16 de setembro de 2014

Exorcismo: Sintomas, Como Fazer, Casos Famosos e muito mais...


Você sabe como uma pessoa fica possuída e quais são os sintomas de uma possessão? Neste post vamos tratar desses e muitos outros assuntos, como o exorcismo segundo diversas religiões, alguns casos famosos e a explicação da ciência.

No final tem um vídeo onde falo sobre o assunto...

Assombrados, se tem uma coisa que me despertar a curiosidade sobre o assunto é Exorcismo. É algo que sempre me fascinou. Me lembro de um reportagem que passou no programa Fantástico a séculos atrás de um exorcismo. Vixi, foi o suficiente para eu ficar sem dormir huahuahua. Nesse post vou falar sobre os principais sintomas, como uma pessoa fica possuída, como se curar, casos famosos e alguns relatos que recebi ao longo dos anos. Faça o sinal da cruz e boa leitura...

José era um rapaz alegre. Sempre ia as missas e rezava todos os dias. De repente, José começou um comportamento estranho, foi ficando recluso e começou a apresentar asco por símbolos católicos. Mais, começou a xingar muito e a falar outras línguas. Um padre foi chamado para vê-lo, mas José revelou segredos íntimos do padre, que ficou atônico. Pelos sintomas José estava possuído pelo demônio e o padre escreveu imediatamente para o Bispo, que após examinar muito, autorizou o exorcismo. De posso do Ritual Romano, ele começou o exorcismo e depois de logos dias José estava livre do demônio.

Escrevi o texto acimo pois ele sintetiza rapidamente o objetivo dessa matéria. Mostrar que qualquer pessoa, por mais religiosa que seja, pode ser possuída, os sintomas que ela apresenta, a burocracia católica para o exorcismo e o ritual de exorcismo em si.

Como uma Pessoa fica Possuída?

Existem duas de uma pessoa ficar possuída: voluntariamente ou involuntariamente.

Alcool e possessão estão
intimamente ligados
Possessão Voluntária: Uma pessoa pode estar possuída por que quis. Mas como assim Mateus? Simples. Ela vendeu sua alma para o capiroto para ter fama, dinheiro ou o que ela quiser! Você não fez isso, certo?

Não precisa ser tão direto assim para ficar possuído. Basta ter vícios ou cometer um pecado grave. Você bebê? Livros dizem que bebida e espíritos são como imãs. Fuma? Usa Drogas? Faz tudo isso de uma vez? Vixi... tá feia a coisa para o seu lado. Nesse caso você está possuído por entidades astrais, que grudam na sua aura e ficam sugando sua energia.

A comunicação com espíritos também abre portas para eles entrarem em você. Já fez a brincadeira do copo ou usou a Tábua Ouija? Tome cuidado, pois pode ser muito perigoso. Foi através da Tábua Ouija que a garota do filme O Exorcista ficou possuída.

Existem casos que pessoas que para provar sua fé em Deus, aceitam ser possuída. Foi o caso de Anneliese Michel que teria relatado  um sonho místico no qual  dialogara com a Virgem Maria. A mãe de Jesus teria proposto à jovem a seguinte escolha: liberar-se, em proveito próprio, do terrível jugo demoníaco, ou continuar imersa no doloroso martírio, mas em nome da fé cristã. A segunda alternativa seduziu a jovem estudante: ela seria um exemplo público de que os demônios existem e de que exercem os seus nefandos poderes no plano terrestre.

Tábua Ouija, brincadeira do copo e derivados abrem canais de comunicação se não forem bem usados...


Possessão Involuntária:  Quando a pessoa esta com baixo nível de vitalidade, ela torna-se mais vulnerável a possessão por parte de um entidade espiritual invasora. Isso pode ocorrer durante uma operação cirúrgica ou quando a pessoa esta inconsciente por causa de uma intoxicação ou ferimento grave. Nessas ocasiões, sua mente fica indefesa e não dispõe de energia suficiente para repelir a invasão de um entidade espiritual forte. Essa é uma possessão involuntária. Uma doença prolongada, na qual a pessoa chega a um estado de exaustão, pode permitir que uma entidade assuma o controle do corpo e da mente da pessoa, que simplesmente não tem força para repelir o intruso.

