22 de maio de 2015

10 Curiosidades Sobrenaturais do Filme Poltergeist (2015 e Anteriores...)






Assistiu Poltergeist? Aqui eu listo 10 curiosidades do remake e dos anteriores, como a maldição, eventos estranhos que aconteceram durante as filmagens, as mortes e até a história real que inspirou o filme.

No final tem um vídeo meu falando sobre o assunto...

Eu e a Ana não poderíamos poder de assistir o remake de um dos melhores filmes de terror já feitos: Poltergeist! Após assistir o filme resolvi fazer um post com 10 curiosidades deste e dos outros filmes da saga.

Atenção, contém Spoilers!


Poster de do filme de 1982
10. É um Remake!

Para quem não sabe, o filme Poltergeist é o remake do filme "Poltergeist - O Fenômeno" de 1982, dirigido por Tobe Hooper e produzida por Steven Spielberg. Fez muito sucesso e teve ainda duas seqüências: Poltergeist II - o Outro Lado (1986) e Poltergeist III - O Capítulo Final (1988).

O filme até que foi bastante fiel ao original. Mostra um horrendo palhaço, uma criancinha muito meiga, que conversa com a TV. Temos até o especialista para resolver o problema.
Comparação da cena das garotas sendo puxadas em direção ao portal.



No original tínhamos a médium Tangina Barrons - magicamente interpretada por Zelda Rubinstein. No remake temos apresentador de reality show de terror Carrigan Burke (interpretado por Jared Harris).
09. O Palhaço

Poster com o palhaço
Uma das marcas do filme original foi o palhaço. Fez muita gente não gostar de palhaço por um bom tempo, inclusive eu.

O novo filme explorou isso, estampando o palhaço em um dos posteres do filme, e indo além, colocando vários palhaços para aterrorizar o garoto.

Só que para muita gente, incluindo eu, o palhaço original é bem mais assustador. A cena onde o palhaço pega o menino é uma das coisas que me fez ter mais medo na vida (eu assisti quando tinha 10 anos).

O palhaço está em exposição e você pode tirar uma foto dele. Basta ir no Planet Hollywood em Los Angeles.

Uma curiosidade é que o medo de palhaços e da árvore que está fora de sua casa são os mesmos temores que Steven Spielberg tinha durante sua infância.

Palhaço do original comparado com o novo palhaço...


.
08. A Criança Raptada

Em Poltergeist 2015 vemos a pequena Madison Bowen, interpretada por Kennedi Clements, ser raptada pelas almas do índios enterrados sob a casa, que queriam ir para a luz e para isso a usariam como guia.

Kennedi Clements interpreta a garotinha Madison Bowen, capturada pelas almas...


Sua personagem em Poltergeist I ficou presa dentro da televisão
Heather O'Rourke em cena do filme Poltergeist III.
Veja como o rosto esta inchado por causa dos remédios.

Na versão original do filme, quem fez este papel foi a atriz Heather O'Rourke. Ela chamava Carol Anne Freeling nos três filmes da série. Morreu em 1988 com 12 anos. Esta é a morte mais famosa do filme, pois Heather era jovem (apenas 12 anos) e era um dos principais papéis do filme. Ela adoeceu no início de 1987 e foi diagnosticada como tendo a doença de Crohn, uma infecção intestinal. A ela foram receitados fortes medicamentos para o tratamento dessa doença que a deixaram com o rosto inchado, fato que pode ser claramente notado em Poltergeist III. No dia 31 de janeiro de 1988, ela amanheceu muito doente apresentando um quadro de vômitos. Na manhã seguinte ela desmaiou em sua casa e o seu padrasto chamou os paramédicos. O'Rourke sofreu uma parada cardíaca e após reanimação foi levada de helicóptero para o Hospital Infantil e Centro de Saúde de San Diego, onde faleceu. Os advogados da família O'Rourke entraram com uma ação contra o hospital por diagnóstico impreciso dos médicos. Segundo os familiares, eles erraram ao diagnosticá-la com a doença de Crohn quando na realidade ela estaria sofrendo de um bloqueio no intestino, presente desde seu nascimento. Caso tivessem diagnosticado o bloqueio, uma cirurgia teria solucionado o problema.

Ela tem um site que é uma espécie de memorial, que você pode visitar: http://heatherorourke.net/site/

07. A Casa que Gravaram era Estranha

O diretor do remake de Poltergeist, Gil Kenan, afirmou na rede social Reddit que, uma vez mais, os membros da equipe foram testemunhas de atividade inexplicáveis durante a rodagem desta nova produção.

Durante uma promoção do remake de Poltergeist no Reddit no passado mês de abril, Gil Kenan disse que ele e sua equipe experimentaram estranhos fenômenos durante a rodagem.

"A localização da casa, durante a filmagem, foi escolhida por mim porque havia um estranho e não necessário campo com uma particular comunidade de casas construídas ao redor", escreveu Kenan. "E encontramos que em toda a produção, tínhamos problemas com nossos equipamentos apenas naquele local. Por exemplo, as luzes que funcionavam corretamente em qualquer outra parte do bairro, naquela zona se apagavam misteriosamente."

