9 de outubro de 2014

A Verdadeira História do Filme Annabelle

"Invocação do Mal" foi um filme esse que fez um enorme sucesso e inicia com os investigadores Ed e Lorraine Warren contando rapidamente o caso de uma boneca assombrada chamada Annabelle. A Warner viu que as pessoas gostaram dessa história e decidiu fazer um filme só dela, chamado Annabelle. A boneca Annabelle realmente existe e sua história é maligna, mas o que é verdade e o que é mentira no filme? Descubra logo abaixo...

Assombrados, fazia tempo que um filme não causava tanta expectativa como esse! O vídeo que a Ana fez sobre a boneca a alguns meses atrás explodiu o acesso, assim como a matéria que ela escreveu aqui no blog. Neste post não vou me aprofundar na boneca, existe uma matéria completa sobre ela publicada no blog. Vou focar mais no filme, nas verdades e mentiras.


.
A História Real da Boneca Annabelle

Vou contar resumidamente a história real, relatada no livro The Demonologist: The Extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren escrito por Gerald Brittle. Você pode essa parte do livro, em inglês, clicando aqui! Abaixo trago um rápido resumo

A história da boneca é contada
neste livro
Em 1970, uma mãe comprou uma antiga boneca Raggedy Ann como presente de aniversário para sua filha, Donna, uma estudante de enfermagem, que residia em um apartamento com sua companheira de quarto Anngie. Com o tempo, Donna e Angie notaram que parecia haver algo de muito estranho e assustador com a boneca. A boneca, aparentemente, movia-se sozinha! Annabelle, a boneca, não só se mexia, mas escrevia também. Elas encontraram mensagens à lápis sobre um papel de pergaminho onde lia-se "Help Us" e "Help Lou". A escrita à mão parecia pertencer a uma criança pequena.Um dia, ao inspecionar a boneca, Donna viu o que pareciam gotas de sangue na parte de trás de suas mãos e em seu peito. Assustadas e desesperadas, Donna e Angie decidiram que era hora de procurar aconselhamento especializado. Contactaram uma médium e uma sessão foi realizada. Donna foi então apresentada ao espírito de Annabelle Higgins. A médium relatou a história de Annabelle para Donna e Angie. Annabelle era uma jovem que residia na propriedade antes dos apartamentos serem construídos. Ela era uma menina de apenas sete anos de idade quando seu corpo sem vida foi encontrado no campo em que o complexo de apartamentos estava agora. Mesmo sabendo que a boneca estava possuída por um espírito, Donna permitiu que a boneca continuasse “possuída” para que Annabell pudesse ficar com elas.

Página inicial do capítulo dedicado
a história da boneca Annabelle
Um amigos das garotas chamado Lou nunca gostou dela. Ele foi dormir no apartamento e passou por uma experiência terrível. Ele disse que era como se estivesse acordado, mas sem poder se mover. Quando olhou para baixo em direção a seus pés,  viu a boneca Annabelle. Ela começou a deslizar lentamente subindo por sua perna, depois sobre seu peito e então parou. Em poucos segundos a boneca começou a estrangulá-lo. Paralisado e ofegante Lou, no ponto de asfixia, apagou. No outro dia acordou e contou o caso, que era muito real para ser sonho. Mas calma ele ia sofrer mais... Uma noite, ele ouvi barulhos se alguém tivesse invadido o apartamento. Ele então vasculhou o local e encontrou Annabelle no chão. Quando se aproximou, algo o atacou e o fez 7 cortes no peito!

Depois da experiência de Lou, Donna sentiu que era hora de procurar aconselhamento e entrou em contato com um padre episcopal chamado Padre Hegan. Padre Hegan sentiu que era uma questão espiritual e que precisava entrar em contato com uma autoridade maior na igreja, então ele contatou o Padre Cooke, que imediatamente contatou os Warren, que investigaram a fundo e descobriram que uma entidade maligna estava manipulando a boneca com o objetivo de possuir uma das meninas.

Uma benção foi feita no apartamento e a pedido de Donna, os Warren levaram a velha boneca de pano junto com eles quando foram embora, e a colocaram no seu Museu do Oculto, onde está até os dias atuais.

