13 de janeiro de 2015

O Mistério do Usuário 666: O Canal do Diabo

Será que o capiroto tinha um canal no Youtube? Existe uma lenda que diz que sim e que ele seria o usuário 666 do Youtube. Só que o canal foi desativado, mas um vídeo que roda a internet mostra um rapaz que conseguiu acessá-lo...

No final tem um vídeo meu sobre o assunto...

Assombrados, foram muitos e muitos pedidos e finalmente trago para vocês a matéria sobre o usuário 666. Foi uma grande pesquisa e gostaria de agradecer ao rusmea.com que me ajudou bastante.

O User/666 é uma lenda urbana sobre um misterioso vídeo que mostra o que acontece quando alguém pesquisa pelo nome de usuário "666" na url do Youtube atualizando a página várias vezes.

Esta lenda urbana tem criado alguns rumores, um dos quais é que o canal original "666", continha um vírus que mudaria todo o texto em números seis...

A História

Em 2006, não se sabia muito do Youtube e tudo o que dava ver na comunidade eram apenas pessoas upando vídeos de gatos. Mas um usuário em particular causou polêmica o suficiente para ser notado. Existem rumores de que o canal "666" teria postado uma tonelada de gore pornô e fetiche sangrento fazendo com que fosse removido mas que seria mesmo assim, acessível  na época.

Um dia, uma pessoa do YouTube postou sua experiência com o canal a partir de um extinto blog:

Imagem de como seria o canal do usuário 666
"Eu trabalhei para o Youtube em 2006. Eu era um trabalhador ocupado, e eu recentemente publiquei vídeos aqui. O que eu não sabia é que alguns dos moderadores do YouTube suspenderam uma conta do YouTube. Eu perguntei a eles o que era, mas eles não me quiseram dizer.

Fiquei me perguntando por que eu não tinha permissão para ir nessa página, para saber o que era. Mas então, um dos moderadores me entregou um pedaço de papel com algo escrito. Era um link. Ele me implorou para não perguntar sobre o nome do usuário secreto nunca mais. O link levava a um canal do Youtube e dizia: 'www.youtube.com/user/666.' 

Fui para casa depois do trabalho, e digitei ele no meu computador. Eu descobri que a conta fora suspensa.

Mas, quando eu atualizei à página várias vezes, algumas coisas mudaram. Todas as tags do vídeo se transformaram nas letras "X 666" e cada texto único na tela dizia '666.' Pensei que alguém estava 'hackeando' meu computador, mas eu neguei e em seguida atualizei.


Só então, um canal apareceu. Era o canal '666'. Olhei alguns dos vídeos, a maioria deles eram loucos. Um vídeo continha quatro bebês torcendo sua cabeça. Outro vídeo mostrava gráficos rodando.


Eu decidi sair de um vídeo e ir para outro, mas apareceu um pop up em branco. Eu cliquei no botão em branco, e ele me levou para um outro vídeo do '666'.

O vídeo mostrava uma mulher se afogando em uma poça de sangue e coisas nojentas acontecendo. Achei asqueroso, então eu decidi pausar o vídeo. O navegador não me deixou, porque não estava respondendo. Decidi, então, fechar o Internet Explorer, mas não se moveu. Eu também tentei ir para outro vídeo também, mas ele não queria funcionar. Eu achava que não havia maneira de sair até que eu pensei...


'O botão de desligar! Claro!' Decidi desligar meu computador para que o vírus não se instalasse no PC, mas o botão não funcionava. Botões de desligar sempre respondem! Eu sabia que eu estava 'hackeado'.


Toda a esperança estava perdida. Eu não podia sair do Explorer e o vídeo continuava seguindo em frente. E não havia nada para impedir. A garota no vídeo continuava aparecendo para mim, olhando-me com sons e batidas aleatórias.


Então, a mulher da filmagem bateu com a mão para fora do quadro do vídeo, e o meu Internet Explorer caiu.


Depois de alguns dias, eu fui demitido depois de passar por essa experiência terrível com o canal 666. Foi quando eu pensei que: 'Poderia ser realmente feito pelo diabo? Seria uma brincadeira para assustar usuários do YouTube?' De qualquer maneira, esse mito é muito misterioso. Eu não tenho conseguido dormir depois de assistir esses vídeos. Eu gostaria de saber quem fez ... " 

A página que conteria esse texto foi então extinta 2 dias depois que o blog fora criado. Quando alguém supostamente entra no blog, uma mensagem em pop-up saltaria dizendo: "Removido pelo Administrador - Código de erro: '666.'"

É notória uma nota que roda por praticamente todas as webs que tratam deste assunto, de que esse mesmo blogueiro pediu para que publicassem o seguinte alerta:

"Nunca vá nem atualize o usuário "666". Quando você tiver terminado, isso nunca irá parar e não será possível sair..."

Esperamos que ninguém nunca tente isso...

Alguém Conseguiu Acessar o Canal 666 e Gravou

Como podem ver, é um autêntico mistério que surgiu desde que alguém subiu um vídeo no Japão mostrando como um usuário conseguia entrar no "Canal do Diabo no Youtube". No tal vídeo, se pode apreciar como o usuário escrevia na barra de endereços o número "666", completando a url do youtube e atualizando várias vezes dando como resultado este (terrível) vídeo:

.
O usuário que gravou este vídeo teria desaparecido misteriosamente deixando apenas em seu apartamento, um PC desmontado que quando conseguiram extrair as informações do HD, seus amigos viram esse conteúdo e uparam no youtube.

Bom isso é o que dizem e deu muito o que falar pela Internet e mais ainda no youtube.

