5 de março de 2015

Webdriver Torso: O Canal mais Misterioso do Youtube


Canal do Youtube tem dezenas de milhares de vídeos, praticamente todos com o mesmo padrão visual e sonoro. Qual o objetivo?

No final tem um vídeo meu falando sobre o assunto...

Assombrados, o canal Webdriver torso explodiu em junho de 2014, quando o descobriram. Este post foi um dos primeiros do Brasil a falar sobre ele. Agora, estou o atualizando para vocês.

Fazer vídeos para o Youtube não é fácil. Apesar de parecer para muitos. Leva tempo pesquisar, gravar, editar, upar e divulgar. Mas isso não é problema para um canal chamado Webdriver Torso, que ficou conhecido em  maio de 2014, apesar de ter sido criado em 7 de março de 2013.

Os responsáveis pelo canal publicavam vídeo com uma velocidade impressionante. De segunda a segunda, todos os dias da semana, são publicados dezenhas. Só no Natal de 2014, foi publicado 400 vídeos, média de um a cada 2 minutos.

Características dos Vídeos

Até junho de 2014, praticamente todos os vídeos seguiam um mesmo padrão:

- duração: 11 segundos
- apresentam 10 slides com uma estranha combinação de retângulos azul e vermelho sobre um fundo branco
- sons que vão se modificando fazendo parecer que ali existe alguma mensagem secreta codificada.
- cada vídeo é único, mas o formato é o mesmo

Segue os 5 vídeos mais vistos do canal:

. . . . .
Atualmente, são enviados videos com duração diferente, 1:41 e 25:01 minutos e ele tem mais de 200 mil vídeos publicados.

Dois vídeos destoantes...

Dentre os milhares de vídeos, existem 2 que destoam:

- O primeiro vídeo postado no canal. Ele é bloqueado em todo o mundo e só é possível ver na França, mediante pagamento de 1.99 euro. Foi postado mais de um mês antes de começarem a aparecer os vídeos que popularizaram o canal. Trata-se de um pequeno trecho do 10º episódio da segunda temporada do desenho animado Aqua Teen Hunger Force, o que só deixa a coisa mais estranha, e acrescenta um ar de brincadeira, de uma grande trolagem, ou quem sabe de um jogo, reforçando a ideia de um desafio aos internautas e especialistas em linguagens codificadas mundo a fora.

Aqua Teen Hunger Force
- Um vídeo com uma filmagem de 05 segundos da torre Eiffel de Paris, é um deles. Informação que combinada com as cores nos vídeos pode ser mesmo um indício de que sua origem é francesa, pois casam com as cores da bandeira do país. Junto com esse vídeo de exceção apareceu o único comentário postado até hoje pelo canal: "Matei is Highly Intelligent" (Matei é altamente inteligente). Segue abaixo:

.
Google entra na Brincadeira

Diante do sucesso do canal, O google resolveu entrar na brincadeira e programou seu buscador e o Youtube para responderem de maneira diferente quando alguém pesquisar por "Webdriver Torso"

- Youtube: os resultados aparecem em vermelho e azul e um contador no canto inferior esquerdo. Faça o teste! Acesse https://www.youtube.com/


- Google: Se você digitar também na busca do Google, o logo da empresa é substituído por retângulos brancos, azuis e vermelhos, referencia clara aos vídeos postados no canal. Faça o teste.



Quem está criando os vídeos?

Os especialistas em tecnologia da BBC,
Spencer Kelly e Stephen Beckett tentam decifrar o
canal Webdriver Torso
Ninguém sabe! A equipe de tecnologia da BBC tentou desvendar, mas não conseguiu.

Inicialmente, pensou-se que pelas cores (vermelho, azul e branco são cores da bandeira russa) seria russo. Não esqueça que a rádio mais misteriosa do mundo, a UVB-76/MDZhB, que transmite a mais de 30 anos somente "bips", com raras mensagens enigmáticas, é russa.

Mas com a descoberta de um vídeo da torre Eifel, o foco mudou para a França, já que vermelho, azul e branco são cores da bandeira francesa também. Hoje é quase certo que os vídeos são franceses.

Agora, fica a pergunta se Webdriver Torso é uma pessoa ou uma máquina, pois pela quantidade e velocidade que são postados os vídeos, parece ser uma máquina programada.

Não podemos esquecer dos alienígenas!

Qual o objetivo?

Mais uma pergunta que ninguém sabe a resposta! Vamos a algumas hipóteses:

- Nova geração de estações de números: O blog Boing Boing sugere que Webdriver possa ser uma nova geração de estações de números. Com a finalidade de utilizarem para transmitir comunicações secretas a espiões em campo, através de listas de números ininteligíveis de estações difusoras de números ou letras em código Morse, acessíveis por rádio de ondas curtas, não tendo sentido para a maioria das pessoas, mas sim, exclusivamente para o destinatário pretendido que possui os códigos para descriptografar a mensagem.

