Atualização 21/07/2014: Os fenômenos pararam! Saiba mais aqui.
Atualização 11/06/2014: Os fenômenos continuam a ocorrer mesmo após a demolição da casa, e a filha de 11 anos sofreu novo ataque. Saiba mais no post "Mesmo após demolição, família do RS ainda vive com os fenômenos sobrenaturais"
Assombrados, recebi alguns e-mail de leitores me alertando que ontem passou no programa Teledomingo, da Globo, que passa no Rio Grande do Sul, a história de uma família de um município no norte do estado que tem a casa assombrada e até demoliu ela recentemente na esperança de acabar com o problema. Vamos ao caso.
Primeiramente quero dizer que já publicamos sobre essa casa aqui no blog no dia 20 de fevereiro, e que a casa assombrada fica localizada no município de Caiçara-RS. Na reportagem do Teledomingo eles não falaram o local. Para ver o post, clique aqui.
Na casa vivia um casal com três filhos, um menino de oito anos e duas meninas, de 11 e 15 anos e os fenômenos mais comuns era a chuva de pedras. Muitas pedras. Elas caiam dentro da casa mesmo com as portas e janelas fechadas. Além disso, móveis e objetos "andavam" e batidas eram dadas nas paredes.
"Jogavam pedras na casa, como uma chuva. A gente chamava a polícia. Ela vinha, olhava por tudo e não enxergava nada. A casa toda fechada e enchia de pedra dentro. Depois que acalmou um pouco as pedras, começou a virar os roupeiros", relata o casal que prefere não ser identificado.
![]() |
Detalhes das pedras que caem sobre a casa |
![]() |
Pedra sobre o telhado de brasilite da casa, que não furavam, apesar da fragilidade. |
![]() |
Morador segura pedra que acabara de cair dentro da casa, mesmo com as portas e janelas fechadas |
Sabendo do caso, um produtor de vídeos visitou a casa e filmou o fenômeno. Uma pedra caiu dentro da casa com tudo fechado enquanto ele filmava. Vendo a angustia da família, o produtor chamou um médium para exorcizar a filha mais velha, de 15 anos, que começou a apresentar um comportamento estranho. O exorcismo foi filmado e a menina diz que é o demônio quando questionada pelo médium.
"Um dia, o espírito levou ela para cima da casa, jogou ela para baixo e quebrou a telha", relata a mãe.
![]() |
O médium Nelson Júnior Paz exorcizou a garota |
![]() |
Filmagem real do exorcismo da garota de 15 anos. Ela disse que era o demônio para o exorcista. |
![]() |
A casa onde os fenômenos ocorriam na zona rural de Caiçara-RS. |
![]() |
Era uma vez a casa, que foi demolida pela família! Imagina o desespero deles para chegar a esse ponto... |
A. Embora a atividade fosse intensa e parecesse que uma entidade estivesse causando tudo, essa "entidade" nunca era vista;
B. Diferente da assombração tradicional, o fenômeno era sempre temporário, durando apenas alguns dias ou poucos meses;
C. O Fenômeno parecia centrar-se em um indivíduo específico, chamado de "agente";
D. Na maioria dos casos, o "agente" era uma garota adolescente.
Como a Ana descreveu em sua matéria sobre Poltergeist, garotas passam por mudanças hormonais extremas durante a adolescência e por isso gastam muita energia emocional. Toda essa turbulência física e emocional parece facilitar um outro fenômeno psíquico: a telecinese (capacidade de controlar diretamente o ambiente com o pensamento), que pode ser uma capacidade humana reprimida. Sendo assim, essas adolescentes estariam lançando, inconscientemente, rajadas de energia telecinética no ambiente, liberando suas frustrações, medos e anseios contidos. Elas mesmas podem nem perceber que estão causando isso tudo, e passado o período dessas mudanças hormonais, tudo voltaria ao normal. Outra possibilidade seria que uma certa entidade "usasse" dessa energia em excesso da garota para gerar tais fenômenos, e quando essa energia acabava (passava o pico hormonal), a entidade ficaria igualmente sem força e a atividade cessaria.
A família está sendo atendida pela assistência social do município de Caiçara-RS, e a Federação Espírita do Rio Grande do Sul acompanha o caso.
A reportagem do Teledomingo está abaixo. Se sair do ar o vídeo, acesse esse link
.
Abaixo a filmagem feita pela ÉKS Produções, que mostra o exorcismo da garota.
Atualização 21/07/2014: Os fenômenos pararam! Saiba mais aqui.
Atualização 11/06/2014: Os fenômenos continuam a ocorrer mesmo após a demolição da casa, e a filha de 11 anos sofreu novo ataque. Saiba mais no post "Mesmo após demolição, família do RS ainda vive com os fenômenos sobrenaturais"
Fontes (acessadas em 09/06/2014):
- G1: Casa é demolida após exorcismo e fenômenos incomuns no RS
- AssombradO.com.br: Casa Assombrada em Caiçara-RS (Caso Nacional)
- AssombradO.com.br: Tipos de Fantasmas: Poltergeist