14 de abril de 2015

Oak Island. Resumão 3º Episódio da 2ª Temporada

Confira aqui o resumão de como foi o 3º episódio da 2ª temporada de Oak Island...

No final tem um vídeo meu falando do assunto...

Assombrados, neste episódios os caçadores de tesouro vão até a sala de Guerra e detalham sua teoria que liga Oak Island a Terra Santa. O caminhão com a nova broca chega e perfura o solo atrás do poço do dinheiro e o especialista em detecção de moedas encontras algumas coisas interessantes...

Clique aqui para ler o resumão do episódio anterior..

Detalhando a Teoria de Pulitzer e Raiford

O episódio começa na "Sala de Guerra" com os caçadores de tesouro profissionais J. Hutton Pulitzer e seu primo Aubrey Raiford. Eles no episódio passado disseram que tem uma teoria que liga Oak Island aos tesouros do Templo do Rei Salomão. Agora neste episódio eles vão detalhar a teoria.

Ele já começa falando que no fundo do poço está a Arca da Aliança! Dizem que os Fenícios trouxeram a Arca da Terra Santa para a Nova Escócia antes do Templo do Rei Salomão ser destruído pela primeira vez pelos Babilônios em 600 a.C.

Segundo Pulitzer, eles vão mudar a história da terra, e o chefe Marty diz ironicamente "Claro, se você puder provar isso que está falando!". Doeu... Continuando, diz que a pedra encontrada a 27 metros no Poço do Dinheiro na verdade é o dialeto dos Fenícios, e não código para ser decifrado, e que os Fenícios chegaram a ilha através de uma rota conhecida em 5 paradas.

Para provar a teoria das rotas, Pulitzer fala que são as moedas que definem as eras, como Bronze e Ouro e mostra uma moeda feita em Cartago, uma colônia dos Fenícios de 2.500 anos atrás, e que essas moedas foram encontradas em cada uma das 5 paradas.

Por fim ele mostra uma imagem das 3 moedas descobertas a 80 quilômetros de Oak Island vindas de Cartago e diz que o símbolo dos Fenícios é uma estrela de 8 pontas, o mesmo símbolo adotado pelo povo nativo da região. Para a história, eles tiveram o primeiro contato com o povo europeu no séc. XV somente, mas será que a história está errada e os Europeus chegaram a região muito antes, 2.500 anos atrás?

Marty pergunta sobre os Templários, e Pulitzer diz que eles estão ligados. Na verdade eles vieram não para cavar o poço, mas sim para procurar os artefatos! Eles também estavam procurando o tesouro.

A explicação termina e os Lagina e equipe dispensam Pulitzer e Raiford, e ficam discutindo tudo que ouviram, com bastante ceticismo.

Moedas de 2.500 anos atrás encontradas a 80 quilômetros de Oak Island

Em Busca do Túnel Halifax

Depois de vários dias de espera, a grande máquina perfuradora chegou. Eles estão ansiosos para começar.

O programa antes diz que eles precisam perfurar até 43 metros de profundidade e explica novamente o porque, citando que em junho de 1897 William Chapel estava perfurando quando encontrou uma misteriosa estrutura de madeira 46 metros abaixo. Eles determinaram que o objeto era uma grande caixa ou abóboda com 7 metros de altura e paredes feitas com madeira de 7 cm de espessura, e mais, parecia que o cofre estava coberto por um tipo de cimento. Dias depois, o buraco foi inundado pela água do mar, tornando impossível escavar e o poço ficou conhecido como Poço Chapel.

Mais de 40 poços foram cavados ao redor dele na tentativa de fugir das armadilhas, mas sem sucesso. Até que em 1966, Robert Dunfiel (falamos muito dele no post anterior) inicio sua busca invasiva pela caixa, cavando um buraco de 40 metros de diâmetro por 40 metros de profundida, que devido a alguns fatores colapsou. Dunfield tampou o buraco e nunca mais voltou. Só que o solo compactou e desceu 3 metros, por isso a busca hoje é por um buraco de 43 metros. (46 do original - 3 metros que compactaram).

Craig Tester e a equipe fizeram cálculos e determinaram dois lugares para a broca perfurar, na tentativa de localizar o túnel Halifax, um dos muitos feitos por caçadores de tesouro para chegar ao poço do dinheiro sem atingir as armadilhas. Esse túnel foi construído em 1867 ao lado do poço do dinheiro, e serve atualmente de guia, já que ninguém sabe mais onde ele está.

