7 de julho de 2015

Um OVNI Explodiu no Céu de São Petersburgo, na Rússia?


Por Marco Faustino

Por volta de 1 da tarde do último domingo (5 de julho), a estudante Anna Zhmaev estava convencida de que tinha acabado de se tornar uma testemunha de um acidente de avião. Ela notou no céu uma aeronave estranha e decidiu pegar a sua câmera para começar a gravar. Assim que ela se virou e deu início a gravação, houve uma explosão. O incidente resultou em uma notória explosão no céu, que segundo as imagens, supostamente teria acontecido no subúrbio de São Petersburgo, na Rússia. A localização exata dentro da cidade não foi divulgada.

A estudante então procurou imediatamente a polícia e relatou o incidente, mas eles não conseguiram localizar os destroços e nem qualquer objeto que pudesse ter caído nas proximidades. A gravação foi enviada pela estudante para a Agência Federal de Notícias (FAN) na Rússia. No vídeo ela parece questionar o que seria aquilo ela estava vendo no céu e há um certo espanto após ver e ouvir a explosão, dizendo que não parecia ser algo muito bom o que estava acontecendo.

Segundo um site russo de notícias chamado NevNov, havia um show aéreo em São Petersburgo na ocasião, então incialmente especulou-se que poderia ser uma falha mecânica em alguns dos aviões que faziam manobras aéreas de demonstração. No entanto, os organizadores do evento negam que tenha havido qualquer incidente neste sentido. "Está tudo bem com os nossos pilotos, não aconteceu nenhum problema em nosso evento", dizem. Controladores de tráfego aéreo também negaram que tenha existido qualquer incidente aéreo no dia.

Segundo informações do Daily Express, a polícia confirmou que eles não tinham nenhum relatório oficial de qualquer incidente, mas acrescentou que eles tinham visto o vídeo. Um porta-voz da polícia disse: "Estamos realizando mais pesquisas sobre este caso para descobrir o que realmente aconteceu".

Por outro lado, segundo o site NevNov, o EMERCOM (Ministério da Federação Russa de Defesa Civil, Gerenciamento de Emergências e Resposta para Desastres Naturais), em São Petersburgo, disse que relatos semelhantes tinham sido reportados e prometeram verificar a informação.

É importante ressaltar que a informação está sendo replicada em diversos sites de formas diferentes. Alguns sites de notícias e blogs dizem que seria uma colisão entre dois OVNIs, outros dizem que seria de um avião e um OVNI e mais outros que dizem que teria sido um único OVNI. O consenso entre as notícias que estão sendo divulgadas é que teria envolvido no mínimo um OVNI.

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OrAOxKIsF5Q

Nota do tradutor: Ontem enquanto eu lia algumas matérias de jornais e revistas internacionais, me deparei com esta notícia em destaque no Daily Express, um tablóide do Reino Unido. Ao fazer uma rápida pesquisa no Google, e em outros mecanismos de busca, não encontrei nenhum outro lugar falando sobre o tal assunto. Resolvi pesquisar sobre o nome da estudante, Ana Zhmaeva, que é citado, porém também nada encontrei relacionado a ela. Ontem havia apenas 3 links relacionados a este assunto no Google e um deles era de um vídeo no Youtube. Na descrição deste vídeo tinha mais alguns pequenos detalhes sobre o caso, que não constavam na notícia publicada inicialmente pelo Daily Express e nem site russo NevNov.

Na tarde de hoje ao conversar com o Rusmea, ele me disse que o nome correto da estudante seria Anna Zhmaev, que viria do russo Анной Жмаевой. Ele pesquisou na rede social russa VK por ambos os nomes e eu fiz uma busca paralela por mecanismos de buscas e não encontramos maiores informações sobre a pessoa que teria gravado este vídeo. Fizemos pesquisas adicionais mais nada encontramos.

A notícia do Daily Express está se espalhando rapidamente entre outros veículos de comunicação e também está repercutindo em muitos sites ufológicos de cunho conspiratório ao redor do mundo. Até o fechamento desta notícia não tivemos nenhuma outra novidade sobre o caso, porém assim que tivermos, nós faremos uma atualização. Caso tenham alguma informação nova sobre isso podem deixar nos comentários.

Tradução/Adaptação/Pesquisa: Marco Faustino

Fontes:
http://nevnov.ru/proisshestviya/v-nebe-nad-peterburgom-vzorvalsya-nlo/
http://www.express.co.uk/news/weird/589236/Russian-police-probe-mystery-UFO-crash-skies-Vladimir-Putin

http://www.mirror.co.uk/news/weird-news/mysterious-ufos-filmed-crashing-midair-6016181
Comentários