9 de junho de 2014

Quem comeu um tubarão branco de 3 metros?


Esse final de semana surgiu a notícia de que um tubarão branco havia sido comido por um predados misterioso. Que predador teria coragem suficiente para comer um tubarão branco de 3 metros? Seria algum mostro que vive nas profundezes do oceano, ainda desconhecido da ciência? Será que o Kraken existe?

A descoberta de que o tubarão foi comido foi possível porque cientistas fixaram um dispositivo de monitoramento em um tubarão branco saudável de 3 metros de comprimento na Austrália para um programa de acompanhamento desses animais. Quatro meses depois, eles encontraram o aparelho de rastreamento jogado numa praia.

Alguma criatura muito grande havia comido o temido predador. A questão que intriga, agora, os pesquisadores é: que criatura gigantesca poderia jantar um tubarão branco?

Tubarão foi levado para as profundezas e comido
O dispositivo recuperado mostrou apenas um aumento brusco de temperatura, de 7ºC para 25ºC (que só poderia ser atingida dentro da barriga de um animal) e uma súbita mudança de profundidade, de 580 metros para baixo, em poucos segundos.

Essas são as únicas informações que os cientistas têm, e o mistério do predador feroz que vive nas profundezas do oceano continua.

Quando vi os dados do dispositivo, fiquei chocado”, diz Dave Riggs, responsável por registrar a experiência. “Ficou claro que foi comido, mas por que animal?”.

Veja abaixo reportagem sobre o mistério.

.
Assombrados, não foi o Kraken nem outra animal misterioso que comeu o tubarão. Quem comeu o tubarão foi um tubarão branco maior que ele! Isso mesmo. O tubarão tinha quase o dobro do tamanho e pesava duas toneladas.

O vídeo acima faz parte do documentário “The search for the ocean’s super predator” (“A busca pelo grande predador do oceano”, em português), produzido pela Australian Broadcasting Corporation.

O documentário, que narra o esforço para catalogar esses temidos carnívoros do mar, mostra também a busca pelo assassino desse tubarão específico. e aponta os motivos para um tubarão se alimentar de um da mesma espécie. Entre as especulações estão a fome, a disputa pelo território e, claro, tubarões grandes comem tubarões menores.

Descobri essa notícia enquanto assombrava o Page not Found

CLIQUE AQUI para ler "5 Monstros Marinhos que você não gostaria de encontrar..."
Comentários