28 de maio de 2014

Orbs: O que são, fotos, vídeo. Mais: Aprenda a diferenciar fantasma de poeira!

Assombrados, hoje resolvi fazer um post sobre orbs, que são círculos que aparecem em fotografias. Provavelmente muitos de vocês já devem ter tirado fotos onde apareceram alguns orbs. Mas o que são esses círculos? Para muitos, simplesmente poeira, para outros, o sobrenatural. Vamos saber mais sobre os Orbs.

Um orb é um círculo que pode ser translúcido ou opaco, geralmente branco, que aparece em fotografias. Pode aparecer somente um ou vários. É um fenômeno relativamente novo que surgiu junto com as máquinas digitais. Assim como são registrados em fotos, são registrados também em vídeos. Uma variante dos orbs são os Rods, que são cilíndricos com aletas nas laterais. Falarei mais deles em um post exclusivo.

Afinal, o que são os Orbs?

Orbs seriam fantasmas. Veja quantos nessa foto tirada
no cemitério.
Você tirou uma foto onde apareceu um orb, mas afinal, o que significa isso? O que é o orb que apareceu na foto? Depende, pois pode ser tantas coisas! Primeiro vou falar das teorias sobrenaturais, e no próximo tópico, das explicações naturais.

- Fantasma: muitos defendem que são espíritos de pessoas mortas.

- Seres Elementais: quando o orb tem cor, como laranja, verde e roxo, dizem que são os elementais da natureza. Elementais são habitantes do mundo invisível aos olhos humanos, que vivem num mundo e universo próprios, com suas leis, filosofia, objetivos e modo de vida totalmente particular. São como espíritos que possuem ligação direta com os elementos da natureza. Essas criaturas são por isso, chamadas de espíritos da natureza, uma vez que elas vivem em contato permanente com a fauna e flora, as quais têm a missão de defender.

- Extraterrestres: orbs também são capturados em vídeos, e muitos dizem que são sondas ufológicas explorando nosso planeta.

Existem outras. As acima citadas são as mais famosas.

A ciência explica os Orbs

Orb para a ciência nada mais é do que partículas suspensas no ar, como poeira, umidade, pó de carvão etc. Não importa a foto, 100% são explicadas por isso. Faça o teste você. Pegue um tapete, chacoalhe ele no ar e tire uma foto com a câmera digital. Provavelmente você capturará diversos orbs.

Veja que o formato não é circular
O ufólogo Claudeir Covo fez um estudo com Orbs e concluiu que o orb sempre será circular quando o diafragma  da câmera estiver totalmente aberto. Se o diafragma estiver ligeiramente fechado, o orb terá a forma da quantidade de palhetas do diafragma, que pode ser tetragonal, pentagonal, hexagonal, etc… Saiba mais lendo este artigo: Orbs, Rods e Covos

Esses orbs são resultado de partículas de carvão suspensas no ar. Já pensou se fossem fantasmas??? Eu heim!
Já esses orbs são gotas de chuva
E finalmente esses, que são nada mais que poeira
Como tirar foto de um Orb?

Curioso para tentar capturar um orb em suas fotos? Existem alguns pré-requisitos para conseguir fotografá-los:

O uso de câmera digital e flash é essencial
para conseguir capturar um orb
- Usar uma Máquina Digital. Fotos onde aparecem orbs em máquinas de rolo são extremamente incomuns.

- Usar o Flash. Muitas teorias tentam responder porque o flash. É claro que para orbs naturais, como poeira e chuva, essas partículas vão refletir a luz emitida pelo flash. Agora, quando o orb é uma entidade sobrenatural, é comum dizer que elas não tem massa, portanto não se sabe como eles podem refletir a luz. Uma das teorias diz que essas entidades estão em um espectro eletromagnético não visível aos nossos olhos, mas capturados pela câmera digital, como o ultravioleta e o infravermelho.

Algumas dicas básicas, para evitar capturar elementos naturais que venham a ser confundidos com orbs ou outras manifestação sobrenaturais:

- Nunca  fumar nem permitir que alguém fume se estiver para tirar fotos, a fumaça do cigarro com o flash poderá parecer uma manifestação ectoplasmática.

- Não segure mais nada nas mãos além da câmera

- Tire a correia da câmera ou a pega, (também cabelos) pois se sem querer forem para a frente da lente, o flash fará parecer manifestações

- Em tempo frio, suspenda a respiração quando tirar as fotos, o vapor da respiração quente poderá contaminar a foto. (aqui em São José do Rio Preto-SP vai ser difícil acontecer isso!)

- Cuidado com os dedos em frente à objectiva

- E principalmente, mantenha as lentes limpas!!!

Como saber se o Orb que apareceu na minha foto é sobrenatural ou natural?

Orb com círculos concêntricos
internos geralmente são poeira
Não existe um método 100%, mas analisando diversas imagens, pesquisadores geralmente enquadram os orbs sobrenaturais como:

- Os círculos devem ser opacos, sólidos. Se forem círculos translúcidos, provavelmente é natural. Se tiver múltiplos círculos internos, também deve ser poeira.