Marty Lagina, Dave Blankenship e Craig Tester estão supervisionando a perfuração e estão muito otimistas de que vão encontrar o túnel Halifax.

Começa a perfuração do primeiro local, e nada. Marty desanima e eles dirigem o caminhão para o próximo alvo. Começa a perfuração e quando está chegando em 30 metros, a broca trava. Eles precisarão jogar água para amaciar o solo e continuar perfurando. Só que a água pode deixar o buraco instável. Eles não conseguem novamente encontrar o túnel Halifax, para decepção de todos, e encerram a operação.

Os Lagina e parceiros terão de descobrir outra maneira de descobrir o poço do dinheiro.

Busca por Moedas da Época de Cartago

Rick, seu sobrinho Peter Fornetti, o caçador de tesouro Dan Henskee e o especialista em detecção de moedas Gray Drayton estão perto do pântano para tentar descobrir mais moedas, especialmente algumas mostradas pelos caçadores de tesouro Pulitzer e Raiford, da época de Cártago, o que poderia confirmar sua teoria de que os Fenícios estiveram em Oak Island.

De cara eles descobrem algo, mas é só um anel de metal dos anos 70. Em seguida encontram uma moeda britânica de 1771. Gray diz que é a primeira vez que encontra uma dessas na América do Norte.

Agora Rick pergunta porque umas rochas na praia são avermelhadas, e Dan Henskee diz que a ilha tem muito ouro de tolo, pirita, e que ela por algum motivo se transforma em ferrugem. Em 1577 um explorador trouxe mais de 1100 toneladas para a Inglaterra. A teoria diz que os túneis abertos por ele em Oak Island para extrair a pirita, foram usados para esconder os tesouros da ilha.

Eles voltam a busca de Gray descobre mais uma moeda, britânica também, datada de 1700. Isso trás a tona uma teoria nova. Inglaterra e Espanha brigavam pelos tesouros do novo mundo. Em 1762 a marinha britânica capturou o rico porto espanhol de Havana. Milhões de dólares foram levados para a Inglaterra, mas muitos acreditam uma parte do tesouro foi desviada para Oak Island, por pessoas desonestas. Será que o tesouro é ouro espanhol?

O Problema com a Legislação

No dia seguinte, a equipe desanimada se reúne na "Sala de Guerra" para falar com Robert Myra, conselheiro da área de Oak Island, que vai explicar para eles sobre o projeto de lei que pode encerrar as buscas, a lei 68.

O projeto foi debatido pelo conselheiros e um dos pontos é que o governo diz que quer ao invés de 10%, 25% do valor do tesouro, além de terem padrões arqueológicos rígidos de escavação.

Os Lagina diz que eles estão respeitando muito a ilha, seguindo as regras e tudo mais, e não entender porque um conselheiro propôs a lei 68.

Myra então faz a revelação que a lei 68 não é mais válida, mas diz que eles podem tentar aprová-la novamente no futuro. O governo então está apoiando a equipe e os Lagina pode se preocupar novamente somente com a ilha.

Legislador foi detalhar o que é a lei 168


Fazendo um Novo Buraco

Frustados por não encontrarem o túnel Halifax, Rick Lagina, Craig Tester e Dave Blankenship decidem voltar a estratégia original de localizar o poço do dinheiro por uma série de perfuração e extração de amostras do solo.

O caminhão de perfuração pesa 30 toneladas e tem muita força, suficiente para passar por densas camadas de madeira e pedra. Só que o problema passa a ser o peso, já que o solo onde querem perfurar é muito instável.

Eles decidem tentar e posicionam a broca. Colocam muita madeira e estabilizam o caminhão. Se eles encontrarem algo, saberão que estão no lugar certo e poderão ir para a próxima etapa, que é uma escavação completa ao redor do poço do dinheiro.

Primeiro terão de encontrar uma maneira de evitar ou bloquear a água do mar que inunda o poço. Então vão ter de cavar um enorme buraco e torcer para não desmoronar.

Só que a broca começa a afundar na lama! Séculos e séculos de perfuração e escavação deixaram o solo macio e instável. O perigo é algum túnel lá embaixo desabar. São mais de 220 anos de escavação no local afinal!

Eles então colocam esteiras no caminhão e conseguem tirar ele do local, além de taparem o buraco aberto com pedras.

O caminhão finalmente é estabilizado e eles iniciam a escavação.

Fim deste episódio!
Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes
Comentários