8 de abril de 2015

Ourang Medan e sua Enigmática História

Um tripulante solicita socorro, e quando o barco mais próximo chega, não avista ninguém a bordo. Marinheiros então vão até o navio e encontram toda a tripulação morta, com uma expressão de pavor. Algum tempo depois o navio inteiro explode, sendo tragado para dentro do oceano. Conheça um dos maiores mistérios marítimos, o desaparecimento do Ourang Medan...

No final tem um vídeo onde falo sobre o assunto...

Assombrados, depois de muita gente solicitar, eis que trago para você um post e um vídeo especial sobre um dos maiores mistérios marítimos de todos os tempos, o desaparecimento do Ourang Medan. Vou contar a história e depois começar uma série de perguntas até chegar a minha conclusão. Será que é lenda ou a história é real?

A História Conhecida

Em junho de 1947, segundo algumas fontes ou fevereiro de 1948, segundo outras, os navios que atravessavam a rota marítima do estreito de Malaca, entre a costa de Sumatra e Malásia, afirmaram captar um pedido de socorro em código morse. Um operador de rádio a bordo do navio informou de que o capitão e todos os oficiais do navio haviam morrido, e sugeriu que parte ou a totalidade da tripulação também poderia ter sido assassinada. O operador de rádio estava claramente agoniado e terminou sua transmissão de forma enigmática:

"...Todos os oficiais entre eles o capitão morreram na sala de comando. Possivelmente toda a tripulação está morta..." Esta mensagem foi seguida por um trecho de um indecifrável código Morse e em seguida, "Eu ...Morro".

Estreito de Malaca
O tenebroso pedido de auxílio foi captado por dois navios norte-americanos e também por postos de escuta britânicos e holandeses. Os homens desses postos de escuta, conseguiram triangular a fonte daquela emissão e deduziram que provavelmente se tratava do cargueiro holandês SS Ourang Medan, que estava navegando no estreito de Malaca.

Um barco mercante americano chamado Silver Star era o mais próximo da suposta localização do Ourang Medan. Compreendendo a urgência da mensagem, o capitão e a tripulação do Silver Star não demoraram, em mudar de rumo, em um esforço para auxiliar o SS Ourang Medan. Em questão de horas, divisaram o Ourang Medan subindo e baixando nas agitadas águas do Estreito de Malaca.

À medida que o Silver Star se aproximava do Ourang Medan, a tripulação percebeu que não havia nenhum sinal de vida no convés. Os norte-americanos tentaram contatar com a tripulação holandesa, mas foi em vão. Foi então quando o capitão do Silver Star decidiu reunir um grupo de abordagem. Os marinheiros escolhidos para abordar o navio Holandês não faziam nem ideia de que estavam a ponto de entrar em um dos maiores enigmas navais de todos os tempos.

Tripulação foi encontrada morta com o rosto demonstrando
muito pavor. O que aconteceu?
Tão logo subiram a bordo do Ourang Medan, rapidamente perceberam que os chamados de socorro não eram um exagero. O convés da nau estava cheio de cadáveres da tripulação holandesa, cujos olhos e seus braços pareciam olhar e agarrar os seus agressores invisíveis e em seus rostos petrificados com sua última expressão, haviam caretas de agonia e terror. Inclusive o cachorro, mascote do navio, estava morto paralisado em uma pose de intimidação e um horrível rosnado petrificado em seu rosto.

A equipe de abordagem encontrou os restos do capitão na ponte de comando, enquanto os cadáveres de seus oficiais estavam em diferentes locais da nau. O oficial de comunicações ainda estava em seu posto, tão morto como o resto, com suas mãos descansando sobre o telégrafo. Todos os cadáveres, segundo os relatórios, tinham os olhos muito abertos.

Enquanto desciam aos depósitos do navio, os membros do grupo de busca seguiam encontrando cadáveres, no entanto, o mais inquietante para os membros da tripulação norte-americana, foi que afirmaram ter sentido um frio extremo no ponto mais baixo do porão, apesar de que a temperatura no exterior eram de ardentes 40°C. A equipe norte-americana não encontrou evidências do motivo das mortes da tripulação do mercante Holandês, nem viu danos no navio.

O capitão do Silver Star decidiu rebocar o Ourang Medan até o porto, mas assim que a equipe enganchou o cabo de reboque ao barco holandês, notaram a presença de fumaça que saía dos porões do navio, especificamente do depósito numero 4.

O grupo de abordagem mal teve tempo de soltar o cabo de reboque e voltar ao Silver Star antes que o Ourang Medan explodisse com tanta força que se ergueu da água e afundou rapidamente.