Kenan confessou ter passado medo no local da rodagem, mas revelou que foi filmada nas periferias de Toronto. "Foi rodada em algum lugar entre Buffalo e Toronto, em um povoado chamado Hamilton."

A casa do filme original foi parcialmente destruída por um terremoto em 1994, e está localizada em Simi Valley, Califórnia. A família dona da casa onde o filme foi rodado, ainda segue vivendo ali.

Casa do filme de 2015
06. Tinha um Menino na Casa

Mas Kenan surpreendeu a todos os usuários presentes no Reddit ao afirmar que ele e sua equipe foram "assediados" por um fantasma na casa que haviam alugado para a rodagem.

"Na casa que aluguei para a rodagem do filme, havia um espírito feminino vestido de preto", explicou Kenan. "E percebi sua presença nos primeiros dias de nossa estadia na casa. Só após deixarmos a residência, recebi um telefonema do dono anterior, que havia se mudado de volta, porque estava aterrorizado pelo que acontece na casa, e queria ver se eu havia experimentado algo disso. De modo que foi uma incrível fonte de inspiração para a filmagem do filme. Bom, quero dizer, ela definitivamente estava ali. Não me seguiu de volta a Los Angeles, mas me seguiu durante toda a rodagem."

A experiência de Kenan teria sido uma simples jogada de marketing? Essa questão é potencializada devido a que suas declarações foram publicadas dia primeiro de abril de 2015. (Fato que que retraiu a equipe AssombradoO.com.br, a publicar esta postagem no dia em que estas informações vieram a público. NDT.) Ou será que ele e sua equipe realmente foram testemunhas de verdadeiros fenômenos sobrenaturais? Está claro que as alegações de Kenan evocam a famosa "maldição" que perseguiu durante anos o filme original de Tobe Hooper e suas sequências. Mas seja qual for o caso, esperamos que não volte acontecer mais mortes misteriosas.

05. Mortes na Trilogia Original

Acontecimentos estranhos também ocorrem na trilogia original do filme, o que fez dele um filme maldito. Além de acontecimento estranhos, quatro membros do elenco morreram no período de seis anos do lançamento do primeiro filme da série até o último da trilogia, incluindo Heather O'Rourke. Os outros 3 foram:

Dominique Dunne: interpretou a filha mais velha da família Freeling, Dana, no primeiro Poltergeist. Morreu em 1982 aos 22 anos. Ela começou a namorar John Sweeney, um ajudante de cozinha que trabalhava num dos melhores restaurantes de West Hollywood. Só que o cara era um insano ciumento, que começou a agredir a pobre moça. Ela chegou a se esconder dele, mas o safado a encontrou e a estrangulou. Ele foi preso e condenado a 6 anos de prisão, mas ficou somente 3,5 anos preso, para desespero dos fãs e familiares.

Dominique Dunne é a moça do lado direito. Foi a primeira morte da maldição.
Julian Beck: interpretou o Reverendo Henry Kane em Poltergeist II. Morreu em 1982 com 60 anos, devido a um câncer de estômago.

Este nem precisa de muita maquiagem para botar medo. Assista Poltergeist II e depois diga se não é verdade.
Will Sampson: interpretou um nativo norte-americano que ajudava a família Freeling, em Poltergeist II. Morreu em 1987 com 53 anos. A causa de sua morte foi atribuída a uma severa subnutrição e a problemas renais após um transplante cardíaco.

Will Sampson em uma cena do filme Poltergeist II
04. Acontecimento Estranhos na Trilogia Original

Nesta foto da atriz Zelda Rubenstein apareceu uma fumaça.
A atriz confirmou que esta foto foi tirada no momento
em que sua mãe falecia.
Os mais céticos podem pensar que cada uma das mortes dos atores podem ser atribuídas às "casualidades e tragédias" da própria vida, mas também ocorreram outros tipos de situações que são somadas à "maldição" dos filmes Poltergeist.

No primeiro filme, a famosa cena do boneco palhaço que ataca a Robbie (interpretado por Oliver Robins, irmão de Carol Anne) , atacou o ator de verdade. A robótica do boneco, criada pelo mestro dos efeitos especiais Richard Edlund, teve um mau funcionamento, apertando com tanta força o pescoço de Oliver Robins que seu rosto ficou azul, tendo que intervir a própria equipe de rodagem para que ele não morresse sufocado.

James Kahn, membro da equipe e adaptador cinematográfico do filme, foi ferido após um raio cair sobre seu trailer, provocando que o aparelho de ar condicionado explodisse, que por sua saltou pelo interior do habitáculo atingindo fortemente james nas costas.

Em Poltergeist III, a atriz Zelda Rubenstein (quem interpretou a famosa médium Tangina Barrons) misteriosamente adoeceu durante a rodagem e rapidamente caiu em uma profunda depressão inesperada. Pouco depois, recebeu uma chamada telefônica dizendo-lhe que sua mãe havia falecido. E em uma cena em que a garagem estava em chamas, o fogo saiu do controle e todos os membros que se encontravam rodando a cena ficaram feridos.