Sintomas

Quer saber se está possuído? Existem alguns sintomas que podem indicar um possessão.

Os 4 sintomas reconhecidos pela Igreja Católica: 
Para a Igreja Católica católica declarar que alguém está possuída, ela verifica se ele está com os quatro sintomas abaixo:

- Falar Línguas Estranhas
- Conhecer fatos inacessíveis
- Ter força descomunal
- Abominar tudo que é sagrado

Outros Sintomas:
Para outras religiões e em outros tempos, muitos outros sintomas indicam que você está sendo possuído, como:

- Não conseguir comer carne de cabra por 30 dias
- Sensação de frio no peito ou nos ombros; sensação de sufocamento.
- Palpitações cardíacas, especialmente nos dias de Lua Cheia (atenção, no entanto, para que não se trate de aumento de nervosismo)
- Sensações de picadas na nuca, no plexo solar, próximo do coração: as vezes sensações de queimadura.
- Dores lancinantes na cabeça, em certos períodos, especialmente a noite.
- Tornar-se surdo, mudo, lunático ou cego

Tenho uma matéria aqui no blog onde listo 30 sintomas que indicam que você pode estar sob uma ação maléfica

O filme "O Exorcista" conta o caso de uma garota possuída por um demônio. É um dos filme mais assustadores já feitos.


O Ritual de Exorcismo

Você mesmo pode se exorcizar ou mesmo ser exorcizado a distância, conforme escrevi na matéria 5 Técnicas Diferentes de Exorcismos.

Se desejar, pode recorrer a sua religião para ser exorcizado. Dependendo dela, pode ser algo muito rápido de ser feito ou algo extremamente burocrático, como ocorre com a igreja Católica.

Ritual Romano contem todas as
instruções para o exorcismo católico
Igreja Católica: Conseguir que um exorcismo seja feito Igreja Católica é extremamente complicado. Hoje, eles fazer de tudo antes de efetuar um exorcismo. O possuído tem de apresentar os sintomas que escrevi acima, enviar o caso para o Bispo, que vai investigar a fundo antes de aprovar o exorcismo. Uma vez aprovado, os padres fazem uso do livro guia: O Ritual Romano (faça o download dele aqui ou compre um exemplar físico neste link), um livro litúrgico que contém todos os rituais normalmente administrados por um padre, incluindo o único  ritual formal para exorcismo sancionado pela Igreja Católica Romana até finais do século XX.

Resumidamente, o exorcismo católico é como o mostrado no filme O Exorcista. deve ocorrer em local reservado, longe da multidão. Usa-se água benta, que é jogada sobre o possuído. Durante o ritual, o padre recita um ou mais salmos que exaltam a vitória de Cristo sobre o maligno e proclama o evangelho. O exorcista também utiliza de uma cruz que é mostrada frequentemente para o endemoniado. O padre força a saída do demônio do corpo com algumas frases. Por fim, quando tudo acaba, conclui-se o rito com canto de ação de graças, orações e benção.

Igrejas Evangélicas: Hoje existem milhares de igrejas evangélicas, cada um com sua interpretação da bíblia. Mas no geral, basta o endemoniado ir no culto que o pastor resolve o problema "Em Nome de Jesus". Na Universal do Reino de Deus, existe até o dia do descarrego, que é transmitido por rádio e TV.

O padre tem de estar preparado para lugar durante várias para conseguir exorcizar a pessoa.


