18 de setembro de 2014

A Verdadeira História do Filme Livrai-nos do Mal (2014)

O que é real e o que não e no filme "Livrai-nos do Mal" que é inspirado nos casos do policial de Nova York Ralph Sarchie? Vamos responder essa pergunta e trazer a história completa de como Ralph Sarchie tornou-se demonologista.

Para quem quer saber mais informações ou está com preguiça de ler, tem um vídeo meu sobre o assunto no final :)

Livrai-nos do Mal (Deliver us from Evil), é um filme que é inspirado em fatos vividos pelo sargento Ralph Sarchie narrados no livro publicado em 2001 "Beware the Night". É importante reparar na palavra inspirado, pois o filme não conta um caso real que Sarchie investigou, mas sim pega elementos de vários casos do livro e junta no filme. Portanto o filme não é "baseado em uma história real"... Mas sim, o personagem do filme Ralph Sarchie existe e na vida real, e ele se chama.... Ralph Sarchie! Vamos conhecer sua história, alguns dos casos, detalhes reais e fantasioso do filme e muito mais.

Poster do filme "Livrai-nos do Mal"
"Livrai-nos do Mal" foi dirigido por Scott Derrickson (Exorcismo de Emily Rose) e estreou nos cinemas brasileiros no dia 18 de setembro e nos americanos no dia 02 de julho de 2014. Segue a sinopse:

"Em LIVRAI-NOS DO MAL, o oficial da polícia de Nova Iorque Ralph Sarchie (Eric Bana), está lutando contra sérios assuntos pessoais quando começa a investigar uma série de crimes perturbadores e inexplicáveis. Ele se alia a um padre não-convencional (Edgar Ramírez), treinado em rituais de exorcismo, para combater as possessões demoníacas assustadoras que estão aterrorrizando a cidade. Inspirado no livro que detalha os apavorantes casos reais do policial Sarchie."

A sinopse já informa que é inspirado no livro escrito por Sarchie, mas quanto do filme é verdade? "Bem, ele é baseado em uma série de elementos de casos em que já trabalhei", diz Ralph Sarchie. "É baseado em elementos da minha vida. É um filme de ficção com elementos de realidade nele."

O Verdadeiro Ralph Sarchie

A vida de Ralph Sarchie é dividida entre dois mundos diferentes. Em um, ele é foi um condecorado sargento da polícia de Nova Iorque, que orgulhosamente protegeu e serviu a cidade por 18 anos. No outro, ele é um grande demonologista, duelando com o mal e ajudando aqueles que não tem a quem recorrer.

A frase acima abre o mini-documentário de 15 minutos chamado "Sarchie" que foi liberado um pouco antes do filme, onde o real Sarchie conta sobre sua vida, alguns casos e mostra pela primeira vez para o grande público algumas de suas filmagens de exorcismos. Se você tentar assistir no Youtube, a Sony, detentora dos direitos, bloqueou ele no Brasil, mas eu trago ele para você logo abaixo. Está em inglês sem legendas :(


Deliver Us From Evil - Ralph Sarchie Documentary por ign

O real Ralph Sarchie
O livro em foi a inspiração para
o filme. Em 2001 ele foi lançado
com o nome "Beware the Night"
Daqui para baixo sempre que escrever Ralph Sarchie será o verdadeiro, e não o do filme, ok?

Ralph já teve uma grande provação na vida com apenas 10 meses de idade. "Quando ele tinha 10 meses de idade, Ralph ficou muito, muito doente", diz sua mãe, Lillian Rizo. "Eles disseram que ele estava nas mãos de Deus. Não há nada mais que poderiam fazer por ele. Eu tinha que esperar 24 horas para saber se essa criança sobreviveria, e ele sobreviveu, é claro. Deus deixou ele aqui por algum motivo, para fazer alguma coisa."

O tempo passou e Ralph Sarchie tornou-se membro do Departamento de Polícia de Nova York por cerca de 18 anos, a partir do início de 1980 e através da década de 1990. Aposentou-se em 2004 como um sargento decorado, tendo passado uma parte de seu tempo servindo na 46ª Delegacia, no Bronx, que tem a reputação de ser um dos bairros mais violentos de toda a cidade de Nova York.

