4 de agosto de 2015

A Nasa Publica a Foto de Um "Gigantesco Caranguejo Espacial" Em Marte


Entre os usuários das redes sociais, uma fotografia da superfície de Marte se tornou muito popular em que muitos afirmam ter detectado um gigantesco "caranguejo alienígena" entrando em uma gruta.

"Uma aranha", "um extraterrestre", "um impressionante caranguejo marciano"? Estas foram algumas das suposições dos internautas que estudaram uma imagem recente da superfície de Marte obtida pela NASA em que aparece um objeto estranho. Esta não é a primeira imagem da superfície marciana que deixa os internautas em dúvida, e inclusive os cientistas, de que Marte seja um planeta inabitável.

Imagem tomada pela Mastcam do rover Curiosity. Sol 710 (2014-08-05 13:25:07 UTC). Veja imagem original imagem original do site da NASA (Aparentemente removido e recuperado pelo wayback). 
O certo é que, nesta ocasião, a pareidolia, na qual quase sempre podem ser atribuídas essas estranhas formações em Marte, pode ser vista um pouco mais forçada devido a que o "objeto" fotografado se destaca claramente do terreno circundante ou, ao menos, dá essa impressão.

Uma outra formação avistada no alto da imagem.
Devido à distância que foi tomada a fotografia, ver esta suposta criatura, requer um uso bastante generoso da função de zoom para ampliar a imagem, deixando à "prova de vida alienígena" borrada e pixelizada.

Imagem original.

Uma possibilidade bastante plausível, é o fulgurito. Quando um raio cai na terra e inclusive em Marte, a sua altíssima temperatura derrete o dióxido de silício da areia, deixando como resultado abaixo da superfície da terra ou areia, algo parecido a um coral vítreo.

Fulgurito (terrestre).
Os ventos marcianos poderiam então escavar a areia e deixar o resultado de um relâmpago à mostra, passando a ideia de ser um "caranguejo" ou "aranha" marciana.

Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes:
http://wayback.archive.org/web/20150803234442/http://mars.jpl.nasa.gov/msl-raw-images/msss/00710/mcam/0710MR0030150070402501E01_DXXX.jpg

http://www.huffingtonpost.com/entry/mars-crab-monster_55bef689e4b0d4f33a0333e9
https://www.rt.com/news/311451-mars-nasa-image-monster/
http://www.slidesearch.org/slide/forma-o-de-raios-fisica
Comentários