Abaixo, um vídeo onde a Ana conta nos pormenores a história acima.


O Filme Annabelle
Poster do filme Annabelle

Agora que você conhece a história real da boneca, vamos ver o filme que Hollywood fez pra gente.

Sinopse: Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

Elenco
Annabelle Wallis como Mia, esposa de John, que está grávida de seu primeiro filho.
Ward Horton como John, o marido de Mia que compra a boneca Annabelle.
Tony Amendola como Padre Perez
Alfre Woodard como Evelyn
Eric Ladin como Detective Clarkin

Brian Howe como Pete Higgins

Direção de John R. Leonetti
Produção de Tony DeRosa-Grund, Peter Safran e James Wan

O que é ficção no filme:

A boneca do filme é a mesma que a real?
Não! A boneca Annabelle real é uma boneca estilo Raggedy Ann, e não aquela assustadora boneca de porcelana mostrada nos filmes Annabelle e "Invocação do Mal".

Esta é a verdadeira boneca Annabelle, em exibição no museu dos Warrens
E bem diferente da mostrada no filme...

O marido realmente deu a boneca Annabelle para sua esposa grávida de presente na vida real? 
Não. No filme Annabelle, o marido John Form (Eric Laden) dá a boneca para sua esposa grávida Mia (Annabelle Wallis) como um presente. Tudo ficção. John e Mia Form são personagens fictícios. Como vimos na história real, a boneca Annabelle verdadeira foi dada como um presente de aniversário de uma mãe para sua filha, Donna, uma estudante de enfermagem que estava fazendo 28 anos. A mãe de Donna comprou a antiga boneca Raggedy Ann em uma loja de passatempo no ano de 1970. O filme mostra os acontecimentos antes da mãe comprar a boneca para Donna, oferecendo um relato fictício de como o demônio poderia ter entrado nela.


O casal do filme não existe na vida real


Foram os proprietários anteriores da boneca realmente atacados por membros de um culto satânico? 
Não. Esta parte do filme é pura ficção, que acontece em 1969, um ano antes de Donna ter a posse da boneca na vida real. Ele foi criado para fornecer uma explicação ficcional sobre a forma como o espírito demoníaco se tornou ligado à boneca. Na vida real, o espírito finge ser a de uma jovem inocente chamada Annabelle Higgins (a real Annabelle Higgins supostamente morreu quando ela ainda era uma criança, e não como um adulto).

O filme se passa no ano de 1969, antes da mãe de Donna comprar a boneca para ela, e cria uma história de mentirinha para mostrar como a boneca ficou possuída


Será que os proprietários realmente tentar jogar sem sucesso fora a boneca? 
Não. No filme, o marido John Form (Eric Laden) coloca a boneca no lixo antes do casal mudar, mas sua esposa Mia encontra ela mais tarde que ao desempacotar uma das caixas com os móveis. De acordo com a história da boneca Annabelle real, os proprietários nunca tentaram jogar fora a boneca.

Pra que jogar fora uma boneca tão linda dessas!


Será que o demônio ligado à boneca Annabelle realmente começou um incêndio na cozinha? 
Não. O história verdadeira não tem nenhuma evidência de que a boneca possuída era responsável por iniciar um incêndio na cozinha. Na verdade, toda a sequência envolvendo o incêndio é fictício. Ao mesmo tempo, o dono da boneca nunca machucou o dedo em uma máquina de costura. O demônio também nunca arrastou o proprietário através do chão de volta em direção ao fogo.

A boneca nunca colocou fogo em nada...
 É o personagem de Alfre Woodard, Evelyn, baseado em uma pessoa real? 
Não. No filme Evelyn (Alfre Woodard) é dono de uma livraria local onde Mia procura por livros sobre fantasmas. Evelyn é um personagem totalmente ficcional.

Evelyn, a proprietária da livraria não existe na história real


E o que é real...