Mais um fato surpreende, foi o ocorrido em uma sequência da rodagem no interior de uma gruta no segundo filme, onde sentimentos de intranquilidade tomou conta da equipe de filmagem. O medo era tão intenso que a rodagem foi detida até ser realizado um "exorcismo", levado a cabo pelo ator Will Sampson, quem interpretou o curandeiro Taylor.

E mais, Todos os dias, depois de finalizar a rodagem e chegar em casa, JoBeth Williams, (quem interpretou a mãe de Carol-Anne) encontrava os quadros em sua casa desalinhados, algo que deixou de acontecer quando terminou de filmar. Além disso, Zelda Rubinstein (a pequena paranormal do primeiro filme) teve uma visão de seu cão se despedindo dela horas antes de que lhe informassem da morte do mascote.

03. Explicação para a Maldição

O que poderia explicar tantas mortes e acontecimentos estranhos é que segundo consta, os produtores teriam resolvido adquirir esqueletos humanos reais em um armazém médico por serem mais baratos do que construir falsos esqueletos de plástico. Alguns teorizam que os espíritos das pessoas as quais pertenciam os ossos foram os responsáveis pela sequência de tragédias que permeou as produções. Steven Spielberg e Tobe Hooper nunca tocaram no assunto.



02. O Fenômeno Poltergeist

As atividades Poltergeist são mais
comumente encontradas em locais onde
residem meninas na fase da adolescência.
Nem tudo o que aparece no filme é obra de ficção hollywoodiana. Muitos dos fenômenos também acontecem na vida real, como objetos movendo e batidas. Geralmente os responsáveis é um tipo específico de fantasma chamado de .... Poltergeist!

A origem dessa palavra é alemã e significa "Fantasma Barulhento" (polter = barulhento / geist = fantasma), isso porque suas manifestações são sempre barulhentas, repleta de portas batendo, talheres caindo, copos quebrando etc. Porém, com o tempo, esse significado mudou...

Esse fenômeno era atribuído à espíritos travessos, que gostavam de assustar as vítimas piscando as luzes da casa, movendo objetos, abrindo e fechando portas de armários e toda a bagunça de que se tem direito. Os poltergeists também eram considerados os mais cruéis dos fantasmas, pois gostavam de ver o espanto e o medo das pessoas.

As atividades poltergeist são mesmo mais comuns na presença de mulheres na fase da puberdade/adolescência/juventude, porém, existem casos de atividade poltergeist que acompanha a pessoa por toda sua vida. Como se fosse um "dom" psíquico que a pessoa carrega. A mulher (pode também ocorrer com homens, mas é mais raro) muitas vezes não se dá conta de que ela está gerando toda aquela atividade que geralmente é intensa. Diferente de quando uma Entidade age, o poltergeist não atua de forma sutil. Uma Entidade pode fazer com que objetos desapareçam de um lugar e apareçam em outro, e dificilmente você vê isso acontecendo, é sutil. Já um poltergeist é intenso, vai fazer o objeto voar violentamente contra uma parede ou contra uma pessoa. E essas coisas acabam sempre acontecendo ao redor desse "agente".

01. Baseado em uma História Real!

Embora seja difícil de acreditar, Poltergeist surgiu de uma história real sobre um parque de atrações erigido sobre um cemitério que, ao gastarem os fundos para o transporte dos corpos a um outro lugar, decidiram edificar sobre as tumbas preexistentes. O lugar ainda existe e se chama Cheeseman Park.

O departamento forense de Denver foi chamado inúmeras vezes ao lugar já que os visitantes do parque rotineiramente relatavam ter encontrado partes de corpos que subiam à superfície, acreditando que se tratavam de assassinatos recentes. Peças de latão dos caixões velhos e caixões em si, também foram descobertos e qualquer um que levasse partes desses objetos embora como "souvenir", relataram graves atividades paranormais em suas casas.

5.000 corpos, parece ser um exagero, mas agora acredita-se que seja uma estimativa bastante conservadora dos corpos ainda enterrados debaixo do parque Cheesman e nas terras vizinhas.

Imagem do condomínio de Cheesman que inspirou o filme Poltergeist


Curiosamente, na cidade de Larkspur (Califórnia, EUA) está sendo construído um condomínio de luxo sobre um antigo cemitério indígena! O empreendimento chama-se Rose Lane Larkspur é está orçado em U$ 55 milhões (R$ 122 milhões).

No terreno há um acervo de mais de 4.5000 anos composto por mais de 600 esqueletos humanos, ferramentas, e ossos de ursos. Arqueólogos foram liberados para estudar as escavações no terreno do tamanho de seis campos de futebol por cerca de 18 meses, sob um contrado de sigilo, mas em uma conferência de arqueologia em abril o caso vazou e gerou muita polêmica.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes
.
Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes (acessadas em 21/05/2015):
Comentários