20 de outubro de 2014

O Misterioso Caso Elisa Lam

Elisa Lam, estudante canadense de 21 anos, foi encontrada dentro de uma caixa d´água do Hotel Cecil, em Los Angeles, 21 dias depois de seu desaparecimento. Hospedes haviam reclamado da cor e sabor da água. Vídeo divulgado pela polícia mostra últimos momento de Elisa Lam em um elevador, onde ela comporta-se de maneira muito esquisita. Apesar da polícia dizer que foi morte acidental, muitas perguntas ainda estão sem respostas...

No final tem um vídeo onde falo sobre o assunto...

Muitos assombrados me pediram para eu falar sobre esse misterioso caso. Eu demorei um pouquinho porque queria trazer novas informações, que não estão na web brasileira, e consegui um vídeo de exploradores chineses muito revelador. Espero que gostem :)

Imagina a cena. Você está hospedado em um hotel barato e começa a notar que a água da sua torneira está com uma coloração escura, e o gosto muito estranho. Você relata ao gerente do hotel, que manda uma equipe até a caixa d´água verificar e então encontram um corpo humano dentro de uma delas! Parece até a lenda urbana, mas de fato aconteceu em fevereiro de 2013 no hotel Cecil, em Los Angeles-EUA!

O corpo encontrado dentro da caixa d´água era de Elisa Lam, uma turista canadense de 21 anos, que estava desaparecida desde o dia em 31 de janeiro de 2013. Seu corpo em decomposição foi encontrado no reservatório de água 19 dias mais tarde.

Isso já é enredo de lenda urbana, mas tem mais bizarrices e coisas estranhas, então vamos começar do início....

O Desaparecimento de Elisa Lam

Elisa Lam era estudante da Universidade da Colúmbia Britânica em Vancouver, no Canadá, e viajou sozinha para Los Angeles, depois de ter parado por em San Diego, planejando ir para a cidade de Santa Cruz como seu destino final.

Em Los Angeles, ela hospedou-se no Hotel Cecil, conhecido como hotel barato situado no coração da cidade. Lá ela desapareceu no dia 31 de janeiro de 2013.

O tempo passou e não havia nenhuma pista de onde estava Elisa Lam, então o Departamento de Polícia de Los Angeles disponibilizou um vídeo de Lam no elevador do hotel Cecil. Esse vídeo tinha a intensão de mostrar para as pessoas como era fisicamente Elisa Lam, mas o que chamou a atenção foi ela se comportando de uma maneira estranha e incomum. Foi devido à divulgação do vídeo que a morte da jovem chamou a atenção internacional.

Elisa Lam era canadense e tinha 21 anos
Ela sumiu no dia 31 de janeiro de 2013
O Estranho Vídeo Liberado pela Polícia

O vídeo foi gravado por uma câmera dentro do elevador. O trecho liberado pela polícia na verdade são os últimos momentos de vida de Elisa Lam... Reflita sobre isso. Você vai ver imagens perturbadoras de uma pessoa que alguns minutos depois estaria morta. O vídeo mostra:

- Início: Elisa Lam entra no elevador e aperta vários botões. O mesmo não sai do lugar nem a porta fecha
- 23 seg: ela dá uma rápida olhada para fora do elevador
- 30 seg: ela se "esconde" no canto do elevador
- 50 seg: se comporta de maneira bem estranha. Sai do elevador e faz movimentos com os pés
- 1 minuto: Quase sai da visão da câmera e só volta 30 segundos depois para dentro do elevador, para apertar novamente os botões e ele nem se mexer
- 1:57 min.: ela sai do elevador e começa a fazer gestos muitos estranhos, a mexer a mão de forma bem esquisita. Parece que está falando com alguma coisa. Ela fica assim até os 2:30 minutos e desaparece.
- 3 min.: a porta do elevador fecha.
- 3:14 min.: a porta abre
- 3:25 min.: a porta fecha
- 3:43 min.: a porta abre novamente
- 3:53 min.: a porta fecha novamente e permanece assim até o fim da filmagem, aos 4 minutos.