- Serem brancos ou de alguma outra cor sólida. Quando são coloridos, geralmente são associados a elementais.

- Um ou poucos círculos por foto. Se aparecer um monte de círculos, provavelmente é partícula suspensa no ar.

- Se for brilhante e mostra um efeito de vibração dentro da foto. Muitas vezes você consegue ver como que um rosto dentro dele!

- Se ele tiver um pequeno rastro. Tome cuidado e veja o ângulo da trilha, pois se for de cima para baixo, pode ser gotas de chuva.

De acordo com as regras ao lado, esses orbs tem explicação natural: ambos devem ser uma partícula de poeira
Os vários orbs nessa foto são de origem natural. Deve ser poeira levantada pelos carros que passam na estrada. Veja que são translúcidos e existem dezenas na foto.
Agora, veja esse. É opaco, tem um brilho e vibração, um pequeno rastro e está sozinho na foto. É um orb sobrenatural. Será o fantasma de alguém que está enterrado no cemitério?
Nesta foto, também vemos um orb sobrenatural. Veja que é sólido e tem uma trilha atrás dele.
Outra foto de orb sobrenatural. Opaco e com rastro, além de serem só dois na foto.
Esses orbs coloridos geralmente são associados a elementais. Observe que são sólidos, tem brilho e tem um rastro.
Orbs Registrados em Vídeo

Os Orbs também são capturados em vídeos. Abaixo podemos ver um orb gravado em San Antônio, Texas, nos dias 17 de março de 2012. Uma mulher estava filmando o horizonte quando vê flutuando o que ela achava ser uma pena, mas pelo padrão de voô viu que não era. Ela então tira sua câmera do tripé e começa a seguir o ORB, que fica andando pelo jardim e depois decola para o céu e some. É uma filmagem bem interessante. No final tem uma nova filmagem de vários outros ORBs.


.
Nesta outra, estavam filmando com o celular as fortes ondas numa praia australiana no dia 11 de novembro de 2012 causadas por uma tempestade, e então notaram a presença de um orb verde, fixo em um local, que parecia se aproximar e distanciar, até que por fim, desaparece.

.
E abaixo, o mais espetacular registro em vídeo feito de um orb. É um trecho do documentário "Fantasmas em Flagrante", que passou na GNT a muitos anos atrás e eu gravei, que mostra a filmagem mais espetacular de um ORB já realizada. A filmagem foi feita pelo pesquisador Steve Lee nos anos 90, em um local conhecido como "Floresta Negra".


.
DVD Intrusos no Céu

Tenho disponível na Loja do blog um DVD interessante falando sobre Orbs. Sinopse:

CLIQUE AQUI para comprar
Um mistério atravessa décadas: o que seriam estes estranhos corpos flagrados em filmes e fotos em todo o mundo? A este enigma se soma o registro, por telescópio, de estruturas de tamanho descomunal em órbita da Terra, que não são catalogadas pela NASA.

Um fenômeno vem intrigando os estudiosos: é cada vez maior o número de minúsculos corpos flagrados acidentalmente por fotógrafos amadores em todo o globo, que receberam o nome de rods e orbs. Alguns dizem que são meras aberrações óticas dos instrumentos, mas o fato é que sua aparência – ora alados, ora esféricos – e forma de vôo excluem esta possibilidade na maioria dos casos. Intrusos no Céu trata deste enigma e de outro ainda mais complexo: as filmagens feitas com telescópio de estruturas artificiais de tamanho monumental em órbita da Terra, que não são admitidas por nenhuma agência espacial, nem mesmo a NASA.

Estrategistas militares dos Estados Unidos garantem que são estações orbitais armadas com dispositivos nucleares e destinadas a proteger o país de ataques estrangeiros – resquícios do programa Guerra nas Estrelas de Ronald Reagan. Outros especulam que seriam mega satélites preparados para proteger a Terra de agressões alienígenas. Embora nenhum governo aceite tratar do assunto, as filmagens são inequívocas e preocupantes. Neste novo documentário do premiado produtor Jose Escamilla você verá imagens espetaculares e inquietantes (são dele também O Grande Desafio da Humanidade, A Verdade Sobre a Lua e Luna).

Destaques:

Entrevistas com fotógrafos que registraram rods em várias partes do mundo e com os pesquisadores que analisaram as evidências.

Filmagens espantosas de rods no céu, em cavernas e até em lagos, deixando claro que não podem ser meras aberrações óticas.

Gravações feitas com telescópio de estruturas de grandes proporções orbitando o planeta Terra, possíveis armas secretas de Guerra.

Contém EXTRA: Aprenda você também a registrar rods com câmeras fotográficas e de vídeo.

CLIQUE AQUI para comprar!

.
Fontes (acessadas em 27/05/2014):
Facebook: Orbs.Brasil
GhostStudy.com
Ghostcircle.com
- Sobrenatural.Org: Desvendando os Orbs
- Ceticismo Aberto: Orbs, Rods e Covos
- IssoeBizarro: Orbs
- Wikipedia.en: Orb (optics)
- Mail Online: Is this the proof that spirits DO exist?
- Elementais da Natureza
- RasgandoVeu: ORBS
Comentários