3 de novembro de 2014

Tempestade Solar: Muito Mais que 6 dias de Escuridão...

Imagine ficar sem eletricidade por meses ou até anos. Consegue pensar nisso? Na verdade isso pode acontecer caso a Tempestade Solar perfeita atinga nosso planeta...

Tem um vídeo no final onde falo sobre o assunto...

Depois de ler sobre o que pode acontecer conosco se uma grande Tempestade Solar atingir a Terra, você vai ver que os 6 dias de escuridão divulgados pela NASA são é uma benção :)

Os 6 dias de Escuridão

É assombrados, na internet tem de tudo conter boato e a bola da vez são os 6 dias de escuridão completa da Terra. Não recebeu e-mail ou leu em algum site? Então vamos lá;

A NASA informou que a Terra ficara completamente as escuras de 16 e 22 de dezembro, devido a uma grande tempestade Solar. O alerta teria sido emitido na segunda quinzena de outubro de 2014 e diz que a tempestade solar vai lançar muita poeira na atmosfera. Muita gente ficou assustada, mas é pra ficar mesmo?

Claro que não! Isso é tudo mentira, balela! Primeiro, Tempestade Solar não carrega poeira. Segundo, estamos protegidos pelo campo magnético da Terra ou pela alta atmosfera, que atuam como um escudo. Não vai chegar a superfície para levantar poeira. (Alguém lembrou da música da Ivete Sangalo???)

Mas Mateus, o que é uma Tempestade Solar?

Equipe da NASA teria advertido sobre os 6 dias de escuridão. Tudo mentira!


O que é uma Tempestade Solar?

Para explicar bem rapidamente: Tempestade Solares são explosões na superfície do Sol :) Tá bom vai, vou falar um pouquinho mais.

O Sol tem um ciclo conhecido de 11 anos onde ele alterna calmaria com instabilidade. E este ciclo está diretamente ligado a manchas solares, que são as zonas mais frias no Sol, com intensos campos magnéticos. Este locais acumulam uma camada de plasma que não deixa sair os prótons e elétrons que são gerados a partir da fusão nuclear, assim, quando a pressão não suporta mais, ocorre uma explosão,  uma tempestade solar, caracterizada pela liberação, através de uma grande explosão, chamada erupção solar, dessas partículas superaquecidas.

Não se preocupe se nunca ouviu falar de uma tempestade solar. É recente o interesse das pessoas pelo tema, por causa da nossa cada vez maior dependência da tecnologia.

Ocorrem muitas explosões solares todos os anos, mas elas são na maioria completamente inofensivas, e nos trazem um belo espetáculo chamado Aurora Austral e Boreal.

O negócio fica série quando uma grande tempestade solar vem em direção ao nosso planeta. Sabe o que pode acontecer?

Olha o tamanho da Terra perto dessa erupção solar!


O que pode Acontecer na Terra?

Transformadores podem ser danificados e muitos
lugares poderiam ficar até anos sem eletricidade...
Com os seres vivos praticamente nada, mas poderemos ficar dias, meses ou anos sem eletricidade! Ai sim a coisa fica feia... Hoje dependemos da tecnologia. Agora imagina ficarmos sem eletricidade? Ia ser o caos, voltaríamos no tempo.

O interessante é que quando ocorre um desastre natural aqui no planeta, como enchentes, terremotos ou tsunamis, geralmente são as áreas menos desenvolvidas que sofrem mais. Agora, com tempestades espaciais ou geomagnéticas, quem mais sofre são países ricos, pois são mais desenvolvidos e dependentes da tecnologia!

Uma tempestade potente vai danificar muitos satélites artificiais em órbita. Aliás, a maioria tem um dispositivo para ser desligado e proteger a parte eletrônica, mas alguns não podem se dar a esse luxo, como por exemplo os satélites do GPS. Até a ISS tem um lugar com paredes mais grossas para proteger os astronautas de uma tempestade solar.

Rádios também seriam afetadas. Diga adeus a UVB-76...

Mas o pior ocorreria se os transformadores. Eles pegariam foto e ai amigo, o negócio ficaria muito, muito sério, pois não teríamos eletricidade! Aliás, ficaríamos até anos sem eletricidade!

Recomendo assistir o episódio da série Desastre Perfeito sobre o assunto.

.
Métodos de Detecção

Vixi. Aqui pegou heim. Nossa primeira defesa contra as tempestade solares é o escudo magnético da Terra. Ele consegue resolver o problema mais de 99% das vezes, mas ocorre que de vez em quando ocorre uma explosão tão grande no Sol que o escudo magnético não dá conta e é ai que o bicho vai pegar.

Satélite SOHO
Tentando descobrir explosões deste porte, existem diversos satélites artificiais no espaço, como a sonda Solar and Heliospheric Observatory (SOHO). É uma sonda espacial não-tripulada da Agência Espacial Europeia (ESA) e da NASA. Foi lançada em dezembro de 1995, com a finalidade de estudar o Sol.

No ano de 2010, a NASA lançou o Laboratório de Dinâmica Solar, na qual envia imagens do Sol para os cientistas em tempo real. Assim, as tempestades solares podem ser previstas com uma margem de erro de apenas 13 minutos. O único problema é que o equipamento não é capaz de enviar a intensidade da tempestade solar, somente pode relatar o tamanho. Assim sendo, é praticamente impossível prever o efeito eletromagnético que poderá ocorrer na Terra em um primeiro momento. Somente após atingir um outro equipamento da NASA, o Explorador Avançado de Composição, que os cientistas poderão realizar a medição da intensidade. Assim, com apenas uma hora de antecedência, os cientistas poderão prever o que realmente será afetado.

