia repercutiu em centenas de sites de notícias ao redor do mundo, e se tornou uma sensação por diversos dias. Aquele assunto rendeu mais de 2 milhões de visualizações somente no vídeo relacionado com a tal "pirâmide" do canal "Paranormal Crucible". Muito provavelmente aquele caso se tratava de pareidolia, mas como não dá para ter mais detalhes de todos os ângulos possíveis, e irmos até lá para investigar melhor o assunto, fica difícil cravar um veredito. Quando alguma coisa tem semelhança com outra que podemos identificar na Terra ou em nosso imaginário, sempre ganha um destaque muito grande.

Pois bem, no dia 27 de julho, apenas 2 dias após a filmagem ter começado a ser propagada pelo usuário "jmhz71", eis que que surge um vídeo postado pelo "Paranormal Crucible" sobre uma suposta esfera levitando em Marte. Como quase sempre a imagem utilizada era mesmo oficial da NASA, e foi tirada no dia 10 de abril deste ano. Um pouco mais a frente irei comentar um pouco mais sobre esta imagem, e fazer uma relação com uma outra imagem que teve grande repercussão no fim do ano passado.


Entretanto, no vídeo há uma "renderização artificial metálica" sobre o objeto dizendo que ele teria "um formato claramente esférico, e que se isso fosse verdade seria uma evidência da existência de formas inteligentes de vida extraterrestre". Ao assistir o vídeo é possível notar que a mesma possui características parecidas com a suposta "sonda ufológica" de Ribeirão Preto, por mais que isso não seja explicitamente dito.

Pronto, estava dada a partida para mais uma teoria conspiratória sobre Marte, e logo alguém comentaria, acrescentando esse detalhe sobre o assunto. E foi exatamente isso que aconteceu.

Uma "Sonda Extraterrestre" em Marte?


No dia seguinte, 28 de julho, um blog italiano chamado "Segnidalcielo: Signs of Change" realizou então a fatídica comparação, dizendo que as imagens mostram uma intrigante anomalia misteriosa sobre a superfície de Marte, registradas pela sonda-robô Curiosity. Dizem ainda que a mesma teria fotografado uma possível sonda extraterrestre.

Postagem do blog italiano "Segni dal cielo" onde relata a possibilidade
de ter sido descoberta uma sonda extraterrestre em Marte
Segundo o blog parece "ser evidente que o objeto parece levitar acima da superfície de Marte, uma vez que é bem visível a sombra do mesmo objeto. Também seria lógico supor, considerando o fato de termos interesse neste planeta misterioso, que também outras espécies alienígenas avançadas poderiam ter enviado sondas robóticas para os mais diversos planetas em todo o universo, incluindo Marte".

O "Segni dal cielo" por fim, para dar certa credibilidade a imagem, diz: "E lembrem-se que há poucos dias, um objeto semelhante foi observado e registrado na Terra, mais precisamente em São Paulo, no Brasil. As imagens mostram apenas uma bola de metal (aparentemente) sobrevoando casas, a baixa altitude, em São Paulo".

No dia 29 de julho, um outro site chamado "Misterios reales", replicou a notícia, até que finalmente no dia 1 de agosto, apenas 3 dias atrás, um outro blog italiano chamado "Attivissimo", realizou mais uma postagem sobre o assunto, mas talvez agora desmascarando o vídeo do "Paranormal Crucible".

As Fotos Tiradas pela Curiosity


Conforme dissemos anteriormente, na postagem realizada em 1 de Agosto (cerca de 3 dias atrás), o blog italiano "Attivissimo" parece ter desmascarado a história criada "Paranormal Crucible". Logo no começo da matéria é dito que eles receberam alguns relatos de "notícias" sobre o avistamento de uma "possível sonda extraterrestres sonda" em Marte, juntamente com uma fotografia muito intrigante. Cita também que as fontes de tais notícias não são muito confiáveis, porém apesar da renderização artificial presente no vídeo para simular uma esfera metálica, a foto utilizada como base é verdadeira.

Foto divulgada pela NASA do Monte Sharp, em Marte
A foto que serviu de base para o vídeo é da própria NASA, e consiste em uma imagem panorâmica composta por 33 fotos tiradas pela Curiosity. Ela mostra detalhes dos diversos tipos de terreno do Monte Sharp, a partir de uma localização ao longo da rota percorrida pela sonda-robô.