O Exorcismo em Outras Religiões

Vocês reparam que foquei o ritual de exorcismo no catolicismo e nas igrejas Evangélicas. Mas saiba que demônios não são exclusivos dessas religiões. Abaixo trago de forma bem resumida como é o exorcismo em outras religiões:

Espiritismo: Os espíritas acreditam que as pessoas podem ser atormentadas por espíritos de pessoas já falecidas. Quando uma delas pede ajuda, pode receber um passe de um dirigente. A vítima volta para a casa e os médiuns recebem no centro o espírito que a está afligindo. Com a ajuda de espíritos bons, eles conversam com o maligno e tentam convencê-lo a ir embora, para o caminho da luz.

Umbanda: Segundo a Umbanda e outras religiões Afro-Brasileiras, a possessão ocorre por Eguns ou espíritos desencaminhados. Quando ouvimos dizer que Exus, Caboclos e outras coisas possuíram um corpo, na realidade ouve apenas a montagem no cavalo ou baixou o Santo. A possessão da maneira como conhecemos é executada unicamente por Eguns.

O Egun é um espírito perdido e sem corpo, ele ainda não pode receber atribuições de Santos, os quais são controlados por falanges e por fim todos são controlados por Oxalá. Quando um Egun incorpora, ele pode se tornar raivoso e perigoso, como não são atribuídos a nenhuma falange de espíritos (Oguns, Caboclos, Pretos, Exus, etc) eles são considerados espíritos fracos e de fácil controle.

Os Eguns são expulsos do corpo da pessoa pelos médiuns incorporados por santos mais evoluídos, os quais com força de sua voz e muitas vezes força física eles expulsam o Egun e segundo o ritual, eles trancam o espírito para que ele não possa mais voltar a incorporar.

A idéia de que os Exus são os demônios e que eles é que infernizam a pessoa, segundo a Umbanda é errada. Os exus são como porteiros, eles permitem a comunicação entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Por isso nos terreiros de Umbanda o primeiro canto é para Exu, pois assim eles podem evocar os espíritos mais altos.

Xintoísmo: O xintoísmo é o tipo de religião usada em países orientais, na realidade não passa de uma religião espírita, onde podem haver vários demônios, deuses e santos. Como é uma mistura de pequenas religiões fica meio difícil entender o que para eles é um endemoniamento, pois para eles os espíritos não precisam de um corpo humano para aparecer. Eles podem aparecer a qualquer momento em forma de Akuma (capetas ou demônios) ou Akuma-chan (capetinhas).

Os Orientais temem e respeitam muitas formas de vida e espírito acreditando assim que irão se livrar de maldições que esses espíritos poderiam lhe lançar. Existem reltos onde Monges recolhiam o corpo da pessoa e a subjugavam as mais diversas torturas até que o Akuma saísse do corpo da pessoa. Nos últimos anos, morreram duas pessoas no Japão enquanto eram exorcizadas com o método chamado Cascata D´água.

Muçulmanos: Acreditam em anjos caídos, mas nem todos são maus, porque possuem o livre-arbítrio. Alguns desobedecem a Deus e possuem o corpo de uma pessoa, tornando necessária a sua expulsão. no ritual, realizado num lugar calmo para que haja concentração, um xeque lê o Alcorão sobre a pessoa afetada e faz súplicas por ela.

O método de exorcismo varia de religião para religião


A Ciência Explica

Para a ciência não existe espíritos nem demônios, e todos os sintomas de um possuído podem ser explicados como doenças, em especial a Epilepsia, esquizofrenia ou transtorno dissociativo de identidade (nome moderno do distúrbio de personalidade múltipla).

Alguns dos sintomas de um possuído podem ser explicados como sendo:

- Sansonismo, que ocorre quando uma pessoa, em momento de tensão, consegue reunir todas as suas forças e ficar com força sobre-humana.

- Falar línguas desconhecidas é conhecido pela ciência como glossolalia. As pessoas guardam em seu subconsciente frases ditas em outras línguas e são essas frases, que ela nem sabia ou lembra que ouviu que "endemoniado" profere no exorcismo, muitas vezes de trás para frente.