A tripulação viu o barco holandês desaparecer sob as águas, sem dúvida todos suspiraram aliviados de que o cabo de reboque não tivesse arrastado eles também às profundezas.

Ao afundar o Ourang Medan, foi perdida toda a prova do barco, de sua carga e do que aconteceu com ele, entrando no reino dos mitos e lendas. Isso fez com que o Ourang Medan se tornasse um dos maiores mistérios marítimos da era moderna.

Uma grande explosão sepultou o navio no fundo do oceano. O que a causou?

As Primeiras Publicações Sobre o Ourang Medan

Como foi chegar ao público a história do Ourang Medan? Tudo começou com uma série de três artigos publicadas no jornal holandês-indonésio "De LOCOMOTIEF: Samarangsch Handels- en Advertentie-blad" em 03 de fevereiro de 1948, 28 de fevereiro de 1948 e 13 março de 1948.

No primeiro artigo, foi publicada a história que é basicamente a mesma descrita acima, mas há diferenças significativas.

- O nome do navio que encontrou o Ourang Medan nunca é mencionado,
- O local do encontro é descrito como a 400 milhas náuticas a sudeste das Ilhas Marshall.

Os 2 últimos artigos parece que foram deliberadamente ignorados pelos propagadores da historia, já que descrevem as experiências de o único sobrevivente da tripulação Ourang Medan, que foi encontrado por um missionário e nativos em Toangi, um atol nas ilhas Marshall.

O homem, antes de morrer, diz o missionário que o navio estava transportando uma carga mal acondicionada de ácido sulfúrico, e que a maioria da tripulação morreram por causa das emanações venenosas escapam de recipientes quebrados. De acordo com a história, o Ourang Medan estava navegando a partir de um pequeno porto chinês anônimo para a Costa Rica, deliberadamente evitando as autoridades. O sobrevivente, um alemão não identificado, morreu depois de contar a sua história para o missionário, que contou a história para o autor, Silvio Scherli de Trieste, Itália.

Livro de Roy Bainton em que
baseamos a nossa pesquisa.
O jornal holandês conclui com um aviso: Esta é a última parte de nossa história sobre o mistério da Ourang Medan. Temos de repetir que não temos quaisquer outros dados sobre este "mistério do mar". Também não podemos responder às muitas perguntas não respondidas na história. Pode parecer óbvio que este é um romance emocionante do mar. Por outro lado, o autor, Silvio Scherli, nos assegura a autenticidade da história.

Agora, a mais antiga referência conhecida em Inglês para o navio e o incidente é de maio 1952 e foi publicada nos Anais do Conselho da Marinha Mercante, publicado pela Guarda Costeira dos EUA.

Lembre-se que até agora só falamos de publicações contando a história, não estamos falando de um registro oficial do acidente.

O autor e historiador Roy Bainton, foi quem fez algumas das mais completas investigações sobre o Ourang Medan, publicando sobre o navio no livro "The Mammoth Book of Unexplained Phenomena: From bizarre biology to inexplicable astronomy (Mammoth Books)" que pode ser comprado na Amazon. Vamos nos basear neste livro para responde diversas perguntas referentes ao Ourang Medan, já que é uma das únicas literaturas publicadas sobre o assunto.

O Silver Star Existiu?

Sim, Roy Bainton conseguiu descobrir que o Silver Star realmente existiu. Ele foi construído em 1942 com o nome de Santa Cecilia. Mais tarde foi rebatizado de Silver Star e novamente nomeado Santa Juana, vindo a ser desmantelado em 1971.

É bom frisar portanto que o barco mercante não chamava Silver Star na época do resgate do Ourang Medan, em 1947, mas sim Santa Cecilia.

O Silver Star chamava Santa Cecília na época do resgate do Ourang Medan

E o Ouran Medan, Existiu?

Alguns pesquisadores especularam que se o Ourang Medan era um barco real, possivelmente procederia de Sumatra, que naquele momento era uma colônia holandesa conhecida como as Índias Orientais Holandesas. "Ourang" em indonésio significa "homem" e " Medan" é a maior cidade da ilha de Sumatra, o nome desse cargueiro seria "Homem de Medan." Mas, enquanto a etimología de seu nome poderia dar alguma pista quanto a sua origem, não existem registros do Ourang Medan.

