5 de janeiro de 2015

O Espetacular Mirin Dajo, O Homem que Atravessa Espadas pelo Corpo

Imagine você sendo atravessado por uma espada, de um lado a outro. Perigo de morte, correto? Não para o incrível holandês Mirin Dajo, que fez isso e muito mais...

No final tem um vídeo meu sobre o assunto...

Assombrados, confesso que quando assisti as imagens me embrulhou o estômago! My God, o que era aquilo que eu estava vendo???? Sou sensível a ver sangue, essas coisas, me cai a pressão.. Sou maria mole hauhah, mas não resisti em trazer o assunto para vocês.

Recentemente fazendo uma matéria sobre Mágicas Demoníacas, vi uma cena do mágico David Blaine espetando a mão com um picador de gelo na frente de um médico que ficou pasmo. A cena é realmente impressionante, pois ele pode perfurar nervos, veias ou outra coisa e afetar o funcionamento de sua mão.

Mas e se eu te dissesse que um homem foi muito além e atravessava espadas e florestes pelo seu corpo todo? Sim, isso mesmo, o cara chegava até a atravessar o próprio coração! E não acontecia nada com ele.

Mirin Dajo com um florete atravessando o corpo
Conhecido como Mirin Dajo, impressionou pessoas pelo mundo tudo com sua habilidade. Nascido como Arnold Gerrit Henskes (06 de agosto de 1912 - 26 de maio de 1948), mudou seu nome para Mirin Dajo (do Esperanto “Maravilhoso Dajo”).

Segundos relatos, viajou para a Índia e aprendeu técnicas de faquirismo. Aos 33 anos ele disse que seu corpo era invulnerável e começou a se deixar ser espetado pelas pessoas. Posteriormente, ele começou a apresentar os números mais complexos, onde floretes e espadas atravessavam seu corpo, sempre após entrar em transe.

Mirin Dajo dizia que tudo que fazia era para mostrar que existia uma fonte maior, Deus, que o protegia e que o materialismo só resultava em miséria e guerra.

Agora o florete o atravessa lateralmente!
Muitos duvidaram da veracidade de seus feitos e então no dia 31 de Maio de 1947, Mirin Dajo no Hospital de Zurique, perante os médicos, com verificações Radiográficas, deixou-se atravessar com um florete, de lado a lado, todo o corpo, inclusive o coração! Para ele era exibição corriqueira, e constam fotografias, atravessar-se com estiletes o braço, as maçãs do rosto, a parte da frente do pescoço, a língua, etc.

E corria com um florete atravessando-lhe o fígado, ou os rins, ou o estômago. Trata-se de pura técnica, embora muito apurada.

Possível Explicação

Esta imagem mostra uma espada atravessando seu coração!
Mirin Dajo dizia que era Deus que o protegia, mas o blog e-farsas apresentou uma possível explicação.

A teoria mais provável e aceita até hoje é a de que o corpo do homem foi preparado por vários anos até que ele conseguisse atingir seus feitos. Os trajetos por onde as lanças atravessam seu corpo foram feitos aos poucos! O corpo do faquir possuía várias fístulas.

O Espinho de Metal que matou
Mirin Dajo
Quando as mulheres (e muitos homens) fazem furos nas orelhas, os buracos cicatrizam e ficam abertos somente enquanto houver um objeto impedindo o fechamento, no local. Se a pessoa ficar sem o brinco por um longo período, por exemplo, o buraco fecha novamente.

Assim eram os furos no corpo de Mirin Dajo. Provavelmente com a ajuda de seu fiel auxiliar (somente ele era autorizado a introduzir os objetos no corpo de seu patrão), Dajo ia perfurando seu próprio corpo, dia após dia, centímetro a centímetro. Quando o ferimento começava a cicatrizar, o objeto pontiagudo era enfiado na ferida novamente, até que depois de algumas semanas a lança varasse seu corpo. Depois, o maluco tinha que ficar com algum pedaço de metal nos túneis criados até poucos minutos antes das apresentações, quando eram retirados.

Podemos ver no vídeo que o auxiliar do faquir só coloca as lanças apenas nos locais que já possuem cicatrizes.

Morte

Dajo maravilhou e intrigou as plateias da Europa por anos até que em maio de 1948, depois de afirmar ter ouvido uma voz lhe mandando engolir um enorme espinho de metal, foi internado para realizar a extração do prego de dentro de seu corpo. Após uma cirurgia, ficou cerca de 10 dias num estado hipnótico, e morreu no hospital.. Biópsias revelaram que ele faleceu, aos 36 anos, devido a uma ruptura da artéria aorta.

.
Fontes (acessadas em 22/12/2014):
- Wikipedia.en: Mirin Dajo
- Wikipedia.pt: Mirin Dajo
- E-Farsas: Mirin Dajo, o faquir que atravessa espadas pelo seu corpo
Comentários