Só que ele se dedicava paralelamente a vida de demonologista e usava as técnicas de policial em seus casos. Com a sua aposentadoria da polícia, ele começou a dedicar-se aos casos em tempo integral a vida de caçador de demônios.

Em 2001, a Editora St. Martin's publicou o livro, Beware the Night, co-escrito por Lisa Collier Cool, que narra suas experiências como demonologista e policial NYPD e foi esse livro que mais de uma década depois foi a inspiração para o filme. O livro trocou de nome assim como o filme que se chamaria Beware the Night para "Deliver us from Evil". Caso compre o livro "Deliver us from Evil", você pode logo na segunda página ler:

"Originally published in United States in 2001 under the title "Beware the Night" by St. Martin´s Paperbacks"


Ralph Sarchie durante a estréia do filme nos Estados Unidos


Tornando-se Demonologista: Os Warrens

Os Warrens
Assombrados, não é que os Warrens foram uma inspiração para Ralph Sarchie? Os Warrens para quem não sabe foram o casal de caça fantasmas mais famosos do mundo. Eles trabalharam em milhares de casos, incluindo Amytiville e Harrisville. Tenho uma matéria completa publicada sobre eles, basta clicar aqui.

Para Ralph, tudo começou no ano de 1990 quando ele pegou uma cópia de "Satan's Harvest", um livro sobre um caso de possessão demoníaca que foi investigado por Ed e Lorraine Warren. Depois de ler o livro, ele sentiu que estava pronto para fazer a "obra de Deus".

Durante anos, Ralph Sarchie tinha lido sobre os Warren. Embora não seja mostrado no filme, a verdadeira história de "Livrai-nos do Mal" revela que Sarchie eventualmente telefonou a Lorraine Warren para lhe dizer o quanto admirava seu trabalho. Quando ela mencionou que um de seus investigadores, Joe Forrester, morava no Queens, Sarchie ficou chocado ao saber que endereço de Joe estava a apenas dois quarteirões de distância do seu próprio apartamento. Lorraine e Sarchie acreditava que isso não poderia ser uma mera coincidência. Sarchie contatou Joe, e os dois se tornaram amigos e começaram a trabalhar juntos em casos.

O livro que mudou a vida de
Ralph Sarchie
Depois de sua primeira conversa com Lorraine, Ralph Sarchie participou de seminários ministrados pelos Warrens, visitou a casa deles em Connecticut e até ajudou os Warrens em vários casos. Com a bênção de Ed e Lorraine Warren, Ralph e Joe fundaram em Nova York uma filial da New England Society for Psychic Research, a organização que foi originalmente fundada pelos Warren.

Ralph tornou-se demonologista, que é quem realmente resolve, muito diferente de caçadores de fantasmas que vão na sua casa, passam a noite nela, enchem de equipamentos os cômodos e no fim falam "Sua casa é assombrada. Ache alguém para exorcizá-la. Tchau".

Sendo demonologista, como no filme, Ralph Sarchie se envolveu em exorcismos aprovados pela Igreja. Você pode assistir nas cenas de Ralph Sarchie em um exorcismo de 1992 no documentário mais acima (vai ficar com medo heim...). Esse exorcismo foi realizado pelo bispo Robert McKenna, enquanto Sarchie ajudava a conter a mulher possuída.

De acordo com Sarchie, ele ajudou em 25 exorcismos e exorcizou "centenas" de casas. Ele diz que pressente quando o mal está por perto quando sente uma dor na sua têmpora e proximidades.

Aqui vemos Ralph Sarchie purificando uma residencia.





O Material Gravado ao Longo dos Anos

Desde 1990 Ralph ajuda em exorcismos e tem muita coisa gravada, mas por respeito as "vítimas" ele nunca mostra para o grande público. Se você assistiu o documentário Sarchie logo acima, pode verificar dois trechos de exorcismos feitos por ele, com os rostos dos envolvidos devidamente borrados.

Mas os atores Eric Bana e Olivia Munn, que retratam Ralph Sarchie e sua esposa Jennifer Sarchie, foram autorizados a assistir a uma gravação de um antigo exorcismo real.

