12 de maio de 2014

A Mula sem Cabeça: História e Relatos de Avistamentos

Diz a lenda que mulher que se casa com padre vira uma mula sem cabeça na noite de quinta para sexta-feira.

Como toda lenda, existem algumas variações, mas em geral, as mulas sem cabeça são mulheres que têm casos com padres. Seu castigo é virar burrinha nas noites de quinta para sexta-feira, e correr sete cidades, atacando tudo o que estiver pela frente. Algumas variações dizem que a mula sem cabeça é atraída pelo brilho dos dentes e das unhas das pessoas, por isso, quem a vê deve ficar de cócoras.

Quando chega a madrugada, exausta e cheia das marcas provocadas pelas batidas e arranhões, a mulher com aparência de mula readquire sua forma humana, mas na próxima noite de quinta-feira, tudo recomeçará e ela novamente irá cumprir sua sina. Alguns dizem que a mulher só vira mula sem cabeça quando for noite de quinta para sexta com lua cheia.

Características da Mula sem Cabeça

Mulher que casa com padre
vira mula sem cabeça na noite de quinta
para sexta-feira.
- sua cor é sempre marrom ou preta;
- não possui cabeça, mas sim uma tocha de fogo no lugar;
- traz, nos cascos, ferraduras de ouro ou de prata que fazem um enorme barulho;
- relincha muito alto podendo ser ouvida há muita distância;
- costuma imitar gemido humano;
- só aparece altas horas da madrugada e dá preferência às noites de quinta e de sexta-feira quando faz lua cheia;

Como Quebrar o Encanto

Uns dizem que só o padre pecador pode evitar que sua concubina cumpra seu fado. Para tanto, deve amaldiçoá-la antes de celebrar a Santa Missa. Se ele não fez isso, segue algumas formas de quebrar o encanto:

- uma vez iniciado, o encanto só pode ser quebrado por alguém que cause na mula um ferimento que derrame sangue. Mas é necessário que esse ferimento sangrento seja fruto de um enfrentamento numa luta. No momento do ferimento, o encanto se quebra e a mulher reaparece em sua condição humana, inteiramente nua.

- Há ainda quem diga que se alguém, com muita coragem, tirar os freios de sua boca, o encanto será desfeito e a mula-sem-cabeça , voltará a ser gente, ficando livre da maldição.

Em todos os casos, porém, é castigo de mulher de padre. Leitoras assombradas, podem chorar, que o padre sempre se safa :)

Relatos de Avistamentos da Mula sem Cabeça

Existem algumas formas de quebrar.
Uma é fazer um ferimento que derrame sangue
Mula-sem-cabeça
Enviado por Von Franz
Fonte

Olá! Esse é o relato que meu avô me contou.

Meu avô quando era criança morava no interior, num sítio. Nessa época, as cidades estavam começando a se formar, então você pode ter uma idéia do mistério que essas florestas tinham para os habitantes, especialmente os mais velhos, que respeitavam muito os "mitos".

Um dia, eles estavam indo com muitas outras famílias para uma festa na igreja que durava 7 dias. Meu avô me diz que era uma festa muito grande onde eram levados bois, porcos, e muitos doces, e eles se divertiam muito. No caminho para a festa, meu vô disse que em uma colina com muitas pedras no cume, em uma distância de aproximadamente 3 a 4 quilômetros, ele e outros podiam ver 2 mulas sem cabeça se batendo uma na outra. Eles paravam para ver e depois seguiam em frente.

Esse foi o relato. Meu vô disse que não ficava com medo pois ele estava rodeado de pessoas e isso dava segurança.

Seria um mostro, uma mula sem cabeça? O que era aquilo?
Enviado por Camila Rodrigues
Fonte

Desde criança sempre fui muito medrosa, tinha medo do escuro, medo das sombras.Pra mim qualquer sombra era uma coisa sobrenatural, uma imagem, minha imaginação ia longe, mais sempre tive certeza de uma coisa o sobrenatural esta mais próximo do que imaginamos.

Sempre ouvimos nossos avós falar de acontecimentos, mais as vezes achamos que é só pra nos colocar medo. Bom, está certo de que as vezes é sim, mas muitas historias aconteceram realmente.

Tinha uma historia que a minha avó sempre me contava, era de um ruído que era possível ouvir de madrugada por volta de meia noite em diante, um ruído como se um cavalo estivesse roendo um osso, ou algo duro, era possível também ouvir os passos semelhantes a de um cavalo. Um dia eu acordei com a minha avó fazendo barulho, eu morava em um sito com ela e meu avó, a casa mais próxima ficava mais de 2 quilômetros de distancia da nossa. Quando eu acordei ela tava levantada perto da janela do quarto, eu fui lá com ela e perguntei o que era, ela disse : “Fica calada e escuta o barulho que esta vindo lá de fora”. Eu parei e comecei a escutar o barulho estranho. Ficamos ouvindo ate que parou, ela não teve coagem de ir lá fora, nem eu. Cara, eu tinha 9 anos! Esperamos amanhecer pra olhar no chão se tinha alguma pegada de algum animal ou ate mesmo de algum ser humano, mas quando amanheceu olhamos e não tinha nada, nem pegadas nem nada, a areia estava do mesmo jeito, como se nada tivesse passado por ali.

Até hoje não consegui saber o que aquilo, o que era aquele barulho.

O que importa é que nada me aconteceu, e o lado bom é que eu tenho essa historia pra contar pra todos!

Mula sem Cabeça. Personagens folclóricos existem msm???
Enviado por Emerson_Theenigmaoflife
Fonte

Bom, se existem eu não sei, mas vou contar mesmo assim :) No dia do folclore minha mãe mais 3 amigas dela estavam voltando de um evento evangélico a uns 5 km da minha casa, e juram por suas almas que ao cruzar um campo de futebol (nesse lugar tem uns 3 campos, todos um do lado do outro e sem iluminação nenhuma) ela viram a o que parecia uma mula sem cabeça, e a unica iluminação era o fogo que ela emitia pelo pescoço. Elas são muito crentes e dissem ter fechado os olhos e clamaram alto a Deus. A parte mais interessante, acreditem se quiser, pois minha mãe não é de ficar mentindo, ela disse que quando abriu os olhos tinha um anjo com tanta luz que era impossível ver sua face, com uma espada na mão, falando algo em uma língua desconhecida enquanto despedaçava o ser monstruoso...


.
Fontes (acessadas dia 12/05/2014): 
- Sobrenatural.Org: A lenda da Burrinha de Padre(mula-sem-cabeça) 
- Wikipedia.pt: Mula sem Cabeca

CLIQUE AQUI para ler "O Ataque da Comadre Fulozinha"
CLIQUE AQUI para ler "Mapinguari: O Monstro da Amazônia (Lenda, Fotos e Alguns Relatos de Encontro)"
CLIQUE AQUI para ler "5 Relatos que mostram que o SACI existe!"
CLIQUE AQUI para ler "A Lenda da Matinta Perera"
Comentários