Resultado das Investigações da Polícia

A polícia de Los Angeles estava há duas semanas buscando sem sucesso Elisa, até que os hóspedes do hotel Cecil, onde ela estava hospedada, começaram a se queixar de um sabor estranho na água.

"A água da torneira estava horrível", disse Sabina Baugh, uma turista britânica que ficou oito dias no hotel ao lado de seu marido, à emissora "CNN".

"Tinha um sabor muito diferente, meio doce, asqueroso. Muito estranho. Quase não posso descrevê-lo", acrescentou.

Em função das críticas, uma equipe de manutenção do edifício subiu no telhado para comprovar o estado da cisterna e encontrou o corpo de Elisa.

Exames foram realizados e não foi encontrado nenhum traço de droga ou álcool em seu organismo!

O departamento de polícia local concluiu sua investigação sobre a morte dela como “afogamento acidental” e que ela era “provavelmente bipolar”.

Caso encerrado? Não... longe disso...

Equipes retirando o corpo de Elisa Lam, no dia 19 de fevereiro de 2013


Equipes retirando o corpo de Elisa Lam da cisterna do hotel Cecil


As Perguntas sem Respostas...

Muita gente não ficou satisfeita com o veredito da polícia de que foi morte acidental e de que ela era provavelmente bipolar, e começaram a questionar:

- No vídeo liberado pela polícia, por que mesmo ao apertar os botões a porta do elevador não fecha? Elisa Lam estava se escondendo de alguém? O foi aquele comportamento bizarro no final, com as mãos fazendo movimentos esquisitos?
- Como ela chegou a área das caixas d´água, sendo que a porta que leva até lá vive trancada e tem um sistema de alarme?
- Ela não estava drogada nem alcoolizada, então por que ela iria para a parte superior do prédio?
- Como ela foi para dentro da cisterna?
- Cadê suas roupas?
- Quem fechou a porta do tanque de água?

Procurando respostas para essas perguntas, algumas informações interessantes surgiram.

Elisa Lam estava se escondendo de alguém no elevador?


O Hotel Cecil

Richard Ramirez
O Cecil é um hotel localizado no centro de Los Angeles e tem em seu currículo suicídios e mortes bizarras. Ele já foi a casa do famoso serial killer Richard Ramírez, mais conhecido como "The Night Stalker", que matou pelo menos 13 pessoas, e da "The Black Dahlia" Elizabeth Short, crime que continua sem solução até hoje.

Dizem que o local também é assombrado. Inclusive publiquei em janeiro desse ano a foto tirada por Koston Alderete, um menino de Riverside que adora filmes de terror e histórias de fantasmas.

"Quando eu olhei para a janela, ele só parecia um pouco assustadora para mim, e então eu mostrei o meu amigo, e ele ficou apavorado. Isso me assusta ainda", disse Alderete que complementa dizendo que a sua foto fantasma já custou-lhe um pouco de sono e o levou a ter um pesadelo.

Veja o fantasma do lado de fora da janela no Hotel Cecil

Elisa Lam supostamente se hospedou no hotel porque ela ouviu ou soube que um músico que ela gostava estava hospedado lá.

Tentando se desvincular dessa imagem de hotel com passado de suicídios, assassinos e de Elisa Lam, o hotel foi rebatizado para "Stay on Main" - faça uma visita em seu website.

O antigo hotel Cecil. Hoje mudou de nome e chama "Stay on Main"
Veja o hotel no Google Maps

Relação com o Filme "Água Negra"

Poster do Filme "Água Negra"
Será que a morte de Elisa Lam foi ritualística? Em 2005, oito anos antes da morte de Elisa Lam, foi lançado o filme "Água Negra", com a seguinte sinopse:

Dahlia Williams (Jennifer Connelly) separou-se recentemente e está tentando começar uma vida nova, se mudando para um novo apartamento e começando a trabalhar em um novo emprego. Dahlia está decidida a pôr um ponto final no relacionamento com seu antigo marido para poder se dedicar a cuidar de Ceci (Ariel Gade), sua filha, mas a separação litigiosa se transforma em uma complicada batalha pela custódia da criança. Para piorar a situação, o apartamento para o qual elas se mudaram possui barulhos misteriosos, vazamentos constantes de uma água negra e alguns fatos estranhos, que dão margem à imaginação de Dahlia. Acreditando que está sendo vítima de um assustador jogo mental, ela tenta juntar as peças do enigma e descobrir o que está acontecendo.

