2 de junho de 2014

A Lenda da Bloody Mary (Maria Sangrenta, Bruxa do Espelho ou Maria Degolada)


Conheça uma das mais famosas lendas urbanas, que aterroriza adolescentes e crianças do ocidente.

Quem nunca ouviu falar, quando criança, que falar um nome três vezes em frente ao espelho evocaria um espírito? Será que isso é verdade? A lenda pode ser real?

Tem certeza que quer evocar
um ser que vai te matar?
Como Evocar Bloody Mary?

Existem algumas formas de evocar a Bloody Mary. A forma mais poética é esta:

"Se envolva em seu cobertor, sussurre, à meia-noite, iluminado por velas, diante do espelho do banheiro, 13 vezes as palavras Bloody Mary."

Já a forma mais simples é falar três vezes "Bloody Mary" em frente a um espelho. Pronto.

Consequências

Antes de sair por aí evocando a Bloody Mary, é importante saber o que pode acontecer se ela aparecer, e assombrado, se der certo e a Bloody Mary aparecer, você está danado, pois a lenda diz que ela arrancará seus olhos! Outros já dizem que ela vai é desfigurar seu rosto ou até mesmo matar você de forma violenta! Eu que não evocaria essa mulher.

Origem da Lenda

Existe algumas possíveis histórias do passado que podem ter dado origem a essa lenda:

- Uma das versões para a origem da Lenda de Bloody Mary conta que a mulher viveu no tempo da inquisição quando as bruxas eram perseguidas para serem queimadas vivas, e dessa forma ocorreu sua morte. Dizem que ela amaldiçoou a todos que repetissem seu nome.

- Outra lenda, mais contada aqui no Brasil, diz que Mary era uma mulher muito bonita e que devido a um acidente de carro ficou com o rosto todo desfigurado. As suas cicatrizes ficaram tão feias que a mulher era objeto constante de zombarias e humilhações, por isso ela fez um pacto com o demo para se vingar de todas as pessoas que ousassem a chamar pelo seu nome.

Elizabeth Bathory tem uma história
tão interessante que vou fazer
um post só sobre ela.
- A origem da lenda de Bloody Mary é frequentemente confundida com Elizabeth Bathory, que é considerada uma versão feminina da lenda de Vlad , o empalador (aquele mesmo que inspirou o personagem Conde Drácula).

- Muitos confundem a lenda da bruxa do espelho com a história da Rainha Maria Tudor (Greenwich 1516 - Londres 1558), filha de Henrique VIII e de Catarina de Aragão. Tendo se tornado rainha em 1553, esforçou-se para restabelecer o catolicismo na Inglaterra. Suas perseguições contra os protestantes valeram-lhe o cognome "Maria, a Sanguinária" (Bloody Mary). Em 1554, desposou Filipe II da Espanha. Essa união, que indignou a opinião pública inglesa, ocasionou uma guerra desastrosa com a França, que levou à perda de Calais (1558). Dizem que a Rainha, para manter a beleza, tomava banho com sangue de jovens garotas, mas é um fato não confirmado em sua biografia.

Espelhos: A Lenda pode ser Real!

A lenda diz que se evoca Bloody Mary usando um espelho. Ele é a chave para a evocação poder dar certo, pois para muitos estudiosos, os espelhos são uma espécie de portal entre o mundo dos espíritos e o nosso.

Já publiquei aqui no blog um post chamado "Como Abrir Portais" e no ritual ensinado nele, é usado um espelho.

Faça sua experiência e veja se consegue ver algo através do espelho:

De frente para o espelho, fixe sua visão
num ponto imaginário entre seus olhos.
Material necessário:
- Um espelho médio
- Uma vela, fósforos e pires / lanterna fraca
- Ambiente escuro ou meia luz.

Em um ambiente escuro acenda um a vela sobre o pires ou prato (faça isso longe de objetos inflamáveis).
Fique a uma distância de aproximadamente uns 40cm do espelho (em pé ou sentado). Coloque a vela a sua direita (ou no chão), um pouco afastado e de modo que ilumine sutilmente sua face. Fixe sua visão em um ponto imaginário entre seus olhos. Evite piscar, fique com os olhos aberto.

Resultados:
Seus olhos ficarão cansados. Neste ponto da experiência, um portal se abrirá atrás de seu reflexo. Importante não desvie sua atenção, fixe no ponto entre seus olhos observe a totalidade do espelho apenas com a sua visão periférica.

