17 de julho de 2014

Estranhas Pegadas Fotografadas em Portugal. Seriam "As Pegadas do Diabo"?

Vocês sabiam que muitos moradores de Portugal acessam o AssombradO.com.br? É assombrados! Quero mandar um abraço e uma assombração para os leitores lusitanos, que sempre me escrevem e acessam o blog.

Recentemente recebi um e-mal de Portugal enviado pela leitora Carla Barros me informando que havia fotografado estranhas pegadas que eram parecida com as famosas "Pegadas do Diabo", que foram pegadas encontradas na região de Devon (Inglaterra) que desafiam a lógica e que muitos dizem que elas são na verdade as pegadas do diabo mesmo!

Segue e-mail recebido:

"Olá! Sou de Portugal e gostava de saber se me podem esclarecer um dúvida.

Há duas noites atrás (24/06/2014), depois de uma chuva torrencial, algo aconteceu na quinta dos meus avós.

Ninguém ouviu nada nem se apercebeu do que aconteceu, mas ontem de manhã, o meu avô viu umas pegadas estranhas no quintal. As pegadas têm formas de cascos e encontram-se em linha, espaçadas entre si cerca de 50cm.

Sendo as pegadas em forma de cascos, calculamos que fosse de um animal herbívoro e quadrúpede, mas pela disposição em que elas se encontram não nos parece que tenham sido produzidas por um animal de 4 patas, para além de que a vegetação à volta das pegadas está intacta. A partir de certo ponto deixam de se ver as pegadas (talvez porque o terreno aí estava mais seco)

Pusemos a hipótese de ser um sapo, mas a hipótese parece estar errada. Aqui em Portugal, nessa mesma noite em que foram feitas as pegadas há uma tradição de pregar partidas às pessoas, talvez tenha sido uma. Mas não se vê nenhuma pegada humana perto, a não ser as que o meu avô e eu fizemos ao irmos ver o local.

Ouvimos falar nas pegadas do Diabo e achamos que são bastante parecidas, mas estamos um pouco em dúvida pois parecem um pouco mais pequenas do que ouvimos, por isso mandamos-vos estas fotografias, para saber se nos podem ajudar. São ou não, pegadas do Diabo?

Desculpem o incômodo e obrigada pela atenção."

Primeiro vou colocar uma ilustração de 1855 das "Pegadas do Diabo" de Devon, para depois compararmos com as enviadas pela leitora. As Pegadas do Diabo indicavam ser de um ser bípede e não quadrúpede que as deixou e distanciavam-se cerca de 20 cm uma das outras. O formato indicava ferradura e tinha de 3.5 a 6.5 cm de largura em alguns casos.

Desenho feito por uma das testemunhas do evento, publicada pelo The Illustrated  London News, em 24 de Fevereiro de 1855.
As fotos enviadas pela leitora: 






Observando as fotos enviadas pela leitora, podemos fazer algumas análises:

- Distância entre elas: as pegadas de Portugal estão com 50 cm de distância uma das outras. Na de Devon, estavam a 20 cm.
- Formato: Em Portugal o formato é algo como um coração. Em Devon era em U
- Uma coisa elas tem em comum, a forma em que estão dispostas no chão, em linha única, não uma ao lado da outra.

Assim, minha conclusão é que não são as "Pegadas do Diabo", apesar de serem bastante semelhante.

Isso não resolve o mistério. Quem deixou essas estranhas pegadas no chão? Tem alguma idéia leitor assombrado? Escreva nas opiniões.

CLIQUE AQUI para ler "As Pegadas do Diabo"
Comentários