Perai assombrados, tem muita coisa estranha junta! Dahlia, Ceci, Água Negra?

Dahlia: A protagonista do filme chama Dahlia, que lembra o apelido Black Dahlia, de Elizabeth Short, uma mulher que foi vítima de um assassinato horrível, em 1947 – que parecia ser particularmente ritualístico. O caso nunca foi resolvido. Há boatos ainda de que o Black Dahlia estava no Hotel Cecil antes de perder sua vida.

Ceci: lembra muito o nome do hotel: Cecil

Água Negra: Depois de se mudar para o apartamento dela, Dahlia percebe uma água escura vazando do teto em seu banheiro. Ela finalmente descobre que uma jovem chamada Natasha Rimsky tinha se afogado em tanque de água no último andar do edifício, o que causou a água escura. No caso Elisa Lam, ela estava a 19 dias dentro do tanque d´água e os hospedes reclamaram da cor e gosto da água, o que os fez descobrir o corpo!

Elevador com Problemas: No filme tem um elevador que apresenta problemas! No caso Elisa Lam, no vídeo divulgado pela polícia, o elevador não saia do lugar por mais que Elisa apertasse os botões.

Seria a morte de Elisa Lam um desses assassinatos rituais que são espelhados no filme de Hollywood?

O Surto de Tuberculose na Skid Row

Skid Row é uma área bem barra pesada perto do hotel Cecil. É um local que você não deve passar perto, repleto de usuários de drogas, traficantes, assaltante e toda essa escória. Pois bem, logo após a descoberta do corpo de Elisa Lam, um surto mortal de tuberculose ocorreu lá.

Mas é agora que as coisas ficam estranhas, pois o nome do kit de teste utilizado nestes tipos de situações é LAM-ELISA!

A região de Skid Row é bem barra pesada...


A Polícia Editou o vídeo!

O vídeo liberado pela polícia está editado! Ele está com a velocidade diminuída cerca de 35%. Por quê? Alguém está encobrindo algo... Veja abaixo um vídeo comparando a velocidade real e o vídeo liberado pela polícia. Faz uma diferença gigantesca.



.
O que aconteceu no Elevador?

É bizarro o comportamento de Elisa no elevador. O que será que estava acontecendo naquele momento  - lembre-se que logo em seguida ela morreu.

Drogas: de início todo mundo pensou que ela estivesse drogada, mas o resultado dos exames não encontraram traços de drogas ou álcool no seu organismo

Apertar os botões e o elevador não sair do local: Isso já aconteceu comigo. Estava em um elevador e apertei o andar que queria ir mas nada do elevador se mover. Então entrou uma pessoa e me disse que tinha de apertar um determinado botão para fazer ele andar...

Elisa estava sem óculos: Ela entrou no elevador sem os óculos, o que a deixava com a visão prejudicada. Será que por não enxergar direito estava apertando os botões errados?

Leitura Corporal: O site Body Language Success fez um post detalhado com a leitura corporal de Elisa Lam -  Nonverbal Communication Analysis # 2313: Elisa Lam Video in Elevator at Cecil Hotel - What Her Body Language Tells Us .... (VIDEO, PHOTOS) - publicado no dia 23/02/2013. O resultado foi:

"Elisa Lam está jogando um jogo de esconde-esconde (ou algo similar) neste vídeo. Embora às vezes ela mostra um pouco de ansiedade, não há nenhuma indicação de medo. Há definitivamente um elemento de jogo aqui presente. É claro que é também possível que narcóticos estão influenciando seu comportamento (não havia saído ainda o laudo revelando que ela não estava drogada). De particular importância é que ela está se colocando em exposição sexual. Enquanto o que se vê aqui pode não ter nenhuma relação com sua morte, sugere que a pessoa a quem ela é atraída possa ser responsável por sua morte ."