Roy Bainton, em suas investigações sobre o Ourang Medan, encontrou becos sem saída em sua busca pela verdadeira história do navio. Eles pesquisou em diversos locais para ver se havia alguma referência a SS Ourang Medan, entre elas:

A Lloyd's Register sabe o nome e classificação de todos os
navios ao redor do mundo. Não encontraram em seus
registros nenhum chamado Ourang Medan. Estranho...
-  Lloyd's Register: Inicialmente ele pesquisou na mais antiga e uma das maiores sociedades classificadoras do mundo que reúne o nome e as classificações de todas as embarcações em atividade, mas não conseguiu localizar qualquer menção ao navio.

- Pesquisou o Almirantado da Grã-Bretanha, seu registro da Marinha e de Marinheiros e o Museu Marítimo de Greenwich, onde todas essas instituições e todos os velhos lobos-do-mar indicaram que não havia qualquer documento sobre o Ourang Medan.

- Procurou também nos Arquivos da Marinha Mercante da Holanda, em Amsterdã

- Por fim, foi pesquisar na Autoridade Marítima da Singapura. Aqui ele descobriu que de fato um navio chamado Medan, porém, fora desmantelado antes da Segunda Guerra Mundial.

Será que o Ourang Medan nunca existiu?

Surge uma Pista

Justo quando estava a ponto de abandonar sua investigação, Bainton conheceu o professor Theodor Siersdorfer de Essen, Alemanha, que havia estado pesquisando o caso durante os anos 50 e foi o primeiro em revelar os nomes dos dois barcos norte-americanos que haviam captado os pedidos de socorro do Ourang Medan.

Siersdorfer entregou a Bainton uma brochura de 32 páginas em alemão escrito em 1954 por Otto Mielke, intitulado "Das Totenschiffin der Südsee" ou "barco da morte no Mar do Sul". Mielke parecia saber muito sobre a possível rota do Ourang Medan, a carga, a tonelagem e a potência do motor e inclusive, ao que parece, o nome do capitão.

A brochura de Mielke dá também a data de junho de 1947 e adiciona outra peça importante ao quebra-cabeças; a suspeita de que na adega nº 4 do Ourang Medan poderia haver uma carga ilegal e altamente perigosa. De acordo com Bainton:

"... Há uma explicação tentadora para o desaparecimento físico do barco e seu sumiço nos registros. Mielke menciona um carregamento misto, muito letal no barco, 'Zyankali' (Cianeto de potássio) e nitroglicerina".

Nem é preciso dizer que isso seria uma mistura bastante perigosa em um laboratório com os protocolos de segurança mais altos, mas em uma adega de carga de um barco em mares agitados seria um pesadelo, isto poderia explicar a morte terrível da tripulação holandesa e a posterior explosão do barco.

O professor Siersdorfer também mencionou outro detetive marinho, Alvar Mastin, um alemão que morava na cidade de Hull, Inglaterra, na década de 1950 e que também procurava o navio holandês afundado.


A Procura de Tripulantes do Silver Star

Siersdorfer diz a Bainton que Mastin repetidamente tentou obter informações da Grace Lines, proprietária do Silver Star localizada em Nova Iorque, sobre a lista da tripulação e do livro de registros, mas recebeu apenas o silêncio como resposta.

O próprio Bainton então fez várias tentativas infrutíferas para ver se encontrava algum membro vivo da tripulação do Silver Star, sem sucesso.

A partir daqui vamos supor que o Ourang Medan existiu e apresentar as mais famosas teorias do que pode ter acontecido com ele.

Tripulantes do Silver Star tomaram chá de sumiço e nunca foram encontrados


Teorias do que Aconteceu com Ourang Medan

- Ovni: O excepcional pesquisador do "Experimento Filadelfia", Morris K. Jessup, acredita que a tripulação do Ourang Medan poderia ter sido atacada por extraterrestres, por razões desconhecidas...

- Fantasmas: Outros excepcionais entusiastas teorizam que a tripulação holandesa poderia ter tido um encontro com fantasmas do mar. Os partidários da opção do paranormal utilizam para confirmar sua teoria, as expressões nos rostos dos marinheiros mortos. Acrescente a isto, o frio anormal no porão de carga...

Esta são provas muito pobres, e soam mais a estórias contadas por marinheiros aos seus filhos ao redor de uma boa fogueira. Por conseguinte, se no momento descartamos extraterrestre e fantasmas, então podíamos estar tratando com...

- Causas naturais: Uma dessas teorias explica que a tripulação poderia ter sido asfixiada por uma nuvem de gás metano que brotaria a partir de uma fissura no fundo do mar e envenenaria os marinheiros. Esta explicação poderia ser válida se não fosse levada em conta a explosão descrita pela tripulação do Silver Star. Portanto, se as plumas de metano não foram as responsáveis pela tragédia, então poderia se tratar de um considerável acidente.

