8 de maio de 2014

FVE: Sussurro não Identificado

Recebi esse e-mail do assombrado leitor Bruno Bertoni que fala sobre um FVE que ele capturou em uma gravação.

"Olá, Assombrados.

Estou escrevendo hoje para compartilhar algo muito estranho que aconteceu comigo em meados de dezembro de 2012.

Eu tinha acabado de assistir a um filme chamado "Pitch Perfect" (A Escolha Perfeita) com um amigo meu. Pra quem nunca viu, o filme é uma comédia musical sobre um coral de uma universidade que canta suas músicas à capella, ou seja, eles fazem os sons dos instrumentos musicais com a própria boca, tipo um "beat box". Até aí, tudo bem.

Por termos gostado muito do filme, eu e um amigo começamos a zoar no Facebook a respeito daquilo. Ele gravou um áudio dele mesmo cantando uma música à capella e me mandou. Ficou extremamente zoado, é claro, mas a intenção era essa.

Então eu decidi gravar uma também e mandar para ele.

Depois de gravar, fui ouvir o áudio para ver se não estava mais ridículo do que deveria estar e, para minha surpresa, pouco depois que eu comecei a fazer o barulhinho da música, ouve-se uma voz feminina sussurrando algo que até hoje eu não sei o que é. O que me convenceu de que era uma voz é justamente o fato de que é um sussurro que pode ser interpretado como feminino! Não é apenas um ruído indistinto, mas a voz de uma mulher falando baixo. Eu me lembro que eu paralisei neste momento, pois não havia ninguém comigo, eram umas 4h da manhã, não havia vento ou nenhum ruído externo que possa ter gerado um som tão próximo e nítido, embora ininteligível.

Até hoje, ninguém que ouviu o áudio conseguiu interpretar exatamente o que a voz disse. Já tentamos aumentar o som, isolar o ruído, ouvir de trás pra frente, ouvir dando cambalhotas, e nada. Se alguém do blog conseguir entender o que a voz diz, por favor, me diga. Estou há quase 2 anos tentando entender o que é isso. Isolei o áudio na parte em que a voz se manifesta, porque o áudio todo era muito longo e não tem nada de anormal depois disso (exceto eu cantando... isso sim é de arrepiar hahaha)

P.S.: Não riam do meu "tu du du du du du", hahaha. A intenção era ficar ridículo, mesmo."

Ouça o som abaixo:


.
Conseguiu identificar o que o sussurro diz? Escreva nas opiniões.

Grave você um FVE e envie para nós :)))

Gravadores usados para capturar FVE
FVE significa "Fenômeno de Voz Eletrônica" é a gravação de sons e vozes em fitas cassete, videocassetes e outros dispositivos eletrônicos. Aqueles que investigam o fenômeno dizem que as gravações são as vozes de espíritos tentando se comunicar conosco. Os céticos dizem que o FVE é apenas uma interferência de rádio ou peças pregadas por nossa mente.

Os sons podem ser gravados usando um gravador de fita K7 comum. Eu aconselho a usar um gravador digital.

Como fazer?
Vá para um lugar propício, apague as luzes, faça silêncio e pegue o gravador. Coloque para gravar e agora faça as perguntas que desejar, como:

"Tem alguém aqui?"
"Você deseja fazer o mal para alguém desta família?"
"Qual é o seu nome?"

Terminada as perguntas, rebobine a fita e escute atentamente. Se tudo der certo e tiver espíritos no local, você vai ouvir alguma coisa.

Em alguns casos é aconselhável passar o áudio gravado para um editor de som, como o Audacity que mostrei acima, e trabalhar som, mudando a velocidade ou o tom.

Jennifer Lauer, diretora e fundadora do Southern Wisconsin Paranormal Research Group, é chamada regularmente por proprietários de empresas e casas para documentar atividades paranormais. Ela descreve o processo de gravação usado por sua equipe:

Vamos até o local e entrevistamos as testemunhas e descobrimos o que está acontecendo, o que eles estão vendo e ouvindo. Também fazemos leituras de equipamentos para assegurar que o que eles estão sentindo não é um campo eletromagnético ou ondas de rádio.
Gravamos o FVE de duas maneiras diferentes, dependendo do tipo de assombração que parece ser. O FVE pode ser um tipo de energia residual. Ele pode ser uma amostra do que aconteceu em algum momento e que se reproduz como um filme. Se for uma assombração residual, deixamos o gravador em uma sala para ver se captamos alguma coisa.

Com uma assombração inteligente [o que significa que um espírito real está presente], podemos fazer perguntas porque sabemos que poderemos obter respostas. Nós nos sentamos em um grupo de 4 a 6 pessoas. Colocamos o gravador em uma posição central em relação a todos nós. Um por um, fazemos uma pergunta a quem quer que esteja na sala. Depois das perguntas, permanecemos cerca de 20 segundos em silêncio para que ela possa ser respondida e então a próxima pessoa faz outra pergunta.

Depois de fazer a gravação, os pesquisadores ouvem a fita várias vezes, prestando atenção a qualquer som que se assemelhe a uma voz. Eles podem usar um computador para analisar quaisquer vozes que surjam.
Comentários