O que você poderá ver, entre outras coisas:
- Um mundo estranho se formando atrás de você...
- Seu rosto se transformará em outro...
- Seu rosto poderá perder a pele mostrando os ossos...
- Um ser estranho poderá surgir no espelho, um vulto poderá aparecer

A experiência poderá ser repetida em outros cômodos da casa e em cada cômodo uma visão diferente poderá surgir no espelho.

Bloody Mary na Mídia

Filmes e séries já falaram da lenda da Bloody Mary. O episódio 05 da 1ª temporada da famosa série Supernatural se chama Bloody Mary e como você já deve ter sacado, fala sobre a Bloody Mary.

Cena do episódio Bloody Mary da série Supernatural
Dean quebrando o espelho no episódio Bloody Mary
Um filme a explorar a lenda de espelhos foi O Mistério de Candyman (1992). Sinopse: Uma estudante decide provar que Candyman, um terrível espírito escravo, não existe. Ela, então, segue para o local de um crime brutal e o invoca - após pronunciar o nome dele cinco vezes diante de um espelho. Para sua surpresa, ele surge iniciando uma série de horríveis assassinatos.

Em 2005 o lançaram o filme Lenda Urbana 3 - A Vingança de Mary (no original em inglês, Urban Legends: Bloody Mary). Sinopse: Em uma noite de formatura, um trio de amigas de colégio recitam um encantamento, libertando um mal espírito do passado com consequências mortais. Naquela mesma noite, as garotas são raptadas por uma gangue da escola. Depois de resgatadas, seus molestadores recebem suas justas punições, morrendo um a um em uma reação em cadeia de crimes horripilantes, cada um com algum estilo de Lenda Urbana. Isso tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto de colégio levada ao extremo ou será que a vingança de Mary está atacando novamente?


Kate Mara, do seriado House of Cards, fez parte do elenco do filme
Em 2006 foi lançado o filme "O Jogo dos Espelhos" (Bloody Mary em inglês). Sinopse: Tarde da noite, nos corredores de um hospital psiquiátrico, um grupo de lindas enfermeiras conduzem um ritual de magia negra quando as coisas saem do controle e uma delas acaba morrendo na escuridão do hospício. Uma novelista best selling, Natalie Fitzgerarld volta para casa quando sua irmã misteriosa desaparece. Mal sabe ela, que a jovem entrou no poderoso "Jogo do Espelho" e nada pode detê-las deste ritual. Preparem-se O Jogo do Espelho vai começar. Quer assistir? Dê play abaixo :)


.
Em 2008 foi a vez de lançarem o filme A Lenda de Bloody Mary (original em inglês: The Legend Of Bloody Mary). Sinopse: Ryan é atormentado por pesadelos desde a noite que sua irmã, após acessar um site na internet que ensinava como invocar o espírito de Bloody Mary, desapareceu misteriosamente. Agora, anos depois, sua namorada não aguenta mais ver o sofrimento de Ryan e pede ajuda para um antigo professor do rapaz. Padre O’Neal, além de professor e padre é também arqueólogo e decide ajudar Ryan, investigando o que aconteceu naquela fatídica noite e descobrir, de uma vez por todas, a verdade sobre a lenda de Bloody Mary.

Existem outros filmes, como o Mary Mary Bloody Mary e o terror porno Bloody Mary 3D!

.
Para finalizar, gostaria de dizer que muitos gostam de dizer que Bloody Mary também é a famosa Loira do Banheiro, mas não é. Bloody Mary é uma lenda americana que chegou ao Brasil. A loira do banheiro é uma lenda nacional, que inclusive muitos dizem ser baseada em uma pessoa real. Vou fazer um outro post dedicado exclusivamente à ela

Fontes (Acessadas em 02/06/2014):
- Sobrenatural.Org: Bloody Mary
- Sobrenatural.Org: A origem da lenda de Bloody Mary
- Wikipedia.pt: Maria Sangrenta

CLIQUE AQUI para ler "A Loira do Banheiro: Origem, Rituais, Relatos e Muitos Mais sobre a Lenda mais Famosa do Brasil!"
CLIQUE AQUI para ler "Como Abrir Portais (Experiência Prática)"
Comentários