22 de julho de 2015

A Verdade Sobre o "Slenderman" De Cor Rosa Que Aparece em Vídeo Gravado no México

Por Marco Faustino

Recentemente houve uma grande repercussão na internet a respeito de uma gravação supostamente realizada na cidade de Nuevo Laredo, no México. No vídeo aparece uma figura de uma espécie de "humanóide rosa" com pernas e braços alongados e uma cabeça bem estreita. Muitos denominaram essa figura como "alienígena" e tantos outros o denominaram de "Slenderman" em alusão a criatura que assombra até hoje a imaginação de muitas pessoas ao redor do mundo. Vamos saber a verdade sobre esta notícia e o vídeo?

A origem da notícia sobre o vídeo

A primeira notícia sobre este vídeo foi através do canal do Youtube do jornal mexicano chamado "El Mañana" no dia 10 de julho deste ano, ou seja, pouco menos de 2 semanas atrás. No vídeo de 2:47 sem muitas pretensões, aparece um repórter da Rádio El Manãna, chamado Jose Angel Castro, aparentando estar na redação, para um "Flash Informativo". Em seguida ele começar a retratar uma notícia como tantas outras que eles sempre repassam de forma bem resumida, para que seus seguidores sempre se mantenham bem informados.

É justamente nesta notícia que aparece o tal "Slenderman" cor de rosa sobre um telhado. No decorrer do vídeo ele narra que um senhor estaria ouvindo barulhos na parte externa de sua casa, localizada em um rancho da região. A pessoa então começa a gravar com seu celular, e ao virar para um lado se depara com um ser em seu telhado. Em seguida o ser foge ao ser notado. A príncipio o repórter não acredita muito no que está vendo, e diz que isso seria algo muito duvidoso, mas mesmo assim ele decide manter o ar de mistério deixando com seus ouvintes e seguidores do El Mañana no Youtube decidissem sobre a veracidade do mesmo.

Na descrição deste vídeo foi escrito o seguinte texto: "Um vídeo que aparentemente pode ser real, onde não se vê edição ou alteração nas imagens com algum tipo de animação... Um homem que vive em um rancho, gravou este ser no telhado de sua casa, sem roupa, com características que não pertencem à raça humana. Pescoço extremamente alongado, cabeça bem pequena e membros compridos".




Após este vídeo, o trecho da gravação surgiu em uma espécie de blog da região de Tamaulipas, onde se localiza a cidade de Nuevo Laredo, no México. Este blog aparentemente faz a cobertura policial da região de forma bem informal, porém repercutiu em uma postagem no dia 12 de julho, sobre a notícia do jornal "El Mañana", sem acrescentar mais nenhum detalhe.

A partir deste blog e do vídeo do canal "El Mañana" é que surgiu a fonte que causou mais repercurssão na internet, um outro blog que se denomina "Brazil Weird News". Além da postagem deste blog sobre este assunto no dia 18 de julho, foi enviado um vídeo no Youtube pela usuária Lygia Cabus com uma narração precária em inglês dando mais detalhes sobre o caso e sobre a gravação. Este vídeo ao contrário dos anteriores, estourou, tendo mais de 400.000 visualizações em apenas 4 dias, muito diferente de tantos outros que a usuária costuma postar, tendo em média 100 visualizações.

Por fim a notícia começou a ser propagada ontem pelo site de "notícias populares" chamado Hora 7, para a euforia de muitos brasileiros. Basicamente essa é a sequência de eventos que fez com que esta gravação tomasse maiores proporções do que realmente deveria ter.

Aliás, nós já fizemos uma matéria especial sobre o Slenderman. Para quem nunca ouviu falar sobre ele, o Slenderman, ou "Homem Esguio" é geralmente descrito como sendo alto e magro, com braços longos, que podem se estender para intimidar ou capturar presas. Tem uma cabeça branca, sem rosto, e parece estar usando um terno escuro. Geralmente aparece em florestas, em meio as árvores, camuflando-se. Muitas pessoas também relatam que viram tentáculos negros saindo de suas costas. Para saber mais detalhes, clique aqui.

