21 de agosto de 2014

Sonda Phobos 2: Abatida por Alienígenas?

Sonda enviada pela antiga URSS para explorar o satélite Fobos de Marte estava em perfeito funcionamento, enviando fotos para a Terra, quando a 50 metros de atingir seu objetivo ela misteriosamente sumiu. Fotografias tiradas pela sonda mostraram algo como uma enorme nave alienígena momentos antes dela perder contato. Teria Phobos 2 sido abatida por alienígenas?

Tem um vídeo no final do post que fiz sobre o assunto!

Assombrados, parece história de ficção científica. Satélite enviada da Terra perde comunicação poucos metros antes do destino e tira fotos de uma sombra grande na superfície de Marte e de algo como um OVNI de 25 quilômetros. A sonda teria sido destruída por uma nave alienígena em Marte? Seria o primeiro incidente do tipo "Guerra dos Mundos"?

Vamos voltar ao ano de 1988. Nesse ano, a antiga URSS executava o programa espacial Phobos, que consistia no lançamento de duas sondas não tripuladas, destinadas a estudar Marte e as suas duas luas, Fobos e Deimos. A sonda Phobos 1 foi lançada em 7 de Julho de 1988 e a sonda Phobos 2 foi lançada em 12 de Julho de 1988. Cada sonda foi levada ao espaço por meio de um foguete Proton-K.

O que aconteceu depois do lançamento com cada sonda

Ilustração da sonda Phobos 2 liberando um
aterrizador na superfície de Fobos
Phobos I  funcionava normalmente até que em 2 de Setembro de 1988 houve uma perda na comunicação. Os controladores da missão falharam em tentar recuperar o contato com a sonda devido a um erro de programação no software que fora carregado pela sonda entre os dias 29 a 30 de Agosto, na qual a ação dos propulsores de controle da altitude foi desativada. O resultado deste erro foi a perda da capacidade de dirigir os painéis solares para o Sol e as baterias da sonda acabaram descarregadas. Fim da Phobos 1...

Phobos II teve mais sorte e chegou a órbita de Marte em 29 de Janeiro de 1989 e ficou coletando dados do Sol, do meio interplanetário, de Marte e do satélite Fobos, um dos objetivos da missão. Depois de um tempo ela partiu para outro objetivo: estudar a composição da superfície do satélite Fobos e lançar sobre ele, dois aterrizadores. No dia 27 de Março de 1989, a apenas 50 metros do objetivo final e depois de ter lançado os 2 aterrizadores, Phobos 2 perdeu o contato... Fim da Phobos 2

O que causou a perda de contato da Phobos 2

A explicação oficial é: A causa da falha foi atribuída a um mau funcionamento do computador de bordo da sonda. Em uma análise mais cuidadosa, descobriu-se que havia pequenos sinais inconstantes da sonda, como se ela estivesse girando incontrolavelmente e apenas ocasionalmente apontando sua antena para a Terra. Pouco depois todos sinais pararam.

Mas parece que não foi isso não assombrados... Antes de perder o contato com a Terra, Phobos 2 enviou 37 imagens enviadas, sendo que a última foi enviada no dia 25 de março de 1989 as 10:42:6 em infravermelho. Você pode ver todas no aqui no site da Sociedade Planetária.

De acordo com essas imagens alguns começaram a especular que a sonda foi abatida por extraterrestres! Isso mesmo que você leu, uma nave extraterrestre destruiu a sonda Phobos 2. E foi a foto abaixo que fez muitos chegarem a essa conclusão. Ela foi batida 20 minutos antes da sonda perder o contato e nela muito viram o que seria um OVNI com 25 quilômetros de comprimento.

Fotografia infravermelha mostrando um objeto aproximando-se da lua marciana. Estimativas dizem que o OVNI tinha aproximadamente 25 quilômetros de comprimento”. [UFO magazine, vol.7, n.1, 1992]
Outra foto tirada pela Phobos 2 mostra o que seria uma imensa sombra na superfície de Marte, que também poderia ser a sombra de um OVNI segundo muitos estudiosos.

Imagem publicada no livro Gênesis Revisitado de Zecharia Sitchin - Editora Best Seller - 1990, mostrando a sombra que seria um imenso OVNI
Será que esse foi o 1º incidente Guerra dos Mundos registrado?

Explicação para as Fotos

Assombrados, pra mim não foi Guerra dos Mundos nem nada. As fotos acima tem explicações.

Primeiro vamos nos concentrar na foto do OVNI perto de Fobos. A imagem que foi amplamente divulgada foi a acima. Agora acesse o site da Sociedade Planetária e procure pela imagem número 2550033 do catálogo. É a imagem completa e podemos observar como um gráfico. Veja que essa imagem esta em um retângulo vermelho, isso significa que é uma foto tirada em infravermelho. Agora preste atenção em todas as outras fotos em retângulos vermelhos e veja que todas tem o risco no mesmo local, umas com ele maior que outras. Ou o OVNI ficou parado 2 meses exatamente no mesmo lugar ou é um defeito da telemetria da câmera infravermelha, o que é mais provável sem sombra de dúvida. Portanto, ocorreu algum tipo de falha de transmissão e vemos uma linha digital e não real.

A imagem completa. Veja que a acima foi publicada cortada, sem a linha horizontal
Animação mostra todas as fotos em infravermelho e como todas em a linha que diziam ser um OVNI
Agora a foto da sombra na superfície de Marte. Não é OVNI, mas sim a sombra do próprio satélite Fobos! Compare com a imagem abaixo capturada pela sonda européia Mars Express em 2005. Não é bem parecido?

A sombra é de Fobos e não de um imenso OVNI ou míssil que abateu a sonda Phobos 2
Como eu não tenho olho biônico e não achei pesquisando, não consegui descobrir em qual imagem do catálogo da Sociedade Planetária que eles encontraram a sombra. Quem souber escreve nas opiniões...

Apesar de muita especulação, tudo leva a crer que Phobos 2 foi perdida por erro humano. Algum comando errado enviado aqui da Terra fez as antenas não virarem mais para nosso planeta e assim perder o controle sobre ela, para sempre.

.
Fontes (acessadas dia 20/08/2014):
- The Planetary Society: The complete Phobos 2 VSK data set
- O Estranho Acidente do Phobos 2 
- Ceticismo Aberto: Phobos 2 e a Guerra dos Mundos
Ceticismo Aberto: A Perda da Phobos-2
- Wikipedia.pt: Programa Phobos
- Wikipedia.en: Phobos program
Comentários