8 de julho de 2014

Return to Babylon: Filme Assombrado Onde o Rosto dos Atores Mudam para Formas Assustadoras!

O diretor Canawati queria fazer um filme mudo, preto e branco e ambientado nos anos 1900. Um dia, caminhando pela calçada ele encontra um saco de lixo com 19 rolos selados de fita preta e branco. Ele grava o filme sobre elas e quando vai fazer a edição fica perplexo ao ver que em vários quadros, os atores se transformavam em algo bizarro, com os rostos assumindo formatos demoníacos. Conheça a história do assombrado filme "Return to Babylon".

A leitora Isabela R. me escreveu dizendo que tinha visto no programa "Minha História de Fantasma" o caso do filme "Return to Babylon". Eu já tinha visto esse episódio a algum tempo atrás, mas havia me esquecido completamente dele. O negócio é o seguinte...

O diretor Alex Monty Canawati, que se tornou um cineasta profissional em 1993, queria fazer um filme mudo estilo antigo. Então, um dia ele caminhava de volta para seu carro em uma noite, quando ele viu um saco preto de lixo na calçada, ao olhar dentro do saco, ele encontrou 19 rolos selados de filme preto e branco. Destino? O cara quer fazer um filme no estilo antigo e encontra 19 rolos de filmes preto e branco selados?

Bem, Canawati então resolveu gravar "Return to Babylon", um filme mudo, preto e branco e como base os escândalos de Hollywood e tragédias do início de 1900, sobre esses 19 rolos encontrados na calçada. A filmagem foi realizada utilizando câmeras originais a manivela, usadas na época que ele retrata no filme.

O locais de gravação foram as propriedades de estrelas de cinema mudo, como Norma Talmadge, Antonio Moreno, e Rudy Valentino, locais esses conhecidos por serem assombrados.

No elenco do filmes estão presente os atores Jennifer Tilly (Clara Bow), Maria Conchita Alonso (Lupe Velez), Tippi Hedren  (Sra. Peabody), Debi Mazar (Gloria Swanson) e Ione Skye como Virginia Rappe.

Durante a produção, muitos atores do elenco e da equipe sentiram sensações estranhas. Jennifer Tilly fala particularmente sobre "fantasmas e espíritos" tocá-la.

Muito bem, filme gravado. Agora é hora da edição. Na edição, vê-se quadro a quadro o filme, e foi nesse momento que algo desconcertante aconteceu. Mr. Canawati juntamente com o professor de fotografia do Brooks Institute of Photography encontraram as primeiras anomalias, enquanto observam quadro a quadro o filme em fevereiro de 2004. Em muitos quadro, eles verificaram que os atores passavam por transformações sinistras. Há quadros onde as mãos dos atores ficam longas, pontiagudas, mãos com membranas... Narizes de repente tornar-se longos e pontudo, distorcidos.

Para dar um toque mais sinistro, não foi usado nenhum efeito especial no filme e o tipo de transformação encontrada é cara e trabalhoso de fazer. Segundo o Brooks Institute of Photography, o filme "quebra todas as regras da lógica do cinema."

Os quadros também foram examinados por Dr. Albert Taylor, e vários grupos paranormais viram as fotografias e não ofereceram explicações para as estranhas transformações.

Parece que a mulher virou um vampiro
Aqui parece que tem um rosto dentro de outro rosto
Dá uma olhada no narigão que a mulher ficou
Mais um frame onde o ator ficou narigudo
Outro quadro onde o ator tem o nariz alongado
Credo em cruz, que é isso???
 No vídeo abaixo, você vê o próprio diretor Canawati falando e mostrando algumas das estranhas transformações que ele encontrou no filme:

.
O filme foi lançado no mercado em 2013. Para saber mais, visite o site oficial. Ah! Se morar quiser, pode ir para Los Angeles dia 17/07 que ele será exibido gratuitamente :) Segue trailer:


.
E ai assombrados, o que causou a transformação nos atores? Teriam os rolos encontrados na rua pelo diretor vindos do além?

Agora para tudo e veja o vídeo que fiz sobre o filme!


.
Fontes (acessadas em 03/07/2014):
- Paranormalistics: Return To Babylon
- PortugalParanormal: Filme "Regresso a Babilónia"-mudanças assustadoras nos actores causam polémica
Comentários