A análise preliminar do vídeo
A parte final do vídeo indicava que o "Slenderman",
poderia ser apenas uma pessoa de tamanho mediano

A gravação já indicava uma farsa desde o primeiro momento que foi divulgada. Se pegarmos um trecho logo após o suposto "Slenderman" de cor rosa se levantar correndo, e congelarmos a imagem, podíamos ver nitidamente um contorno perfeitamente humano, com braços, pernas e cabeça de tamanhos regulares e compatíveis com nossa espécie.

Aliás, se você prestar bem atenção poderá ver nitidamente uma pessoa de tamanho mediano tentando pular uma parte do telhado, como se estivesse fugindo da pessoa que o estava gravando. 

Resumindo, o vídeo desde o início apresentava fortes indícios de fraude, bem outros elementos no mesmo. Sendo este vídeo falso, o que era realmente aquilo, quem o criou e com qual intenção? Seria mesmo uma pessoa normal ou nada do vimos era real?

A verdade sobre o vídeo do Slenderman cor de rosa

Enquanto muitas pessoas se questionavam sobre a veracidade do vídeo, por mais que diversos elementos indicassem uma clara farsa, na tarde de ontem foi um publicado um outro vídeo revelando a verdade em um canal do Youtube chamado "JJPD Producciones".

Na descrição deste canal é dito: "JJPD Producciones é um canal de vídeos com efeitos especiais, curtas-metragens, paródias, entre outras coisas". Apenas por este pequeno trecho é possível imaginar o que viria pela frente, não é mesmo?

Pois bem, o vídeo que deu origem a tudo isso foi publicado no dia 24 de março deste ano, como vocês podem ver aqui. Originalmente tinha apenas 34 segundos, e foi feito pelo próprio criador do canal. Em um dos seus recentes comentários, no vídeo postado pelo canal El Mañana, ele disse: "O vídeo foi criado para o meu canal JJPD Producciones. O vídeo é um CGI (imagens geradas por computador) e em nenhum momento nós o publicamos como sendo real. É só um vídeo de entretenimento para meu canal dedicado à publicação de efeitos especiais e animações em 3D".




Ontem ele publicou em seu canal, todo o processo de criação daquele suposto ser cor de rosa, passo a passo, conforme vocês podem ver no vídeo logo abaixo, ou seja, o alienígena, Slenderman ou quem quer que fosse aquele ser, NÃO EXISTE. Nem mesmo uma pessoa estava sobre o telhado, é apenas um mero efeito especial em um vídeo comum, onde só aparece o telhado vazio, sem nada e ninguém por lá.


.
Conclusão
 

Muito provavelmente o "El Mañana" se aproveitou do vídeo, sendo repassado ou não por alguém, e divulgou a história sobre um alienígena ou ser sobrenatural avistado sobre um telhado. Isso não é algo exclusivo deles, e nem mesmo é uma crítica, uma vez que muitos jornais, rádios e demais veículos de comunicação do mundo inteiro comumente replicam notícias deste gênero devido ao caráter popular e da dimensão que elas proporcionam.

Curiosamente esta notícia em questão ganhou maior repercussão aqui no Brasil, e assim tomou uma proporção em que o próprio criador apareceu para explicar sobre o vídeo. De um jeito ou de outro, mais uma vez não foi comprovada a origem do Slenderman, nem tão pouco um ser extraterreste foi registrado a uma distância tão curta como esta.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
http://www.tamaulipasviolento.com/nuevolaredo/video-captan-supuesto-alienigena-en-techo-de-una-casa-verdadero-o-falso/
http://brazilweirdnews.blogspot.com.br/2015/07/mexicoslenderalien.html
http://noticias.r7.com/hora-7/fotos/que-figura-e-essa-alien-e-filmado-no-telhado-de-casa-e-assusta-moradores-de-cidade-21072015
https://www.youtube.com/watch?v=V3a3J7MjJBw 
https://www.youtube.com/watch?v=rqDsKT2rgcI
https://www.youtube.com/watch?v=oMn_UCQUEds
http://www.assombrado.com.br/2013/09/slender-man-lenda.html
Comentários