O autor Vincent Gaddis, em seu livro de 1965 "Invisible Horizons", propôs a possibilidade de que um incêndio ou a avaria no sistema da caldeira do navio poderia ter sido responsável pelo desaparecimento da embarcação.

Afirmou que o monóxido de carbono poderia ter se infiltrado causando à morte de todos a bordo, enquanto o fogo crescia lentamente pelo tempo suficiente de inflamar o combustível e provocar a explosão que afundou o barco.

Seriam os OVNIs algo haver com o desaparecimento do Ourang Medan


A Teoria da Unidade 731

Ainda mais aterrador, de acordo com Bainton, é a hipótese de que o Ourang Medan poderia estar carregando contrabando de gases de nervos ou armas biológicas fabricadas por cientistas japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Essas armas teriam sido fabricadas pela unidade 731, que estava sob o comando do nefasto bacteriológico japones, Shiro Ishii.

A unidade 731, unidade 1644 e unidade 100, foram projetadas para a investigação e desenvolvimento de armas químicas e biológicas para assegurar a vitória do Japão contra qualquer inimigo em potencial.

Ishii estabeleceu a Unidade 731 na China durante a Segunda Guerra Sino-japonesa, foi ali onde os cientistas de sua divisão levaram a cabo alguns dos experimentos biológicos mais abomináveis conhecidos pela humanidade durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa unidade secreta utilizou seres humanos - incluindo mulheres e crianças - em seus experimentos cruéis, que incluíram de tudo, de exposição a temperaturas abaixo de zero a estudar os efeitos de substâncias tóxicas no corpo humano.

Já fizemos um post e um vídeo sobre esta unidade 731, e recomendo você assistir antes de continuar.


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Onde entra o Ourang Medan nesta Teoria?

O general americano Douglas MacArthur, supostamente em interesse da defesa nacional, deu secretamente imunidade a Ishii e ao seu pessoal em troca de proporcionar aos EUA, sua investigação sobre guerra biológica, independentemente dos atos atrozes que cometeu.

Por esse motivo que esses materiais perigosos estariam sendo carregados no Ourang Medan quando poderia ter explodido diretamente um laboratório secreto, Bainton especula que talvez o governo dos EUA. - ou de outra potência mundial - decidiu utilizar como transporte um lento e pouco visível cargueiro holandês para levar a carga por razões de segurança e ocultação.

Bainton supôs que a água do mar poderia ter entrado no porão do barco, entrando em reação com a carga e libertando gases venenosos que depois de inalado, teria provocado a morte da tripulação. Nesse ponto, a água salgada poderia ter reagido com a nitroglicerina, gerando a explosão que teria causado o desaparecimento definitivo da nau. Bainton especula que seria por essa razão que os EUA apagou todos registros da existência do barco.

Ourang Medan é um dos mais famosos navios fantasmas

Conclusão

Apesar da explicação de Bainton de que os registros poderiam ter sido eliminados, o fato de não existir registros oficiai do Ourang Medan em lugar algum continua sendo um detalhe suspeito.

Algumas perguntas devem ser feitas:

- Os EUA teriam a capacidade de apagar de todos os locais a existência do Ourang Medan, em uma época onde tudo era registrado no papel?

- Os tripulantes do Silver Star sobreviveram a explosão. Teriam eles obedecido algum juramento e sidos leais até o leito de morte de não revelar nada desta terrível história?

Outra coisa que me faz crer que tem algo errado é o final da história conhecida: ouve uma explosão e tudo se perdeu. Isso dá a licença poética para nem tentar investigar, já que tudo desapareceu, e você deve acreditar no que está sendo falado somente.

Portanto, minha conclusão é de que enquanto não surgir nenhum fato novo, o Ourang Medan não passa de mais uma lenda...

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Pesquisa/Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes (acessadas em 07/04/2015):
- The Mammoth Book of Unexplained Phenomena: From bizarre biology to inexplicable astronomy (Mammoth Books)
- Roybaintonwrites.com: A MYSTERY SOLVED!: EVEN OLD SAILORS GET EGG ON THEIR FACES.
- Mysterios Universe.Org: Death Ship: The Ourang Medan Mystery
- Awesome Mysteries: The Ourang Medan
- An Infinite Mind: The Ourang Medan Explained
- Wikipedia.en: Ourang Medan
- Matome: 世界中に存在する真相が分かっていない謎と未解決事件
- Husigi Mystery: オーランメダン号の怪異
- AssombradO.com.br: Campo 731: Bactérias – A Maldade Humana
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