23 de maio de 2015

Oak Island. Resumão 9º Episódio da 2ª Temporada

Confira aqui o resumão de como foi o 9º episódio da 2ª temporada de Oak Island...

No final tem um vídeo meu falando do assunto...

Assombrados, chegamos ao penúltimo episódio desta temporada e e ele mostrou novamente preparativos para o mergulho no 10X até finalmente os mergulhadores entrarem lá. Para o último episódio ficou eles mergulhando até o fundo. Vamos ver como foi.

Continuando a Limpeza do 10X

O episódio anterior terminou com Rick Lagina dentro do 10X limpando a área para os mergulhadores poderem entrar. E este episódio começa da mesma forma, mostrado Rick limpando o 10X :)

O metal que Rick está retirando da área seca do poço 10X tem mais de 40 anos e esta muito enferrujado. Ele precisa fazer isso para a segurança dos mergulhadores que vão entrar ali.

Uma das últimas peças que Rick tem de tirar é um grande pedaço da escada, mas ele enfrenta enorme dificuldade, está muito pesado e não vai. Até que ele descobre que um pequeno pedaço está preso ainda. Nada que umas marteladas não resolvam. O pedaço é erguido e eles veem que a parte interior da escada esta preenchida com concreto, por isso estava tão pesado.

Serviço finalizado.

Resultado das Análises de Carbono 14

Rick se reúne na Sala de Guerra com Dan e Dave Blankenship, além de Jack Begley. Eles estão em videoconferência com Craig Tester e Marty Lagina. Eles estão no estado americano do Michigan e vão comunicar a equipe o resultado dos testes de C14 que fizeram em duas peças: a madeira encontrada no pântano e a madeira tirada da lateral do Cofre Chapell

Começando com a peça de madeira encontrada no pântano, o teste revelou que ela data de 1450 e 1640 d.C. É bem antigo e o mais interessante, de antes do poço do dinheiro ser descoberto. Isso mostra que o pântano tem muita chance de ser artificial. Além disso, combina com várias teorias apresentadas ao longo da série.

Falando da amostra do Cofre Chapel, Craig disse que mandou analisar as amostrar verticais e horizontais de madeira. Ambas datam do mesmo período 1665 d.C. até 1900. É bem amplo mesmo e indica que o local pode ser desde um cofre do sec. XVII até um túnel XIV.

Isso não combina com a idade de outras peças, como a fibra de coco. Como pode? A teoria mais aceita diz que a ilha foi usada várias vezes ao longo dos anos, pois fica em um local estratégico, e lá podem estar enterrados diversos tesouros.

A História de um Mergulho quase Fatal no 10X

J. Pultizer Huton chegou a ilha e esta fazendo ajustes no deck que a equipe construiu ao redor da 10X para poder prender equipamentos e pergunta para Dave Blankenship a história dos mergulhos no poço.

Ele conta que em 1993, Dan Blankenship contratou um mergulhador para repetir o que ele próprio fez várias vezes na década de 70. Ele queria confirmar se o que viu na época ainda estava lá. Mas quando ele mergulhou, tudo deu errado.

Era para ele parar no 60 metros, mas decidiu ir até 71. Ficou lá por uns 20 minutos e depois subiu para a superfície rápido demais, causando a Doença da Descompressão, o que quase o matou

A Estrutura do 10x

Toda a equipe se reúne na Sala de Guerra para Pulitzer apresentar seu mergulhador de confiança para entrar no 10X, Dan Misiaszek, que já fez centenas de mergulhos nos mais diversos locais.

Eles então contam a história de um mergulho de Dan Blankenship no poço 10X que o fez alargar o poço 10x dos 68 centímetros de diâmetro originais para os atuais 2 metros. Foi assim... Em 1976 ele estava 45 metros dentro do buraco de 68 centímetros quando a pressão fez a dolina entrar em colapso acima dele. Ele então começou a berrar para seu filho iça-lo de volta. O que foi feito as pressas. Segundos a mais o faria ser a 7 pessoa morta na ilha. Para evitar que isso ocorre-se novamente, eles trabalharam nos anos seguintes para ampliar o diâmetro para 2 metros. de 0 a 27 metros, usaram estruturas circulares de ferro, e de 27 a 55 metros revestiram de concreto. Então o dinheiro acabou e de 55 a 72 metros ficou o diâmetro original de 68 centímetros.

Só para lembrar, o poço tem 72 metros porque eles chegaram a uma caverna.

Pulitzer então diz que 2 mergulhadores, Dan e Kathy Misiaszek, irão descer com o máximo de tecnologia e proteção, e que tem um mergulhador reserva e que vai monitorá-los da superfície chamado John Tapper. E mais, ele diz que vão enviar um sonar ultra moderno que vai mapear a 10X em alta definição.

Pulitzer então vira para Dan Blankenship e faz a pergunta: "O que você acha que está lá no fundo?". Dan diz: "Pensei ter visto 2 baús, um poste supostamente deixado pelos criadores do poço e também um corpo. Tomem cuidado mergulhadores!"

Mapeando o 10X

Brian Abbott e Nick Burchill da Kongsberg Maritime, uma empresa global especializada em navegação profunda, chegam ao local. Eles vão enviar um sonar, o MS 1000 Scanning Sonar, para saber o que tem no fundo, como canos e detritos.

O sonar funciona enviando pulsos de ondas sonoras em forma de leque. Ele então gera uma imagem computadorizada do interior do 10X, desde a superfície até o fundo do poço.

O sonar é importante porque vai mostrar como está o poço 10x no diâmetro de 2 metros, e com sorte, quem sabe enviar dados do poço de 68 centímetros.

Eles colocam o sonar no poço e encontram mais de 1 metros só de detritos. Eles não sabem o que podem ser então e ficam discutindo, então Pulitzer diz que é inútil a conversa e decide enviar os dois mergulhadores. To começando a gostar desse cara, adora tecnologia e não enrola, vai direto ao ponto.

Entrando no 10x

Os mergulhadores se preparam para entrar. Dan e Kathy Misiaszek, se der tudo certo, devem chegar em 1 hora ao fundo do poço. Cada um precisa ser içado de uma vez, não cabem na gaiola. O equipamento de comunicação dos mergulhadores só funciona com eles juntos, para garantir a comunicação. Isso dificulta a comunicação entre mergulhador e equipe em terra. O primeiro a ir é Dan, e ele teve muita dificuldade para chegar até a água. O traje é quente e ele precisa entrar rápido na água fria.

Para evitar isso, Rick desce junto com Kathy para passar informações para a equipe em terra. Ele teve de entrar e permanecer por um tempo em uma água a 5º C!

No fim, tudo dá certo e os dois mergulhadores estão dentro da 10X, prontos para explorar o fundo...

Fim do Episódio!

Agora é aguardar o episódio final.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes
Comentários