4 de agosto de 2015

Pescadores Teriam Presenciado Uma "Batalha Ovni" Em 1665


Na tarde de 8 de abril de 1665, vários pescadores que desempenhavam o seu trabalho próximo de Barhöfft (naquele tempo Suécia, agora Alemanha), reportaram o avistamento de naves batalhando nos céus. Concluída a contenda aérea, eles descreveram a presença de um objeto escuro "em forma de prato" sobrevoando o lugar.

"Depois de um momento, um objeto chato e de forma redonda apareceu no céu, era como um prato, como um grande chapéu... Sua cor era como o da lua escura, e sobrevoava justamente à Igreja de San Nikolai. Permaneceu estacionário ali até a entrada da noite. Os pescadores, muito preocupados, não quiseram observar mais o espetáculo e enterraram seus rostos em suas mãos.

Ilustração que acompanha o texto de Erasmus Francisci. Ante a inexistência de um termo aeronaútico naquele tempo, os objetos voadores da batalha são retratados e descritos como navios ou barcos.

Nos dias posteriores, eles manifestaram tremores em todo o corpo, e dores na cabeça e nas extremidades. Muitos eruditos não puderam explicar o sucedido", escreveu o estudioso Erasmus Francisci no Der wunder-reiche Ueberzug unserer Nider-Welt/Oder Erd-umgebende ("A maravilhosamente rica cobertura de nosso baixo Mundo / ou da terra circundante"), de 1689, quem compilou todas as notícias da época relativas ao evento.

Em uma recente edição da revista EdgeScience, Chris Aubeck e Martin Shough repassam os pormenores deste antigo caso ovni. Aubeck é fundador do grupo de investigação Magonia Exchange e um prolífico escritor sobre a história do fenômeno ovni. Shough é investigador sócio do National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena (NARCAP).

Os pesquisadores submeteram o incidente a um exame minucioso que levou eles a descartarem os fenômenos naturais mais comuns que poderiam responder os depoimentos dos atônitos pescadores. Por exemplo, o ângulo do sol descrito nos registros, excluem um halo solar.

Poderia ser uma miragem?

O efeito Fata Morgana é um espelhismo ou ilusão de ótica devido a uma inversão de temperatura. Objetos que se encontram no horizonte como, por exemplo, ilhas, penhascos, barcos ou icebergs, adquirem uma aparência alongada e elevada. No entanto, as descrições do evento de 1665 dão a entender que ocorreu em alturas superiores às que podem aparecer o efeito Fata Morgana.

Do mesmo modo, dada a sua pouca estabilidade, uma miragem não poderia explicar o objeto em forma de prato ou chapéu que permaneceu estático até o anoitecer.

Efeito Fata Morgana fotografado na costa leste da Austrália em 26 de agosto de 2012. O efeito cria a ilusão ótica de um barco flutuando sobre o horizonte.

Fata Morgana ao longo do Santa Cruz, Califórnia, a linha costeira de Moss Landing aparece flutuando em 7 de maio de 2007.
Além disso, que efeito ótico é capaz de provocar "tremores em todo o corpo, e dores na cabeça e nas extremidades" nos observadores? As sensações de mal-estar nas testemunhas oculares seria uma possível radiação emitida pelas naves ou por suas armas? Apenas sugestão ou mal-estar provocado pelo pânico?

Poderia ser um bando de pássaros?

A "batalha" parece ter sido iniciada depois do aparecimento de um bando de aves. Aubeck e Shough resumem a história: "Um grande bando de pássaros apareceu nos céus. Após se moverem de modo uniforme por um momento, formaram um espécie de passagem através da qual, se aproximou vindo do norte, uma 'nau de guerra' seguida por outros numerosos 'navios'. Então, outro grupo de grandes naves se aproximou do sul. Fogo e fumaça ocorreram à medida que as duas naves principais disparavam entre si, ante a vista dos aterrorizados pescadores.

Logo a nave proveniente do norte se viu obrigada a se retirar, fugindo para o sul. Ao mesmo tempo, outras frotas compostas de naves mais pequenas apareceram do leste e do oeste. Quando a fumaça se dissipou, os pescadores divisaram os "mastros" quebrados da frota sul, e a um homem vestido com roupas marrons, com um chapéu sob seu braço e o outro braço descançando ao londo do lado esquerdo do corpo, observando como a tripulação trabalhava e corria".

Bando de estorninhos.



Enquanto os pesquisadores pensam que um bando de grandes proporções poderia representar tal cena ao se mover em massa e em padrões durante a primavera de 1665, descartam tal opção devido a que não explica o objeto escuro que fez seu aparecimento depois da "batalha".

Por conseguinte, também não explicaria o fogo e fumaça consequente dos "disparos" que teriam trocado as duas "naves principais" (naves mães?).

Conclusão

É possível que dois fenômenos anômalos diferentes tenham ocorrido ao mesmo tempo, um gerando a cena da batalha e o outro, o misterioso objeto em forma de prato?
Aubeck e Shough acreditam que isso é muito pouco provável. "É um caso notável que consideramos o primeiro registro de avistamento de um 'disco voador' da história", concluem os pesquisadores.

Note a utilização do termo de "prato voador", algo que usualmente é atribuído à era moderna ovni iniciada em 1947 e que no entanto, tem seus correspondentes em relatos de avistamentos de objetos de similares características em séculos anteriores.

De una maneira similar, existem também exemplos antigos de batalhas nos céus que dificilmente possam ser explicados por um fenômeno atmosférico ou astronômico natural (A única explicação em que os céticos podem abrigar a sua tranqüilidade mental, é que teriam ocorrido em épocas remotas...), de batalhas entre "deuses" como as dos textos ancestrais do Mahabharata indiano, até estranhos fenômenos como os ocorridos em Nuremberg e Basilea no século XVI.

A "batalha celeste" da Basileia.
A "batalha aérea" de Nuremberg.
A brochura acima procede de Nuremberg e conta a notícia de uma "muito horripilante aparecimento" no momento da saída do Sol, em 14 de abril de 1561. Foi visto "por muitas pessoas, homens e mulheres". Eram "esferas" de cor vermelho sangue, azulado e preto, ou "discos", próximo do Sol, "três por exemplo em fila / às vezes quatro em quadrado, e também algumas sozinhas / e também foram vistas entre essas esferas algumas cruzes de cor sangue".

Havia também "dois grandes tubos" (ou três)... "onde nos pequenos e grandes tubos / estavam de três / também de quatro e mais esferas. E todos começaram a brigar entre si". O fenômeno durou aproximadamente uma hora. Logo "tudo isso como que ofuscado pelo Sol / caiu à Terra do céu como se tudo queimasse / e com grande vapor, desapareceu pouco a pouco sobre a Terra".

Também foi visto, sob as esferas, uma figura alongada, "igual uma grande lança preta". Naturalmente que esta "visão" foi entendida como uma advertência divina.

Tradução/Adaptaçãorusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes:
http://documystere.com/ovnis-aliens-ufo/combat-d-ovni-dans-le-ciel-de-barhofft/

http://ovnis-direct.com/combats-aeriens-dans-le-ciel-de-barhofft-en-1665.html
http://www.ancient-origins.net/unexplained-phenomena/1665-many-said-they-saw-ufo-battle-and-fell-sick-afterward-003529
Comentários