30 de junho de 2015

Misteriosa "Bola de Fogo" é Vista no Céu do Sudeste dos EUA. NASA diz ser Lixo Espacial!




Por Marco Faustino

Nas primeiras horas da madrugada de ontem, uma luz branca em chamas foi vista cruzando o céu em vários estados da região sudeste dos Estados Unidos. Testemunhas oculares descreveram o evento como uma bola de fogo brilhante com luzes logo atrás dela, mas agora a NASA surge com uma possível explicação; toda essa luminosidade foi criada por lixo espacial.

Uma testemunha chamada Stacey Alexander viu a luz brilhante em movimento a noite no céu, durante cerca de um minuto, quando estava no lado de fora do seu trabalho, um prédio comercial da cidade de Rome, na Geórgia. "Sinceramente eu pensei que fosse um avião que tinha pegado fogo, e estava prestes a cair", disse ela para a ABC News.

"Parecia que estava ficando cada vez mais próximo do chão e iria bater, quando desapareceu", completou.

A misteriosa luz brilhou no céu a 1:29 da manhã no horário local (2:29 da manhã pelo horário oficial de Brasília) de segunda-feira e foi visto por pessoas desde o estado da Louisiana até a Virginia. Foram mais de 150 relatos em toda a região.

Aliás, a luz também foi vista por todas as seis câmeras de observação de meteoros operadas pela NASA no Sudeste dos EUA. "Com base nos dados que temos atualmente, esse objeto não era um meteoro ou uma bola de fogo", disse Bill Cooke, chefe do escritório da NASA encarregado de estudar os meteoros no Centro Aeroespacial Marshall em Huntsville, Alabama, EUA.

Mais de 150 relatos de avistamento da suposta "bola de fogo" (a esquerda),
e outra imagem que mostra as "bolas de fogo" cruzando o céu de Indian Trail, na Carolina do Norte, nos EUA (a direita).

"Isso se movia muito lentamente", disse Cooke em um vídeo divulgado pela NASA na segunda-feira. "Esse objeto entrou na atmosfera movendo-se entre 22.500 e 25.750 km/h, e por mais que isso pareça ser rápido, meteoros se movem a 39.000 kmh ou até mesmo mais rápido", completou.

"Então, a velocidade combinada com o ângulo de entrada, sugere que era uma reentrada de um pedaço proveniente de lixo espacial, ou algo assim", finalizou Cooke.

Uma testemunha da Flórida descreveu o que viu como: "dois objetos brilhantes juntos, ambos com caudas longas... sendo lentamente separados um do outro enquanto cruzavam o céu".

No entanto as câmeras da NASA mostram que o risco brilhante, é composto na verdade por quatro objetos distintos, que se deslocam através do céu. Esta descrição é típica do que uma reentrada de detritos espaciais se assemelharia. Se fosse um foguete que não estivesse mais sendo utilizado, teria se desintegrado na atmosfera. A medida que o lixo espacial se parte na atmosfera, cada parafuso, rosca, fragmento de vidro ou metal irá criar uma mini bola de fogo.


Estes objetos viajam geralmente muito mais lentos do que bolas de fogo e percorrem distâncias bem maiores, de acordo com a Sociedade Americana de Meteoros. Ressalta-se que a maioria das testemunhas relataram o evento como tendo duração de mais de 45 segundos, no qual se fosse uma bola de fogo normal, duraria entre 3 a 5 segundos.

Na verdade, o que aconteceu na segunda-feira pela manhã pode ter sido causado pela reentrada do corpo do foguete SL-6 da Rússia, que foi lançado em 1992, como parte do sistema de alerta de mísseis da missão Cosmos 2196. Essa informação foi divulgada hoje (30) por Vincent Perlerin, da Sociedade Americana de Meteoros.

Os pesquisadores estão rastreando atualmente mais de 22.000 pedaços de detritos de pelo menos 10 centímetros de largura na órbita da Terra. Estima-se que existam outros 370 mil pedaços de lixo espacial flutuando na órbita da Terra, viajando a velocidades de até 35.400 km/h, porém há milhões que são demasiadamente pequenos para serem detectados com a tecnologia atual, que provavelmente estão aterrisando ao redor do planeta todos os dias.

Tradução/Adaptação: Marco Faustino

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Kosmos_2196
http://www.space.com/29811-southeast-fireball-space-junk-video.html
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3144890/Mystery-fireball-seen-southeastern-yesterday-SPACE-JUNK-says-Nasa.html
http://www.wsbtv.com/news/news/local/mystery-object-lights-sky-metro-atlanta/nmnYx/
http://www.amsmeteors.org/2015/06/possible-space-debris-reentry-seen-over-georgia/
Comentários