Estas sondas e satélites monitoram o Sol para informar o que acontece para operadores de hidrelétricas, redes de distribuição de energia e administradores de oleodutos.

É importante este monitoramento pois uma potencial explosão até ela chegar na Terra pode ser menos de 8 horas!

Não tem como fazer tipos uma previsão de quando vão ocorrer erupções solares? Não; Só um exemplo. Aqui no meu celular está marcando que era para chover a semana inteira e só fez Sol. então se a previsão do tempo em nosso planeta é falha, imagina fazer a previsão do tempo espacial! É muito mais difícil...

Nosso planeta tem uma proteção contra as tempestades solares: a magnetosfera

Manchas Solares Poderosas que Atingiram ou Passaram Perto da Terra

Como disse, erupções solares atingem nosso planeta direto, sem causar danos. Mas algumas conseguiram e outras passaram perigosamente perto.Este ano de 2014 estamos tento um comportamento muito estranho do Sol e muitas tempestades Solares. Vejamos alguns casos interessantes...

Isto é um telégrafo :)
1859: Em setembro de 1859, grande parte do nosso planeta sofreu as consequências de uma tempestade solar. Vários incêndios foram registrados na ocasião e as linhas telegráficas dos Estados Unidos e Reino Unido ficaram sem utilização. Além de tudo, o belo espetáculo das auroras boreais, que podem ser vistas somente nas regiões árticas, foram registradas também em Roma e no Havaí. Já em março de 1989, a cidade de Quebec, no Canadá, cerca de seis milhões de pessoas foram atingidas por um imenso apagão que durou 90 segundos. Em Montreal, a rede elétrica ficou paralisada por mais de nove horas. As perdas em decorrência da falta de energia foram mais de centenas de milhões de dólares.

1989: Em março de 1989, a cidade de Quebec, no Canadá, foi atingida por uma forte tempestade solar. Seis milhões de pessoas foram afetadas por um grande apagão, que durou 90 segundos. A rede elétrica de Montreal ficou paralisada durante mais de nove horas. Os danos que o apagão provocou, junto com as perdas provocadas pela falta de energia, chegaram a centenas de milhões de dólares.



2012 (não atingiu a Terra, mas...): Em 2012, uma erupção solar provocou uma poderosa tempestade que passou perto da Terra, mas que era grande o suficiente para "devolver a civilização moderna ao século XVIII", informou a Nasa.

O fenômeno, que passou perto da órbita terrestre em 23 de julho de 2012, foi a tempestade mais poderosa dos últimos 150 anos, segundo comunicado da agência espacial americana.

Na Terra, no entanto, ninguém se deu conta disso.

"Se a erupção tivesse acontecido uma semana antes, a Terra teria ficado na trajetória", disse Daniel Baker, professor de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado.

2014: Em outubro surgiu uma imensa mancha solar. Chamada de AR 2192, a mancha tem aproximadamente o tamanho de Júpiter! Essa foi a maior mancha solar já registrada desde 1990.
Felizmente a AR 2192 já está fora da nossa linha de visada e já não oferece nenhum risco. Em poucos dias, por causa da rotação do Sol, ela vai para a parte de trás dele e deixará de ser vista. Como o período de rotação do Sol é de 25 dias, no final de novembro vamos ver se a AR 2192 ainda se mantém.

Mancha solar gigantesca apareceu na superfície do Sol


Os Alarmistas

Alarmistas estocam alimentos e água
Muitas pessoas, principalmente em países desenvolvidos, se preparam para catástrofe. São os chamados alarmistas. Eles estocam de tudo, seja  para se proteger de uma Tempestade Solar, seja de uma guerra atômica ou doença letal.

E outra assombrados, não é se um dia vai acontecer, mas sim quando! Portanto, aprenda a mexer com o solo, a plantar alimento, pois se ocorrer, estas qualidades serão essenciais. Se preferir, compre comida enlatada e estoque.

Há 12% de probabilidades de que uma grande tempestade solar como a de Carrington (a de 1859 que falei acima) atinja a Terra até 2024, segundo o físico Pete Riley, que publicou recentemente um artigo na revista Space Weather sobre esse tema.

Aurora Boreal e Austral

Várias atingem a Terra por ano. Na maioria são completamente inofensivas, e nos trazem aurora austral e boreal, fenômenos belíssimos que ocorrem em países polares, como Noruega, Suécia, Islândia e Escócia.

O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Linda imagem de uma aurora boreal


Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fontes (acessadas dia 31/10/2014):
- Wikipedia.pt: Solar and Heliospheric Observatory
- Brasil Escola: Tempestade Solar
- Guia Prático para Professores da Escola Fundamental: As tempestades solares e seus efeitos sobre a Terra
- Oficina da NET: O que é uma tempestade solar?
- Discovery channel: O Desastre Perfeito Ep. 02
- Wikipedia.pt: Tempestade geomagnética
- UOL: Em 2012, Terra se salvou por pouco de forte tempestade solar
- E-Farsas: NASA Confirma: A Terra terá 6 dias de escuridão total. Será?
- G1: A Terra passará por 6 dias de escuridão?
- SDO: Solar Dynamic Observatory
- Wikipedia.pt: Fusão Núclear
Wikipedia.pt: Aurora Polar
Comentários