Olivia Munn descreveu assim: "Eu comecei a assistir... só assisti uma parte antes de desligar porque me apavorei... Eu estou olhando para um cara e ele está sentado lá, a imagem é um preto granulado e branco, mas é a fita verdadeira, e você está vendo esse cara e ele está sentado lá em uma camisa de força, e ele está tremendo, e tem esse olhar do outro mundo em seus olhos, e ele treme e de repente sua testa é aberta ao meio, do nada! Lembre que ele está na camisa de força!!! Então ele começa a babar e logo que a baba bate a camisa, sua camisa de força branca, se transforma em sangue. Assim que isso aconteceu eu desliguei a fita".

A impressionante filmagem de um possuído que tem um corte sendo aberto em sua testa!




Ralph segurando uma possuída durante um exorcismo feito em 1992
O Real e o "Inspirado" no Filme

Ao examinar o livro "Deliver Us From Evil", aprendemos que o filme não segue casos de Ralph Sarchie exatamente, mas é sim uma releitura ficcional de alguns dos casos em que ele trabalhou. "Scott (diretor do filme) teve um monte de elementos de meus casos e colocou-os  em um contexto diferente do que eu originalmente escrevi", diz Sarchie. "Ele tomou liberdades em certos aspectos."

Foram essas liberdades que levaram aos cartazes de filmes a ser adornado com a frase: "Inspirado nas casos reais de um sargento de polícia de Nova York," em vez de "baseado nos casos reais de um sargento de polícia de Nova York." Isso é diferente de filme de exorcismo anterior do diretor Scott Derrickson, O Exorcismo de Emily Rose, que conta a história real muito mais de perto e foi promovido com o slogan "baseado em uma história verdadeira".

Ralph como policial
Ralph Sarchie  mata um homem no filme, e na vida real, ele já matou alguém como policial?
Não. "Ele nunca fez isso", diz o diretor Scott Derrickson da cena ficcional onde o personagem de Eric Bana mata um assassino de crianças. "Ele já matou alguém? Não que eu saiba. ... Quando tivemos que mudar o título de Beware the Night, que era o nome de seu livro, para "Deliver us from Evil" "Livrai-nos do mal", ele me chamou e disse: "Scott, você fez de mim um assassino. você não pode, pelo menos, manter a @#$@#$ do título do livro?"

A corujinha possuída do filme
Sua filha tinha uma coruja no quarto que realmente ficou possuída?
"Não", diz o verdadeiro Ralph Sarchie, referindo-se a existência da coruja de pelúcia que se torna possuída no filme e cai no chão do quarto da filha, fazendo o som, "Ha, ha, hoo. Ha, ha, hoo". A idéia da coruja veio da mente do diretor Scott Derrickson. Tem crianças que têm um monte de bichos de pelúcia, e ele imaginou que "um deles se movendo por conta própria seria muito perturbador."

Padre Mendoza (Édgar Ramírez) é baseado em uma pessoa real?
O personagem padre Mendoza foi baseado em duas pessoas da vida real, o bispo Robert McKenna e Padre Malachi Martin, que eram ambos mentores para Ralph Sarchie. Bispo Robert Fidelis McKenna é conhecido em Monroe, Connecticut como bispo e exorcista, que foi previamente apresentado pela 20th Century Fox na TV com o filme "The Haunted", que tratou da assombração do casal Smurl (retratado no filme A Casa das Almas Perdidas).

Padre Malachi Martin, um ex-padre católico irlandês e autor, era mais conhecido por ter escrito o livro aterrorizante "Hostage to the Devil" em 1976, que narra cinco possessões e exorcismos americanos.

O personagem Padre Mendonza (no centro) interpretado por Édgar Ramírez, que foi inspirado no Bispo Robert MacKenna (esquerda) e Malachi Martin (direta). Ambos foram amigos e mentores de Ralph.


