14 de abril de 2015

Robô "Morre" Depois de Registrar Níveis Fatais de Radiação em Fukushima


A operadora japonesa da colapsada planta nuclear de Fukushima, TEPCO, publicou um vídeo de cerca de dois minutos filmado pelo robô enviado ao reator danificado. Em seu interior, o dispositivo registrou um nível de radiação fatal para os humanos.

Os representantes da TEPCO anunciaram que de acordo com as medições do robô, passar uma hora no epicentro da zona contaminada, onde a radiação alcança 9,7 sievert (Sv) por hora, mataria a qualquer ser humano.

.
De acordo com a companhia, o dispositivo de 60 centímetros, ficou fora de serviço após três horas de operação, quando estava previsto que funcionaria por 10 horas. Não obstante, o robô conseguiu medir os níveis de radiação, temperaturas e captar imagens em seis locais da primeira planta sob a parte inferior do núcleo do reator.

Os resultados da operação demonstraram que o robô pode manipular bem a radiação, cujos níveis foram significativamente inferiores ao previsto. No entanto, a radiação segue alta demais para que humanos possam voltar a entrar na área inclusive com trajes de proteção, anunciou o porta-voz da TEPCO, Teruaki Kobayashi.

Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari
Comentários