- As caretas podem ser explicadas como um sintoma da doença de Huntington - um distúrbio cerebral que provoca movimento bruscos e frequentes e irregularidades do troco e de membros.

- Coprolalia é a compulsão por falar palavões.

Não podemos esquecer que algumas pessoas supostamente possuídas são realmente narcisistas ou sofrem de baixa auto-estima e agem como uma "pessoa possuída por um demônio" com o propósito de ganhar atenção.

Será que o exorcismo pode ser explicado como sendo desordens físicas e psicológicas da pessoa? Essa expressão pode ser explicada como um sintoma da doença de Huntington

Casos Famosos

Anneliese Michel morreu depois de 67 sessões
de exorcismo
Anneliese Michel (O Exorcismo de Emily Rose)
Ano: 1975-1976
Local: Leiblfing, Alemanha

Criada em uma família católica, Anneliese acreditava que era amaldiçoada pelo fato de ouvir vozes. Em 1973, quando já se encontrava em depressão e pensava em suicídio, seu comportamento começou a se tornar mais bizarro. Ela rasgava suas roupas, comia carvão e chegou a lamber sua própria urina.

Anneliese foi tratada em um hospital psiquiátrico que não conseguiu melhorar a sua condição. A jovem tornou-se intolerante a lugares e objetos sagrados, como crucifixos. Anneliese foi submetida a 67 sessões de exorcismo que se seguiram, numa frequência de uma ou duas por semana, e se prolongaram inicialmente por cerca de nove meses, durante os quais ela, muitas vezes, tinha que ser segurada por até três homens ou, em algumas ocasiões, acorrentada.

Após um sonho com a Virgem Maria, Anneliese previu a data de sua morte: 1º de julho de 1976. E, exatamente nessa data, ela morreu enquanto dormia. O caso serviu como inspiração para o filme O Exorcismo de Emily Rose.

Caso deu origem ao filme "O Exorcista"
Robbie Mannheim (O Exorcista)
Ano: 1949
Local: Mt. Rainier, EUA

O filme O Exorcista, considerado por muitos o melhor filme de terror, foi baseado na história de Robbie Manheim. Pouco se sabe sobre a veracidade dos relatos, mas isso não faz com que a história se torne menos assustadora…

Robbie era um menino de 13 anos muito apegado a sua Tia Harriet, que tinha em casa uma tábua de Ouija, equipamento utilizado para contatar os mortos. Foi a partir de 1949 que as coisas começaram a ficar estranhas: primeiro, sons de goteiras que não tinham origem começaram a ser ouvidos na casa de Robbie. Mais tarde, esse barulho cessou, mas outros surgiram, como batidas e arranhadas, que os pais de Robbie atribuíram a ratos. Mas, apesar de uma longa busca, o pai de Robbie não conseguiu encontrar nenhum roedor na casa.

11 dias após o acontecimento, a tia de Robbie faleceu, deixando o menino em um estado desolador. Os pesquisadores do assunto alegam que o garoto tentou usar seu tabuleiro Ouija para falar com a sua tia e, talvez, isso tenha levado à possessão. Nos dias posteriores, a família passou a ser alvo de atividades paranormais de poltergeist, com móveis e artefatos se movendo sozinhos sem nenhuma explicação.

O quadro de Robbie só piorou e foi então que sua família procurou o reverendo Luther Miles Schluze, que passou uma noite na casa para examinar seu caso. Durante aquela noite, o reverendo percebeu que vários objetos se moveram pelo quarto enquanto Robbie dormia. Ele foi levado ao reverendo William S. Bowdernm, que passou dois meses tratando o garoto em uma terapia que incluiu 30 rituais de exorcismo, o que o devolveu à normalidade.

Regan fazendo o diabo no filme o Exorcista.
Alguns Relatos

Tenho mais de 10 mil relatos enviados por leitores e muitos falam de possessão demoníaca. Fiz um post aqui no blog chamado 10 Relatos de Possessão Demoníaca, onde selecionei os 10 mais marcantes para mim. Abaixo trago um para vocês.