O veterano possuído da Guerra do Iraque, Mick Santino, é baseado em uma pessoa real?
Não. O principal antagonista do filme, um veterano da Guerra do Iraque possuído chamado Mick Santino (Sean Harris) é a maior parte ficcional. Este personagem não existe no livro "Beware the Night", que foi publicado antes da Guerra do Iraque. Certos elementos do personagem Santino foram retirados de alguns dos casos que Ralph Sarchie tinha trabalhado, mas mesmo a maioria desses elementos foram exagerados para o filme. Por exemplo, o real Ralph Sarchie já trabalhou um em caso em que a testa de um homem abriu durante um exorcismo, semelhante, mas não tão extremo, com o que acontece com Santino durante seu exorcismo, perto do final do filme.

Mick Santino é esse cara todo rasgado no meio dos policiais




Veja o corte na testa dele. Foi inspirado no corte na testa de um caso real, mostrado um pouco acima.

Ralph Sarchie realmente perdeu o contato com sua fé como o personagem do filme?
Sim. Apesar de ser coroinha, Ralph diz que ele nunca foi um garoto particularmente devoto. No entanto, em 1990, ele encontrou-se gravitando mais em relação à religião após seu casamento com sua esposa Jennifer (agora divorciados) e o nascimento de sua primeira filha, Christina. O ano de 1990 foi também o ano em que ele pegou uma cópia de "Satan's Harvest", um livro sobre um caso de possessão demoníaca que foi investigado por Ed e Lorraine Warren. Depois de ler o livro, ele sentiu que estava pronto para fazer a "obra de Deus".

O que aconteceu com Ralph Sarchie e sua esposa Jen após os eventos do filme?
Ralph Sarchie e sua esposa Jen divorciaram-se nos anos que se seguiram aos eventos descritos no filme. Ralph diz que seu trabalho como demonologista contribuiu para a separação, mas ele admite em seu livro que o seu "casamento tem sido uma montanha-russa de verdade desde o início."

Ator Eric Bana era cético em relação a histórias de Ralph Sarchie antes de ver vídeos de Sarchie?
"Não tinha nada a ver com ser cético", diz o ator Eric Bana, que interpreta Sarchie no filme. "Foi apenas desconhecimento. Eu só não sabia muito sobre ele, como a maioria das pessoas provavelmente não. Quero dizer quando você realmente se resumem a, tudo bem, o que de fato realmente ocorre nesta área, neste campo? Então , foi um abrir de olhos enormes e realmente benéfico, com certeza".

Erik Bana e Ralph Sarchie


Ocorreram Eventos Estranhos durante a Produção do Filme?

Outros filmes de terror de sueceso como Poltergeist e O Exorcista tiveram estranhos eventos ocorrendo durante a produção deles. Será que aconteceu algo durante a gravação de "Livrai-nos do Mal?"

A filha mais nova de Ralph, Daniella,
diz que já viu um quadro voando em sua casa
O ator Eric Bana respondeu a essa pergunta durante uma entrevista: "Eu realmente me desligue um pouco quando estávamos filmando dessas coisas porque eu realmente só queria me concentrar no que estava fazendo, mas eu sabia que haviam coisas que ocorreramm fora do conjunto, nos escritórios e armazéns de vários departamentos que estavam trabalhando no filme. Algumas coisas bastante estranhas realmente que estavam acontecendo. Ouvi algumas histórias, mas eu realmente estava trabalhando muito duro e tentei manter o foco." Para nossa tristeza, Bana não ofereceu mais detalhes.

Já que no set parece que não ocorreu nada, será que já ocorrem fenômenos na casa de Ralphie Sarchie? Daniella, ficha de Sarchie - mostrada como um bebê no final do filme - diz que "Quando descobriu que meu pai estava no ramo de fazer exorcismos, sabia que coisas iriam acontecer, em casa, comigo e com minha família. Tínhamos uma moldura na parede do quarto dos meus pais, e do nada ela voou pela sala."

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

Fontes (acessadas em 17/09/2014):
- Site Oficial do Filme
- History vs Hollywood
- Wikipedia.en: Deliver Us from Evil (2014 film)
- Wikipedia.en: Ralph Sarchie
- Amazon.com: Book Deliver Us from Evil: A New York City Cop Inv… (Paperback) by Ralph Sarchie, Lisa Collier Cool
- Google Books: Beware the Night
Comentários