- Um Desafio do Cicada 3301. Cicada 3301 é um nome dado a uma organização misteriosa que ninguém foi capaz de identificar até agora. É responsável por, pelo menos nos últimos 3 anos, enigmas complexos de raciocínio que são dispostos em diferentes partes do mundo, como Havaí, Polônia, Espanha, Austrália e Coreia do Sul. Talvez esse seria um desafiante quebra-cabeças intensamente difícil, projetado para ser parte de um teste destinado a recrutar talentos em criptografia ainda não descobertos.

- Alienígenas!: O canal compartilha parte de seu nome com Selinium WebDriver, uma ferramenta usada para testar sites. Um membro da equipe de desenvolvimento da Selinium WebDriver, no entanto, negou que tivesse alguma coisa a ver, dizendo ao site de notícias The Daily Dot que bem poderiam ser extraterrestres, upados por alienígenas. Isto é, alienígenas que usam o YouTube :)

- Teste Automatizado: Uma explicação relacionada foi apresentada pelo the Guardian, ao qual falou o engenheiro de software Isaul Vargas, que disse que havia visto um vídeo com esses padrões - criado pelo provedor de caixas receptoras de televisão YouView - filmado em uma conferência. Quando a BBC falou com o Senhor Vargas, ele reconheceu que havia se enganado: "Eu encontrei o vídeo e quando eu o assisti novamente, descobri que não era o caso, havia um padrão de teste diferente." No entanto, acrescentou que ainda achava que os padrões poderiam ser o resultado de algum tipo de testes automatizados.

Resolvendo o Mistério...

O blogueiro italiano Ventuno/21 fez um trabalho de detetive por várias semanas atrás de pistas que o levassem à origem do Webdriver Torso. Primeiro, ele assistiu milhares de vídeos e descobriu um vídeo com o famoso RickRoll.


A explicação sobre ser algo alienígena cai por terra aqui (a menos que os ETs sejam zueiras).Ventuno prosseguiu em suas pesquisas, e vou liberalmente copiar a parte abaixo do E-Farsas:

... o perfil Webdriver Torso fazia parte de uma rede de contas chamada ytuploadtestpartner_torso. De posse dessa informação, o italiano descobriu uma série de outras contas com vídeos semelhantes até chegar a uma conta no Google+ associada a ytuploadtestpartner_torso e, a partir daí, chegou à uma conta no Facebook e uma no Twitter (agora, essas contas já foram bloqueadas e/ou excluídas).
A conta “Timmy Tester” no Facebook mencionava o nome “Johannes Leitner” em algumas uma postagens. Leitner é um funcionário do Google que tem um colega de trabalho chamado Matei Gruber, que trabalha em Zurique. “Matei” é o único nome que foi mencionado em um clipe da Torre Eifel publicado no canal do Webdriver Torso.

Analisando mais alguns vídeos, Ventuno descobriu que alguns clipes da redes de filmes da qual o Webdriver Torso fazia parte foram feitos no escritório da Google em Zurique. No entanto, a medida em que ele ia publicando suas descobertas dos vídeos em seu blog, o YouTube ia bloqueando os endereços, tornando-os privados.

Depois que essa investigação do blogueiro ficou conhecida na web, ficou claro que o Google poderia estar por trás dessa história, tentando esconder seus rastros...

Google Revela a Verdade

Vendo que o blogueiro Ventuno/21 estava para matar a xarada, o Google emite um nota no site Engadget, onde diz que

Webdriver Torso é apenas um canal usado para testes, onde os engenheiros da corporação enviam esses vídeos e, em seguida, os comparam com os originais para verificar se houve alguma queda na qualidade dos vídeos enviados.

Aparentemente, o conteúdo é sem importância, apenas um arranjo randômico de formas e sons. De acordo com uma fonte do YouTube, eles são extremamente simples de serem feitos.

O Google então confirmou o envolvimento e enviou uma explicação oficial.

“Nós nunca lhe daremos um upload lento ou com perda de qualidade de vídeo, e nós nunca vamos deixar você para baixo, achando que YouTube tem baixa qualidade de vídeo. É por isso que estamos sempre fazendo testes como fazemos no Webdriver Torso”




Conclusão

Não foi desta vez que os ETs entraram em contato conosco. O canal Webdriver Torso é um canal criado pelo próprio YouTube para testar a qualidade dos vídeos enviados para ele. Era para ele ser desconhecido pelo público, mas a informação vazou e eles foram obrigados a revelar a verdade.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fontes (Acessadas em 16/05/2014):
- BBC: Webdriver Torso YouTube mystery clips' French connection
- Wikipedia.pt: Rickrolling
- SteveJobsZombie: O canal mais misterioso do Youtube
- The Guardian: The truth behind one YouTube account's 77,000 mysterious videos
- Noite Sinistra: Cicada 3301: Outro mistério da Deep Web
- E-farsas: Revelado o mistério do Webdriver Torso
- Mundo Gump: Webdriver torso e a necessidade humana de criar e desvendar mistérios
Agradecimentos ao rusmea.com que me ajudou com algumas traduções.
Comentários