Tentando Acessar o Canal

Após todo o mencionado e apesar de que o sistema do Youtube foi totalmente atualizado, decidimos tentar acessar o famigerado canal, para constatar que o site só respondia "Esta conta foi encerrada devido a violações graves ou repetidas das Diretrizes da comunidade e/ou a reivindicações de violação de direitos autorais."

Tente acessar: https://www.youtube.com/user/666

A realidade é que a veracidade deste vídeo é posta em dúvida já que que vários usuários do youtube tentaram o mesmo método inúmeras vezes sem resultados, gerando várias teorias como:  "é preciso acessar de um pc japonês, tem que fazer à meia noite, é preciso estar completamente só" etc. Inclusive há muitos vídeos que mostram como não acontece absolutamente nada.

O Canal Existiu?

Mas será que um dia existiu o canal do usuário 666? Sim. Pois quando tentamos acessar aparece a mensagem "Esta conta foi encerrada devido a violações graves ou repetidas das Diretrizes da comunidade e/ou a reivindicações de violação de direitos autorais."

Isso quer dizer que a conta já não existe mas que de fato alguém criou o canal e depois foi bloqueado e excluído por denúncias ou por violar as normas de youtube, ou seja, o usuário existiu de verdade.


Imagem mostrando que o canal existiu um dia, mas foi encerrado.

Imagem da tela exibida pelo Youtube quando um canal na existe.



Print do perfil do usuário do canal 666. Diz que ele criou o canal em 30/12/2005 e não tinha no momento nenhum vídeo publicado

O Canal Nana825763

Pensamos que efetivamente era um farsa feita por alguma mente doentia, mas após pesquisarmos um pouco mais, descobrimos que de fato existe um usuário do Japão que diz ser o autor do vídeo, seu nome é Nana825763. Inclusive todos os seus vídeos no Youtube são igualmente horrendos, muito perturbadores...

Este é o atual canal de Nana825763 e nele existem muitos vídeos que o ligam diretamente ao vídeo do usuário 666. Vamos falar de alguns deles abaixo.

Imagem do canal Nana825763 no Youtube


O Vídeo assistido no Vídeo

Você reparou que no vídeo feito pelo rapaz que acessou o canal do usuário 666 mostrava uma mulher no player? Pois no canal do Nana825763 existe esse vídeo completinho:

Cena do vídeo do usuário 666 que mostra a mulher no player... Abaixo o vídeo que ele estava assistindo.


.
O Vídeo Another Youtube

Naturalmente que Nana825763 pode não ser o original pois existem muitos, no entanto esse canal é o que mais concorda com a investigação. Ainda mais que Nana825763 criou uma sequência intitulada Another YouTube, (Literalmente "Um Outro Youtube") com um teor e textura parecidas com o do vídeo original da busca pelo canal "666".


.
Formigas e mais Formigas

Cena da série Queen Ant A-chan's Egg Diary
A pessoa por trás do canal nana825763 é fissurada em formigas. Elas aparecem em quase todos os vídeo que ele tem no canal. Aliás, ele tem até uma série dedicada a elas chamada: Queen Ant A-chan's Egg Diary que está atualmente no episódio 15.

Em outros vídeos, aparece um dedo esmagando formigas. Mas o que ele quer dizer com isso?Possivelmente se trata de um jogo de palavras envolvendo a palavra "Ari" em japonês que tanto pode ser "formiga" como pode ser "ter", "haver", ou "existir", assim que "Ari Koroshi", (matar formiga) poderia ser "Koroshi ari" que significa "Há morte".

Imagem retirada do vídeo "none" mostrando um dedo esmagando uma formiga


Investigando na Internet Japonesa: sm666

Sabemos que o canal 666 foi acessado no Japão por causa do texto no navegar do vídeo ser todo em japonês. Também sabemos que o usuário nana825763 é japonês. Então pedi para o rusmea.com dar uma vasculhada no internet japonesa em busca de novas informações.

Ele descobriu que os vídeos do canal nana825763 foram originalmente publicados no site de vídeos Nico Nico Douga do Japão, (não necessariamente por Nana825763) onde por lá é conhecido por "usuário" sm666 e que por sinal, o canal também foi excluído pela moderação do site japonês.

Página da Nicopedia mostra como era o canal sm666


Muitos ainda tenta acessar esse canal, e gravam suas tentativas, Abaixo anexamos um vídeo com uma delas, até para mostrar a vocês como é o Nico Nico Douga, site só acessível por login e senha:

.

Tradução das frases selecionadas com o mouse:

"Não foi possível reproduzir o vídeo sm666. O acesso não é possível no momento ou há uma grande possibilidade de ter sido deletado."

"Por favor, evite acessar de forma repetida em um curto espaço de tempo. Pedimos a sua colaboração para aliviar o congestionamento do servidor."

Conclusão

Na nossa opinião, pode se tratar de uma excelente manipulação digital envolvendo vários programas como sonyvegas, photoshop, flash etc. e dedicação de muito tempo para que parecesse real.

Tudo leva a crer que o vídeo do usuário 666 foi feito digitalmente por nana825763, e que o canal apesar de ter existido um dia, não é o que mostra no vídeo.

Claro que com isto não queremos descartar nem decepcionar a muitos que acreditam no lado possivelmente real do vídeo. Verdadeiro ou falso, só nos resta dizer que o tema é muito interessante.

UPDATE 26/02/2015! Usuário 666: Confirmação do usuário Nana que foi ela que fez o vídeo

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Investigação/Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes (acessadas em 12/01/2015):
- Its Jerry and Harry
- Canal nana825763
- Nicopedia
Comentários