13 de maio de 2014

Curiosidades sobre o filme 'Arraste-me para o Inferno'

Um dos filmes mais interessantes que assisti nos últimos tempos. Será que a maldição da Lâmia é real? Existem objetos amaldiçoados?

Assombrados, hoje resolvi fazer um post falando sobre o filme "Arraste-me para o Inferno" de 2009. Eu e a Ana gostamos muito desse filme e ele tem algumas coisinhas que podem ser exploradas aqui, como o diretor Sam Raimi, a Lâmia, a velha cigana e sua foto que roda a internet e a maldição em objetos.

Primeiro, vamos a sinopse: Christine Brown (Alison Lohman) trabalha como analista de crédito e vive com seu namorado, o professor Clay Dalton (Justin Long), em Los Angeles. Um dia, para impressionar seu chefe, ela recusa o pedido de uma senhora chamada Sylvia Ganush (Lorna Raver) para conseguir um acréscimo em seu empréstimo, de forma que possa pagar sua casa. Como vingança, a anciã joga uma maldição sobrenatural na vida de Christine. 

Se você não viu o filme, é melhor assistir antes de continuar, pois vou revelar várias coisinhas... Abaixo o trailer.

.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria. Arrecadou no mundo US$ 90,8 milhões, para um gasto de US$ 30 milhões na produção. Um belo lucro :). O diretor foi Sam Raimi e é dele que vamos falar agora.

Essa mocinha (ela tem 34 anos, só para constar) vai sofrer muito nesse filme...
Sam Raimi e seus Filmes

Sam Raimi em 2012
De cara já informo que Sam Raimi dirigiu nada menos do que a trilogia de filmes do Homem-Aranha. Só isso já basta para falar que o cara sabe o que faz, mas não é desses filmes que ele dirigiu que vou falar, e sim dos filmes A Morte do Demônio, A Morte do Demônio 2 e Uma Noite Alucinante 3. Esses filmes são clássicos! Se você tem mais de 30 anos e gosta de filme de terror, aposto que já assistiu pelo menos um deles! Eu tenho aqui meu DVD do filme "A Morte do Demônio" e me lembro de quando assisti.... Nossa, que medo. Era criança ainda, devia ter uns 10 ou 11 anos. Rapaz, aquilo me deixou apavorado! Hoje eu assisto e acabo dando mais risada do que ficando com medo. E esse é o lance interessante nos filmes de terror dirigidos por Sam Raimi: uma boa dose de comédia.

Veja esse pequeno clipe do filme "Uma Noite Alucinante 3" e depois compare com um clipe do "Arraste-me para o Inferno"


.
.
E podemos encontrar diversos exemplos interessantes e nojentos em Arraste-me para o Inferno. Nossa, e aquela parte em que a velha "vomita" na boca da mocinha... Credooooooooo que nojooooooooo ahahuahau

Nossa , que nojo da cena em que a velha vomita na mocinha!
A Maldição da Lâmia

Lâmia em formato de serpente
Quando Christine decide não renovar o empréstimo para a senhora Sylvia, essa lhe arranca um botão de sua blusa e lança uma maldição da Lâmia. Depois ela descobre que a velha era cigana e que a lâmia é um ser demoníaco que vem buscar a pessoa depois de 3 dias e literalmente a leva para o inferno. A pergunta que fica é: Existe algo assim, uma maldição da lâmia?

Não, não existe, podem ficar tranquilos. Mas existe um ser mitológico chamado Lâmia em algumas culturas:

Grega: Lamia era uma bela rainha da Líbia por quem Zeus estava interessado. Ela tinha sangue divino pois era filha de Poseidon, deus das águas. Acabaram como amantes e tiveram vários filhos. O problema é que Hera, sua digníssima esposa, enciumada, resolveu acabar com a festa. Primeiro matou todos os filhos de Lamia. Depois a transformou num monstro meio humano, meio serpente. Não satisfeita, arrancou suas pálpebras para que nunca fechasse os olhos e lembrasse eternamente a morte dos filhos. Zeus não podia dar de testa com a mulher e desfazer a trasformação, mas piedosamente, permitiu que Lamia arrancasse seus olhos quando quisesse para descansar. Como não podia revidar contra Hera, Lamia passou a se vingar na humanidade. Se ela não podia ter filhos, ninguém mais teria. Então passou a sequestrar e devorar as crianças de toda mulher que cruzasse o seu caminho.