Eles encontraram a verdadeira boneca Annabelle em diferentes posições e quartos? 
Sim. De acordo com a história dos Warrens, Donna, a estudante de enfermagem que dividiu o apartamento minúsculo com sua companheira de quarto Angie, uma enfermeira, voltava para casa e descobria que a boneca estava em posições diferentes. No início, seus movimentos eram sutis e confinado à cama onde Donna deixava a boneca. No entanto, os movimentos se tornaram mais evidentes e Donna e Angie começaram a descobrir a boneca em salas diferentes do que haviam deixado. Ela aparecia no quarto de Donna mesmo a porta fechada! Às vezes, eles encontraram a boneca com as pernas cruzadas e os braços cruzados, enquanto em outras ocasiões, em pé, encostada a uma cadeira da sala de jantar. Eles ainda descobriram ela de joelhos sobre uma cadeira, o que era estranho, porque se eles tentassem fazer a boneca ajoelhar, ela caia.

A boneca começou com movimentos mínimos, mas depois chegou a aparecer em outros cômodos do apartamento


Será que a boneca Annabelle deixava mensagens? 
Sim. De acordo com a história contada por Ed e Lorraine Warren, a ex-dona da boneca Annabelle, Donna, alegou que ela encontrava mensagens escritas a lápis, com uma letra infantil em papel pergaminho. As mensagens eram "Help Us" e "Help Lou" (Lou era amigo das garotas). O mais estranho é que Donna não tinha papel de pergaminho no apartamento e não tinha idéia de onde ele veio.

Annabelle deixou escrito "Help Us" e "Help Lou" escrito a lápis em um papel pergaminho.


Sangue apareceu na boneca Annabelle?
Sim, pelo menos de acordo com a história dos Warrens. Ed e Lorraine Warren afirmam que proprietário original da boneca, Donna, uma estudante de enfermagem, chegou em casa do trabalho e encontrou o que parecia ser sangue na parte de trás da mão da boneca e três gotas de sangue em seu peito. Não houve explicação para a forma como a substância vermelha tinha chegado lá. Este evento é o que levou a proprietária da boneca, Donna, entrar em contato com uma médium.

Apareceu sangue nas mãos e peito  da boneca, o que levou Donna a chamar uma médium


A boneca Annabelle infligiu dano físico a alguém? 
Sim, mas não ao ponto mostrado no filme. Um homem chamado Lou era o noivo da colega de quarto de Donna, Angie, e tinha estado com eles desde que a boneca chegou. Lou não gostava de boneca e advertiu Donna que ela era má. Uma noite, Lou acordou de repente de um sono profundo e se deu conta de que ele era incapaz de se mover. Ele viu a boneca Annabelle a seus pés e viu como ele lentamente deslizou sua perna e sobre o peito. Antes que ele percebesse, a boneca começou a estrangulá-lo até que ele desmaiou. Ele acordou na manhã seguinte, certo de que sua experiência não foi um sonho.

Em uma ocasião posterior, Lou e Angie estavam estudando mapas para se preparar para uma viagem quando ouviram barulhos vindo do quarto de Donna. Lou se aproximou da porta fechada e esperou que os ruídos parassem antes de entrar. entrou, acendeu a luz e viu Annabelle deitada no chão em um canto. Caminhou até a boneca, mas, como ele diz, começou a sentir que alguém estava atrás dele. Ele se virou, mas ninguém estava lá. Em um instante, algo arranhou seu peito, que agora estava sangrando. Após a inspeção, descobriu sete arranhões em forma de garras em seu peito (quatro horizontais e três verticais) que eram quentes como queimaduras. Os arranhões curaram rapidamente e sumiram em dois dias.

Annabelle machucou o amigo de Donna na vida real, chamado Lou, e matou um motoqueiro quando estava já em posse dos Warrens


Visitando a Boneca

Como foi dito no final do filme, a boneca real está localizado no Museu do Oculto dos Warrens, em Monroe, Connecticut. No momento, passeios são limitados e estão apenas sendo feitos através de um evento íntimo chamado Warrenology. Para saber mais, vá até o site dos Warrens.

Os Warrens


Lorraine no Museu com a boneca Annabelle ao fundo


Fontes (Acessadas em 09/10/2014):
- AssombradO.com.br: Annabelle: A Boneca Demoníaca
- AssombradO.com.br: Os Warrens
- AssombradO.com.br: Harrisville
- History Vs Hollywood: Annabelle
Comentários