O Exorcismo que deu errado
Fonte

O relato que eu vou contar não é um relato que aconteceu comigo, mas sim com o meu tio-avô, já falecido, e envolvendo as misteriosas circunstâncias de sua morte.

Antes de eu ser nascido, e quando nem mesmo o meu pai havia nascido ainda, meu avô tinha um irmão, que foi "destinado" a ser padre desde que era pequeno, por causa de uma promessa (nesses tempos era muito comum as pessoas prometerem coisas como essas, as vezes até por problemas de fertilidade e coisa e tal).

Pois bem, meu tio-avô cresceu, e se tornou mesmo um padre. E não apenas um padre, mas também um exorcista. Além de realizar os trabalhos de exorcismo de pessoas, ele também fazia o exorcismo de casas e outros lugares, como casarões.

Pois bem, um dia, ele foi chamado para fazer um trabalho de exorcismo em uma casa. Como era costume, ele se trancava dentro da casa, e passava o dia nela, para fazer o exorcismo do lugar (embora o costume seja de que para o exorcismo de um lugar, haja mais de uma pessoa, ele jamais trazia outras pessoas para dentro da casa em si, para os rituais para ajudar, talvez por medo de prejudicar alguém caso algo desse errado, talvez por orgulho...)

Nessa casa, as pessoas diziam que ouviam vultos e gemidos, e ruídos de passos constantes. Realmente acreditava-se que ela estava assombrada. Porém o que aconteceu no outro dia, ao que meu tio-avo adentrou a casa, para exorcizar a mesmo, nunca foi explicado, nem mesmo pela polícia da época...

No dia seguinte, um rapaz, que vinha trazer comida e água ao meu tio-avô (esse era o único momento em que ele admitia, durante o tempo de exorcismo, que alguém adentra-se o lugar que estava sendo exorcizado), entrou na casa, e se deparou com algo inexplicado...

O corpo de meu tio-avô, morto na sala, agarrado à um crucifixo, e com o rosto contorcido, com um aspecto não-humano, parecendo que ele havia sofrido um colapso nervoso extremo. E o mais estranho... parecia que parte do seu sangue havia virado água...

Nem investigadores nem a polícia da época conseguiram explicar o caso. Alguns acreditam que ele tenha sofrido uma parada cardíaca causada por um susto, ou algo parecido... mas o que o teria assustado? E o sangue? O que teria feito com que o sangue se tornasse parcialmente água em tão pouco tempo?

Essa é um relato passada por dentro da minha família, e que praticamente todo mundo nela conhece. Não sei se é verdadeira ou não. Mas é uma dos muitos episódios estranhos que eu já ouvi da minha família. Fica a critério de cada um julgar ser verdadeira ou não, a mim apenas cabe relatar.

Bom, agradeço a atenção, e tenham um bom dia... ou uma boa noite.

Quer ler mais relatos de possessão demoníaca? Clique aqui!

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes .
Fontes (Acessadas em 13/09/2014):
- Livro Exorcismo de Eugene Maurey
- Revista Superinteressante Ed. 232: Exorcismo
- Sobrenatural.Org: Exorcismo
- Sobrenatural.Org: Ritual Romano para Download
- Wikipedia.pt: Exorcismo
- AssombradO.com.br: O Exorcista: As 13 Maldições e o Verdadeiro Caso do Filme
- AssombradO.com.br: Anneliese Michel: O Caso que Inspirou o Filme "O Exorcismo de Emily Rose"
- AssombradO.com.br: 10 Relatos de Possessão Demoníaca (Parte 01)
- AssombradO.com.br: 30 sintomas que indicam que você pode estar sob uma ação maléfica
- AssombradO.com.br: Exorcismo usando Ritual da "Cascata" de Água Mata mais um no Japão
- AssombradO.com.br: 5 Técnicas Diferentes de Exorcismos
- Mundo Estranho: 5 casos de exorcismo que ficaram famosos
Comentários