O Monte Sharp é uma montanha no centro da cratera Gale, no planeta vermelho. Esta montanha se eleva a 5,5 km acima do leito da cratera, e recebeu este nome em 28 de março de 2012, em referência ao geólogo Robert Sharp (1911-2004), um planetólogo da NASA envolvido nas primeiras missões a Marte.

Segundo a a NASA, a "mastcam" da sonda-robô Curiosity registrou as 33 imagens usando a sua câmera, localizada como se fosse seu olho direito, em 10 de abril de 2015, equivalente ao dia marciano nº 952 de trabalho da sonda-robô. O panorama se estende desde sul-sudeste, à esquerda, para oeste-sudoeste. O equilíbrio de branco foi ajustado na imagem final, para fazer com que o cenário em Marte se assemelhasse as condições de iluminação durante o dia na Terra. Vale lembrar que a duração do dia em Marte é de 24h 37m, e um ano tem 687 dias.

Qualquer pessoa pode acessar o site da NASA (clique aqui) para ver a imagem. Uma vez que o site carregue basta clicar de 3 a 5  vezes no botão (+). Em seguida mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado sobre a imagem, e arraste um pouco para baixo. Muito provavelmente se reparar com atenção irá encontrar a mesma imagem principal desta postagem. Interessante, não é mesmo?

Imagem panorâmica divulgada pela NASA sendo composta por 33 imagens tiradas pela sonda-robô Curiosity em 10 de abril de 2015,
para mais detalhes acesse: http://mars.nasa.gov/msl/multimedia/deepzoom/PIA19397/
Como dissemos esta imagem panorâmica é uma composição de diversas fotos. Entre elas destacaríamos quatro fotos relacionadas ao "suposto objeto". Os links das fotos são:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl-raw-images/msss/00952/mcam/0952MR0041900100502094E01_DXXX.jpg
http://mars.jpl.nasa.gov/msl-raw-images/msss/00952/mcam/0952MR0041900100502094C00_DXXX.jpg
http://mars.jpl.nasa.gov/msl-raw-images/msss/00952/mcam/0952MR0041900090502093E01_DXXX.jpg
http://mars.jpl.nasa.gov/msl-raw-images/msss/00952/mcam/0952MR0041900090502093C00_DXXX.jpg

A "Sombra" É Apenas Uma Pedra?


Vamos destacar uma parte da terceira foto (de cima para baixo) que listamos anteriormente:

Parte da imagem oficial tirada pela sonda-robô Curiosity mostrando o relevo de Marte.


O que o vídeo do "Paranormal Crucible" não mostrou foi a foto completa tirada pela Curiosity. Na foto é possível ver pelo menos mais quatros áreas escurecidas, sendo que ao destacar a parte de nosso interesse, as regiões "C" e "D" da foto acima parecem nitidamente ser apenas pedras. Elas poderiam ter uma tonalidade mais escura ou aparentarem ser mais escuras por estarem em áreas com menos luminosidade, devido ao próprio relevo marciano. Isso leva a crer que as regiões "A" (supostamente considerada como um objeto levitando), sejam duas rochas, uma acima e outra com a face sombreada abaixo, tal como as regiões "B" e "E", que também seriam apenas pedras.

É possível notar que todas as rochas ao redor delas têm um lado sombreado, como se o Sol estivesse bem baixo no horizonte, e a luz solar estivesse vindo a noroeste de onde a foto foi tirada pela Curiosity. Na foto completa também é possível perceber como seria a sombra projetada de algumas rochas em primeiro plano.

E por qual razão vemos um "objeto levitando" ou uma "pedra levitando" em Marte? Simplesmente por uma mera ilusão de ótica. Nosso cérebro, diante de um objeto circular, que seja mais escuro na parte inferior, e que abaixo haja uma mancha escura arredondada, sem outras referências no ambiente, tende a interpretar a cena como uma esfera que projeta uma sombra. Nada além disso, mas é claro que você pode pensar que não, e que as fotos realmente mostram uma esfera ou uma pedra levitando em Marte. Justamente por isso vamos dar alguns exemplos de fotos que geram esse mesmo tipo de ilusão de ótica.

