28 de julho de 2014

Radiotelescópio de Arecibo Detecta Ondas de Rádio Vindas de Fora do Nosso Planeta

Fala assombrados! Primeiro quero falar que sempre que ouço a palavra Arecibo lembro do sensacional filme Contato :) Ok, agora vamos a notícia :)

Astrônomos conseguiram confirmar a procedência cósmica dos sinais de rádio detectados pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico. 

O que é especialmente empolgante sobre esta descoberta, de acordo com uma nota de imprensa liberada pela Universidade McGill, é que esta é a primeira vez que um "pulso rápido de rádio" foi detectado por um instrumento além do rádio telescópio Parkes, na Austrália (Parkes é o radiotelescópio do filme Direto da Lua - Não fosse um pequeno grupo de cientistas australianos trabalhando com a NASA, os primeiros passos do homem na Lua não seriam vistos, pois só eles tinham o satélite capaz de fazer a transmissão - é legal esse filme, pode assistir :) Antes da detecção do pulso, que ocorreu em 2 de novembro de 2012 no Observatório de Arecibo, ainda havia a especulação de que as ondas de rádio poderiam ser originárias da Terra, ou dos arredores.  Mas este não é mais o caso.

Nosso resultado é importante, porque ele elimina todas as dúvidas se estes pulsos de rádio são verdadeiramente de origem cósmica“, disse Victoria Kaspi, professora de astrofísica da Universidade McGill e principal investigadora para este estudo.  “As ondas de rádio mostram todos os sinais de terem vindo de fora de nossa galáxia – uma possibilidade realmente excitante.”

Todavia, o que está causando estes disparos ainda permanece um mistério, mas as possibilidade incluem buracos negros evaporando, estrelas de neutrônio se unindo, ou labaredas sendo emitidas por magnetares, as quais são descritas pela McGill como “um tipo de estrela de neutrônio com campos magnéticos fortíssimos“.

Realmente não sabemos o que eles são“, disse a autora líder do estudo, Laura Spitler, que descobriu o fenômeno enquanto fazia sua pesquisa de doutorado na Universidade Cornell e agora está no Instituto Max Planck para Rádio Astronomia.  “Os cientistas estão altamente desconfiados de tais descobertas… [o fato de que] todos os pulsos até agora tinham sido descobertos pelo telescópio Parkes era causa de preocupação.  Agora, com a descoberta de um pulso em Arecibo, estamos mais confiantes de que os FRBs sejam um fenômeno astrofísico, e a descoberta e a classificação deles deveria ser uma prioridade dos observatórios rádio astronômicos no futuro.

Os pulsos duram somente uma fração de segundo, fazendo com que sejam difíceis de detectar, embora estima-se que ocorram 10.000 vezes por dia.  De acordo com a MacGill, eles parecem ser originários de fora da nossa galáxia, a Via Láctea.

Ok. Fim da notícia. Vou contar uma coisinha bem interessante. O radiotelescópio de Arecibo enviou uma mensagem para o espaço em 16 de novembro de 1974 e em 2001 essa mensagem foi respondida! Incrível, incrível e incrível!!!! Tenho um post completo sobre esse caso:

CLIQUE AQUI para ler "Os Círculos de Chilbolton e Winchester - Resposta Alienígena à Mensagem de Arecibo?"


Ah! Você pode ajudar a descodificar o que os radiotelescópios detectam no espaço. Basta instalar o software Boinc. Acesse a página abaixo e clique em download:

http://boinc.berkeley.edu/download.php

Aguarde a instalação. Será necessário reiniciar o computador.

Adicionando um projeto

Após o computador reiniciar, o programa BOINC vai abrir. Clique em "ADD PROJECT" e veja as legendas das imagens abaixo:

Selecione Adicionar Projeto e clique em NEXT
Existem vários projetos que você pode instalar. Procure por SETI@HOME e clique em NEXT
Digite seu email e senha para criar a conta e clique em NEXT
E pronto, clique em FINISH.
Pronto. Agora é tudo automático. Primeiro o programa vai fazer o download de um pacote e depois seu computador vai começar a processá-los. Abaixo a imagem aqui de como está o meu processamento atualmente:


Vendo o gráfico de processamento em tempo real

A tela acima é a tela padrão do programa, mas você pode ver gráficos e muito mais, para isto clique no menu VIEW - ADVANCED VIEW e a tela abaixo vai abrir:


Clique na aba Tasks e clique com o mouse sobre algum projeto onde esteja escrito Running e clique no botão SHOW GRAPHICS para ver a tela animada e mais legal do programa :)


Esta tela mostra um gráfico em tempo real do processamento. Maximize ele e fique admirando e torcendo. Vou ensinar um jeito mais fácil de ver este gráfico. Na versão Simples, clique em TASK COMMAND -> SHOW GRAPHICS :)
Para voltar para a tela padrão do BOINC, clique no menu VER -> VISÃO SIMPLES.

E é isto ai, vai que seu computador processa o bloco que contem uma mensagem alienígena? Você vai ficar famosão!!! Só não esquece de falar que leu o tutorial aqui no AssombradO.com.br :))))
Comentários