7 de agosto de 2015

Fantasmas Furiosos Estariam Destruindo um Antigo Hospital Psiquiátrico na Escócia?


Por Marco Faustino
 
Um misterioso desabamento ocorrido na noite do dia 21 de julho deste ano, de uma parte de um dos castelos mais assombrados do Reino Unido, teria sido causado devido a espíritos revoltados, que estão se opondo a reforma e a transformação da antiga edificação em um "hotel boutique" e apartamentos de alto padrão. Pelo menos é o que especialistas paranormais locais acreditam.

Para uma melhor compreensão, saiba que "hotel boutique" é um termo que foi utilizado inicialmente na América do Norte e no Reino Unido, para descrever pequenos hotéis com ambientes exclusivos, e acomodações de luxo. Também é imprescindível que um hotel boutique tenha instalações consideradas charmosas, com um projeto arquitetônico diferenciado ou instalado em um prédio histórico. Isso tudo com uma ênfase maior nos elementos de arte, individualidade e interatividade.

O histórico Castelo de Birkwood, localizado na cidadezinha de Lesmahagow, na Escócia, antigamente era utilizado como um hospital psiquiátrico para crianças com transtorno mental, sendo considerado atualmente no meio paranormal, como um dos lugares mais assombrados do Reino Unido.

As ruínas de parte do histórico Castelo de Birkwood, após um desabamento ocorrido no final do mês de julho deste ano
A construção parcialmente em ruínas, de estilo arquitetônico neogótico, está em uma propriedade de 86 hectares (cerca de 860.000 m²). O Castelo de Birkwood foi construído em 1860, e desde o ano passado está passando por uma série de reformas como parte de um projeto multimilionário para revitalizá-lo, e dar um ar mais sofisticado e moderno ao local.

Entretanto todo o planejamento foi colocado em risco, depois que parte do Castelo de Birkwood desabou, e com tanta força, que os moradores próximos relataram ter ouvido uma explosão. Especialistas paranormais locais sugerem, que o colapso parcial da mansão neogótica, está ligada à atividade "fantasmagórica" relatada no lugar. No entanto a empreiteira contratada afirma que no dia 21 de julho, por volta das 18h, horário em que os moradores reportaram a tal explosão, a local estava vazio e não havia operários trabalhando.

Tom Robertson acredita que os fantasmas poderiam ter forçado as paredes a caírem, uma vez eles estavam sendo expulsos de sua casa.

"Poderiam ter sido os fantasmas, que assombram a construção, supostamente dando uma força para impedir que as obras prosseguissem, ou porque estavam com raiva de serem pertubados", disse Tom.

O local faz parte de um projeto multimilionário dos magnatas
do setor imobiliário, Chris Naylor e Jo Lloyd
De acordo com a lenda local, a imponente propriedade abriga os fantasmas de ex-pacientes que foram tratados no hospital. Inúmeras pessoas têm relatado ocorrências sobrenaturais no castelo, incluindo o avistamento de fantasma que fuma charutos, e do espírito de um homem esfaqueado no pescoço.

Há também rumores de aromas estranhos, luzes se desligando sozinhas, e o som de misteriosos passos, vagando para cima e para baixo, pelos corredores vazios.

Entre os moradores paranormais, acredita-se que há um menino chamado Michael, que ronda uma grande escadaria em formato espiral, onde ele teria caído e posteriormente vindo a falecer. A voz de uma jovem garotinha também teria sido ouvida, chorando e cantando, vindo de dentro dos quartos vazios em outras partes do castelo.

Além disso existem aqueles que afirmam ter visto o vulto de médico, que sofreu um ataque cardíaco e morreu enquanto trabalhava no hospital, nas enormes janelas que compõe o castelo.

Em 2013, os "caça-fantasmas" da "Glasgow Paranormal Investigations" gravaram um episódio para uma série chamada "Haunted Planet TV", e disseram que era um dos locais com maior atividade sobrenatural nos quais já tinham gravado.

O castelo foi fechado quando ainda funcionava um hospital psiquiátrico em 2002, mas alguns planos foram anunciados no ano passado para revitalizá-lo, como parte de um projeto de £ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões de reais), dos magnatas do setor imobiliário, Chris Naylor e Jo Lloyd. Os projetistas queriam restaurar toda a propriedade deixando o castelo como o centro das atenções. Eles esperavam terminar as obras, que incluiria um hotel de luxo e apartamentos, em abril de 2016.

Desde o colapso parcial do castelo, no entanto, políticos locais tem chamado a atenção para que o restante do castelo seja protegido para evitar novos desabamentos.

Uma Explicação Mundana Para o Colapso Parcial do Castelo de Birkwood


Muitos podem alegar, apesar das supostas atividades paranormais relatadas no Castelo de Birkwood, que toda a edificação construída em 1860, sofra de graves problemas estruturais devido a ação do tempo, e falta de manutenção adequada. Entretanto há um outro detalhe, da própria natureza humana, que não é relatado na notícia original.

Alguns comentários apontam que o incidente tenha ocorrido
devido a uma natureza humana um tanto quanto ambiciosa
Em um dos comentários da notícia do Daily Mail, uma pessoa identificada como Kiernan, morador da cidade de Manchester, diz que algo semelhante aconteceu com um prédio localizado no mesmo quarteirão do escritório onde trabalha. Ele diz que a permissão para que alterassem a fachada havia sido negada pelos órgãos competentes locais. Misteriosamente, enquanto outra obra estava sendo realizada, a fachada do edifício desabou no meio da rua, tarde da noite em um certo domingo. E que devido a este "incidente" o prédio agora tem uma nova fachada.

Em resposta a este comentário, uma pessoa identificada como Magnus, da cidade de Kirkwall, concordou e completou dizendo que vários prédios "fantasmagóricos" nos arredores de Glasgow, na Escócia, foram reconstruídos por empreiteiras. Entretanto os "fantasmas" atearam fogo neles antes que as mesmas tivessem que contratar empresas especializadas em demolição. Ainda segundo essa pessoa, felizmente as companhias de seguros não acreditavam em fantasmas.

Outras pessoas dizem que em algumas fotos aparece o que seria uma bola rompedora (também conhecida como bola de demolição), e que talvez a construtora tenha realizado uma demolição sem dar muito alarde, e colocado a responsabilidade devido ao estado de conservação do castelo.

Neste ponto é importante ressaltar, que em todo Reino Unido, muitos pedidos de reformas e até mesmo de alteração de fachadas de casas e prédios, são negados por subprefeituras ou órgãos competentes das administrações locais. Isso devido a possíveis transtornos na região onde a edificação esteja localizada, e a possibilidade de afetar as fundações de casas próximas. Muitas vezes também um pedido de alteração na fachada original é negado, pelo projeto destoar do padrão arquitetônico, que centenas de cidades e bairros seculares por todo o Reino Unido ainda preservam. É claro que neste ponto, para alterar uma tão cobiçada fachada ou realizar uma grande reforma, uma ajuda sobrenatural seria muito bem-vinda.

Criação/Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3187817/Did-GHOSTS-cause-castle-collapse-Scotland-s-haunted-site-mysteriously-crumbles-paranormal-experts-blame-spirits-angry-going-turned-flats.html
http://www.dailyrecord.co.uk/news/scottish-news/scotlands-most-haunted-mansion-suffers-6128706
http://www.pessoacomdeficiencia.curitiba.pr.gov.br/conteudo/terminologia/116
Comentários