11 de dezembro de 2014

O Cavalo Negro Voador da Arábia Saudita. Sinal do Apocalipse? Acho que não...

Um vídeo viral que aparenta ser um cavalo voador nos céus de Jeddah , Arábia Saudita. Em uma montagem (de muita baixa qualidade ), podemos ver flashes de luzes iluminando o céu escuro, e podemos ouvir um homem entusiasmado falando em algo que soa como arábico , aparentemente recitando versos do alcorão.

A origem da montagem é desconhecida. No entanto, é um caminho para a fama viral que começou no dia 24 de Novembro de 2014 quando uma filipina chamada Angel Louise Dela Cruz fez um upload no Facebook. Ela não afirma ter feito o vídeo , também não diz onde o encontrou. Dias depois ele (vídeo) foi carregado no YouTube por outros e foi intitulado " O cavalo negro voador em Jeddah, Arábia Saudita", ou "Cavalo voador visto em Makkah". E já foi visto mais de um milhão de vezes no YouTube .

.
O que é exatamente essa criatura no céu? Uma teoria popular é que é o Buraq, um cavalo legendário que foi transportado pelo profeta Muhammad. Do Wikipedia:

A história contada mais comum é a de como no século 7, Al Buraq carregou o profeta islâmico Muhammad de Mecca para Jerusalém e de volta durante o Isra e Mi'raj ou "Jornada da Noite" , que é o título de um dos capítulos (dura), Al Isra, do Quran .

No entanto , o único problema com essa teoria é que o Buraq possui asas, e a criatura do vídeo não possui.

Outra teoria identifica o cavalo com a escatologia Cristã, argumentando que é o cavalo negro profetizado no livro do apocalipse. O Philippine News explica:

Alguns crentes cristãos citam uma passagem do livro de Apocalipse 6:5-8 que diz : E foi aberto o terceiro selo , ouvi a terceira besta dizer 'venha e veja'. E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava assentado sobre ele tinha um par de saldos em sua mão".

De acordo com alguns estudos bíblicos, no livro do Apocalipse, o cavalo negro representava fome. O cavalo negro que foi visto descendo do céu entre nuvens e trovoadas estava ligado por alguns internautas como sendo o cavalo negro do "Apocalipse".

Mas, finalmente, os observadores mais céticos rapidamente apontaram que o objeto no céu é provavelmente apenas um balão cheio de hélio em forma de cavalo. Esses balões são aparentemente vendidos em uma loja em Jeddah. Na imagem (abaixo), que promove esta teoria desmascarando o vídeo está recentemente circulando no Facebook.

Assumindo que a teoria do balão é correta, o vídeo não parece ser uma fraude deliberada, mas sim um caso de pessoas interpretando montagens inexplicável de formas fantasiosas.



Em agosto de 1937, houve uma fraude deliberada envolvendo uma criatura balão (balão em forma de criatura),  quando os moradores de Nantucket informaram avistar uma piscina gigante monstro marinho no oceano. O monstro acabou por ser um balão inflável criado para a Macy Thanksgiving Day Parade ( Parada do dia de ação de graças da Macy) e foi lançada no mar como um golpe publicitário.

Texto traduzido do Hoaxes.Org pela leitora Fabiana. Obrigado!
Comentários