Lâmia no filme é uma cabra, em referência a Baphomet
Africana: São seres meio homens meio animais que atraiam viajantes desavisados com seu canto para devorá-los. Uma mistura de Lamia com sereia. A história mais conhecida de uma Lamia é a saga de Menipo. Menipo foi um jovem que se encantou por um bela e rica mulher fenícia. O romance deu certo e eles marcaram o casamento. Mas na véspera, Apolonio, mestre de Menipo, descobriu que a mulher era uma Lamia e que tudo foi uma jogada para devorar o garoto. Pressionada, a Lamia contou a verdade. Esse relato pode ser encontrado em "A vida de Apolonio de Tiana" de Filóstato.

Basca: A mitologia Basca também conta com suas Lamias. Estas eram seres com aspecto humano feminino, algumas vezes tem pés ou garras de aves, outras assemelham-se com sereias com cauda de peixe. Elas vivem nos rios, onde passam a maior parte do tempo penteando seus belos cabelos. Elas são pacíficas e só se enfurecem caso tentem roubar seus pentes de ouro. As Lamias podem eventualmente ter relações com humanos e até ter filhos. Apenas não podem casar, pois não conseguem pisar em solo sagrado.

Búlgara: Na mitologia búlgara as Lamias se assemelham a Hydras. Possuem várias cabeças e se cortadas, nascem outras no lugar. Se alimentam de sangue e tem preferência por mulheres. Em algumas histórias elas tem asas. Em outras soltam fogo pelas ventas. Não tem sexo definido, mas eventualmente são descritas como mulheres.

Como puderam ler, nenhum ao menos lembra a Lâmia do filme.

Existem objetos amaldiçoados?

No filme, a velha cigana coloca a maldição no botão de Christine. A Lâmia vem buscar quem estiver com o botão, tanto que Christine faz o possível para entregar o botão de volta para a velha cigana. Mas existe essa de objetos amaldiçoados?

Sim, existem diversos objetos amaldiçoados, e um dos mais famosos é o diamante Hope. Vou fazer uma matéria sobre ele e coloco o link aqui. Outros são a caixa Dibbuk do filme "Possessão" e é claro, o mais famoso de todos os tempos, a boneca Annabelle, que ficou famosa depois do filme "Invocação do Mal".

Se procurar na internet vai achar muitos outros.

CLIQUE AQUI para ler um especial sobre a caixa Dibbuk do filme Possessão
CLIQUE AQUI para ler "Annabelle: A Boneca Demoníaca"
Fotos Clássicas na Internet

A velha cigana do filme originou algumas fotos clássicas na internet. A Ana usou algumas para ilustrar informações no Sobrenatural.Org e nem sabia que era do filme :)))))

Essa é a mais clássica. Vira e mexe você a vê em algum lugar.
Essa eu e a Ana já usamos bastante para ilustrar alguns posts no Sobrenatural.Org
Essa também e bastante usada para ilustrar posts.
Infelizmente não achei o filme completo para colocar aqui. No Youtube tem um com o mesmo nome, mas não é esse que estamos falando.

Atualização 21/05/2014

O leitor Bruno Farcas escreveu com outras informações interessantes sobre o filme. Segue:

O carro que leva os 5 amigos no Evil Dead até a cabana, é um tipico carro americano da época, aquelas barcas enormes...rsrs...se trata de um Oldsmobile Delta 88 do ano de 1973, e curiosamente, esse mesmo carro aparece no Homem-Aranha, como sendo do tio do Parker, e no Arraste-me para o Inferno, aparece no começo do filme, quando a velha "cria" todo aquele tumulto dentro do banco (aparece estacionado em frente ao banco, e depois no estacionamento, onde ocorre "a maldição").

Bem, eu não sei exatamente o porque o Sam Raimi gosta tanto desse carro, se é apenas uma marca registrada que ele quer deixar em seus filmes, ou se tem algum gosto especial a mais por trás disso tudo. Muita gente jamais deve ter reparado nisso, mas eu sou bem detalhista nos filmes, ainda mais se tratando dos filmes do Sam, pois sou fã da saga Evil Dead - Uma noite Alucinante. 

Oldsmobile Delta 88 usado em "A Morte do Demônio" que leva os rapazes para a cabana
Oldsmobile Delta 88 usado em "Home Aranha". Era o carro do tio do Parker
E em Arrasta-me para o inferno, na cena quando Christine vai na casa da velha pra tentar desfazer a maldição. O carro esta estacionado em frente.
Fontes (acessadas em 13/05/2014):
- Wikipedia.pt: Drag Me to Hell
- Wikipedia.pt: Sam Raimi
- Casos Sobrenaturais: A Maldição da Lamia
- The Demoniacal: Lamia
- Wikipedia.pt: Alison Lohman

CLIQUE AQUI para ler "10 Filmes de Terror Baseados em Fatos"
CLIQUE AQUI para ler "Fome Animal"
Comentários