Algumas das imagens analisadas pelo site de interpretação corporal


A Exploração Chinesa que Forneceu Algumas Respostas

Em busca de respostas para o que aconteceu com Elisa Lam, um chinês foi para Los Angeles e hospedou-se no hotel Cecil. Ele documentou tudo e lançou o vídeo abaixo no Youtube. Só um probleminha... está em chinês. Mas isso não é problema pra mim heheh. Encontrei um site que traduziu para o inglês e ai consegui entender o que ele falava.


O vídeo começa com uma breve introdução ao hotel, mencionando que é um hotel muito velho. O lobby e os corredores parecem novos, mas os quartos são simples e pequenos. Por volta dos 04:28 minutos ele começa sua investigação, que tenta responder:

01. A porta do elevador não fecha?
Quando ele empurra os botões de chão dentro do elevador, a porta não fecha. É por isso que no vídeo, quando Elisa empurra os botões, o elevador não necessariamente fecha

02. Quantos botões e painéis existem fora do elevador?
Do lado de fora, há apenas dois botões (para cima e para baixo) e um painel na parede

03. O botão de espera funciona?
Sim

04. O que você pode ver de dentro do elevador?
Tem um espelho bem de frente. Parece que ela fica interagindo com ele durante o 1 a 1:30 minutos do vídeo liberado pela polícia de Los Angeles.

O espelho na frente do elevador

05. O que você pode ver se você olhar para fora do elevador?
Há cantos que mostram o que você pode e não pode ver.

Mapa do andar mostrando onde ficam as escadas e os elevadores




06. Quantas maneiras existem para chegar ao topo?
Ele descobre duas. Uma é a porta que só pode ser acessada por funcionário e que vive trancada e protegida com alarme. Mas, ele descobre a escada de incêndio, que dá acesso imediato ao topo do prédio.

07. Como acessíveis são esses caminhos?
A porta dos funcionário é trancada e tem alarme, mas a escada de incêndio não! E ele sobe tranquilamente até o topo usando a escada de incêndio e fica chocado como foi fácil.

Olha a escada de incêndio que leva tranquilamente ao teto. Elisa Lam deve ter usado ela, não a porta dos funcionários que fica trancada e tem alarme.


O chinês subindo pela escada de incêndio para chegar ao topo.


08. Quão perto você pode chegar ao reservatório de água?
Muito próximo. Aliás, tem uma escada que leva ate o topo de um superfície de onde você pode facilmente entrar dentro das cisternas. Inclusive havia 2 abertas. É chocante.

É relativamente fácil chegar até as caixas d´água do hotel usando as escadas de incêncio
Chinês observando do alto das caixas d´água. Se quiser entrar dentro delas é fácil...
 Conclusões

A polícia de Los Angeles disse que foi morte acidental e que ela era provavelmente bipolar. Exames não comprovaram drogas ou álcool em seu organismo, então ela sabia perfeitamente o que estava fazendo. Além disso, é muito fácil chegar ao topo do prédio e até mesmo "entrar" nas cisternas.

O que está me deixando com a pulga atrás da orelha é cadê suas roupas. Onde foi parar?

E para vocês, foi acidente como afirma a polícia ou tem algo que estão escondendo??? Deixe sua opinião.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fontes (acessadas en 18/10/2014):
G1: Turista canadense é achada morta em cisterna de hotel em Los Angeles
- Body Language Success: Nonverbal Communication Analysis # 2313: Elisa Lam Video in Elevator at Cecil Hotel - What Her Body Language Tells Us .... (VIDEO, PHOTOS)
- Fantasma Capturado no Famoso Hotel Cecil
- Wikiédia.pt: Ricardo Leyva Muñoz Ramírez
- Adoro Cinema: Água Negra
- Ah Duvido! O Misterioso Caso de Elisa Lam
- THE WHIMSY OF CREATION: THE BLOG OF TIERYAS: Elisa Lam Updates?
- 【藍可兒出事酒店迷思大揭開】
- Wikipedia.en: Cecil Hotel (Los Angeles)
Comentários