12 de maio de 2014

A "Sanguessuga Gigante" da Malásia

Assombrados, essa foto foi amplamente divulgada na internet em outubro de 2010 e eu não tinha publicado até agora no blog! :o) Bem, a história é a seguinte:

Trabalhadores de construção civil de Sungai Siput, na Malásia, ficaram aterrorizados ao encontrarem uma criatura bizarra durante uma escavação, que parecia uma mistura de moreia e sanguessuga.

De acordo com informações da imprensa malaia, testemunhas disseram que o animal pesava mais de 25 kg e possuía cerca de 2 m de comprimento.

Foi necessário chamar o Departamento de Defesa Civil (JPAM, em Malaio) e realizar uma operação com três homens para capturar a criatura, apelidada de "sanguessuga gigante" pelas testemunhas.

A criatura, que “não estava se comportando de maneira agressiva”, foi classificada por alguns como uma moreia, enquanto outros especialistas apontaram que se trata de uma cobra não peçonhenta, que se alimenta de peixes, mas que é capaz de morder.




Muito bem, pesquisando, acredito que a "sanguessuga gigante" na verdade é uma cobra chamada de Cobra Tromba de Elefante (Acrochordus arafurae).

Essas cobras vivem na água e se alimentam de peixes. São praticamente indefesas na terra, pois não podem deslizar com essa pele flácida. Recebe esse apelido por causa de sua pele incomum, que é enrugada e larga, com escamas arredondadas e o couro mais folgado, o que faz parecem maiores do que as cobras comuns.

Pode medir até 2,5 metros e é encontrada principalmente na Indonésia, apesar de alguns parentes próximos também serem encontrados na Austrália.

Veja como se parece com a "sanguessuga gigante" acima.

.
Fontes (acessadas em 12/05/2014):
- G1: Criatura apelidada de 'sanguessuga gigante’ causa pânico na Malásia
- Wikipedia: Acrochordus arafurae
- O Verso do Inverso: As 5 cobras mais incríveis do mundo

CLIQUE AQUI e conheça essa outra criatura estranha encontrada na Malásia
Comentários