Foto onde aparecem quatro pedras empilhadas, uma sobre as outra. O conjunto gera uma sombra na areia, e olhando de forma natural
dá a impressão de estarem levitando, porém olhando atentamente, elas estão apoiadas em cima da areia, logo acima da sombra.
Muitos podem pensar que isso apenas acontece apenas com objetos de forma circular, porém é possível obter este mesmo efeito em fotos mais simples ou meramente ocasionais, conforme esses exemplos:

Fotos onde mostram um rapaz encostado na parede, fumando e parece levitar (à esquerda) e uma outra imagem de uma em pé
sobre uma placa aparentemente de madeira, que a primeira vista, parece estar levitando (à direita)
Viram como não é tão difícil assim enganar nosso cérebro? No entanto vocês talvez não saibam, mas uma suposta pedra levitando em Marte já foi amplamente divulgada em um passado recente, e causou muita discussão.

Um Caso Parecido Já Aconteceu Antes!


Em 11 de novembro de 2014, o canal do Youtube chamado "thirdphaseofmoon", divulgou um vídeo de apenas 1 minuto e 5 segundos, onde foram apontadas imagens tiradas pela sonda-robô Curiosity, em 29 de janeiro de 2014. As imagens mostrariam um "círculo misterioso" de pedras, e então uma pedra "levitando".

Parte de uma das diversas fotos oficiais tirada pela sonda-robô Curiosity em 29 de janeiro de 2014, onde algumas pessoas diziam,
que supostamente mostraria uma pedra "levitando" em Marte. Clique aqui para acessá-la.
Mais uma vez os vídeos foram baseados em imagens oficiais da NASA, porém a mais plausível explicação para elas viria apenas um dia depois, através de um comentário de um usuário chamado Trailblazer em um fórum de um site chamado metabunk.org.

Assim como no caso que foi divulgado no final de julho deste ano, quem criou o vídeo não fez muita questão de divulgar uma outra imagem tirada pela Curiosity no dia anterior. Olhem a foto abaixo:

Foto tirada pela sonda-robô Curiosity no dia 28 de janeiro de 2014. Reconhecem alguma coisa nesta foto?
O usuário então fez uma comparação mostrando, que a sombra da pedra levitando, seria na verdade outra pedra, e não algo sobrenatural de cunho conspiratório acontecendo na superfície de Marte. Vejam o comparativo entre as duas imagens:

Comparativo criado para mostrar que a aparente sombra (nº 6) gerada pela rocha acima dela (nº 5), seriam na verdade
duas rochas diferentes, sendo que ambas estariam no próprio solo de Marte, e não levitando como alguns alegavam


Conclusão


Como podem perceber este novo caso de uma "sonda extraterrestre" ou uma nova "pedra levitando" em solo marciano, tem muitas chances de ser novamente apenas e tão somente uma pedra, basta alguém em algum momento pesquisar mais a fundo, e divulgar alguma foto contradizendo a mesma.

Da primeira vez que isso aconteceu algumas pessoas chegaram a alegar que era difícil analisar com a imagem em preto e branco, mas como vimos nesta matéria, não é algo tão difícil assim, basta ter um pouco de empenho para desvendar certos mistérios. Certamente muitos não vão acreditar em nada que está escrito nesta postagem, bem como tantos outras vão se render a grande possibilidade de ser uma simples rocha.

Fato é que Marte faz parte do nosso imaginário e sempre irá fomentar notícias, gerando imagens misteriosas e enigmáticas. Foi devido a nossa Curiosidade, que hoje temos incríveis imagens do planeta vermelho, e será devido a esta mesma curiosidade que continuaremos buscando sinais de vida extraterrestre, se é que eles já não foram encontrados.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://attivissimo.blogspot.it/2015/08/antibufala-su-marte-ce-un-oggetto-che.html
http://mars.nasa.gov/msl/mission/instruments/cameras/mastcam/http://mars.nasa.gov/msl/mission/instruments/cameras/mastcam/
http://mars.nasa.gov/msl/multimedia/deepzoom/PIA19397/
http://mars.nasa.gov/msl/multimedia/raw/?s=#/?slide=952

http://mars.nasa.gov/msl/multimedia/raw/?s=#/?slide=526
http://www.etseetc.com/2015/07/possivel-sonda-ufologica-e-filmada-por-nosso-co-editor-em-ribeirao-preto-sp/
http://www.segnidalcielo.it/marte-possibile-sonda-extraterrestre-fotografata-dal-mars-rover-curiosity/
https://www.metabunk.org/debunked-mars-levitating-rock-optical-illusion-two-rocks.t5048/
https://www.youtube.com/watch?v=CADxxEZKpBU
https://www.youtube.com/watch?v=GeZOZ-9rFZY

https://www.youtube.com/watch?v=Rs_XRqomCYY
Comentários