16 de abril de 2014

Anaconda: A Cobra Gigante

No interior do Brasil não faltam relados da existência de criaturas exóticas e misteriosas. Em especial, entre os índios do alto Amazonas é comum ouvirmos histórias de uma gigantesca cobra chamada ANACONDA. Ela também é conhecida como: cobra grande, boíuna, sucuriju, dormideira.  Esta serpente poderia medir até 24 metros de comprimento e durante sua locomoção, largas trilhas são abertas na floresta.

Em 1947 o jornal A Época publicou uma foto tremida e borrada do que seria a carcaça de uma Anaconda. A cobra que teria algo em torno de 20  metros de comprimentos, foi morta junto ao rio Oiapoque por soldados do exército. Este fato chegou a ser confirmado pela guarnição e outras testemunhas, mas infelizmente a carcaça se perdeu no rio. Segundo alguns pesquisadores, a Anaconda Gigante viveria em lagos profundos no Alto Amazonas e raramente desceria o rio a ponto de ser observada facilmente. Poderia ser uma espécie desconhecida de jiboia ou sucuri.

Quais as características de uma Anaconda?

Representação artística de uma Anaconda
Segundo alguns relatos, Anaconda é uma serpente com as seguinte características:

- coloração escura
- sua cabeça lembra a de um cão fila e seu tamanho é o dobro da sucuri
- durante seu sono emite urros aterrorizante
- Ser muito grande, chegando a 20 metros

É claro que existem outras características, as acima são as que mais se repetem.

As Sucuris

Geralmente as Anacondas são associadas a sucuri, a maior serpente do mundo, que pode viver até 30 anos. Comumente encontramos no Mato Grosso e Amazonas, existem relatos de sucuris capturadas com até 12 metros de comprimento e 30 de diâmetro. Esta cobra tem como presas mamíferos grandes, incluindo o homem.

Mas assombrados, vamos lembrar que estamos falando da lenda da cobra gigantesca, com 20 metros ou mais. Vamos pensar na Anaconda como sendo uma sucuri gigante!

Sucuri: a Anaconda seria uma versão turbinada deste espécie de cobra
Você acha impossível existir uma anaconda escondida na Amazônia?

O cerambicídeo-gigante (Titanus giganteus)
é o maior de todos os besouros conhecidos pela Entomologia
Para quem duvida da possível existência da Anaconda, informamos que na floresta do Amazonas encontramos o  maior besouro do mundo, o Titanus gigantus, com 20 centímetros de comprimento. Também vive na floresta amazônica a maior mariposa do mundo, a imperador, com 30 centímetros de envergadura. Não esquecendo da maior águia do mundo, a harpia amazônica que tem 97 centímetros de altura.

Na Floresta Amazônica é comum a descoberta animais até então desconhecidos pela ciência. Só de 1990 à 2004, sete novas espécies de macacos, duas de aves, alguns roedores e dezenas de peixes e sapos novos foram encontrados na Floresta Amazônica e catalogados pela primeira vez.

Por que duvidar então da possível existência da Anaconda?

O filme que espalhou a lenda da Anaconda para o mundo

A Anaconda ficou eternizada pela sétima arte, com o filme Anaconda. Sinopse: Uma equipa de filmagens do 'National Geographic' foi tomada como refém de um caçador da cobras que os obriga a perseguir a famosa anaconda.



Fontes (acessadas em 16/04/2014):
- Sobrenatural.Org: Anaconda
- Wikipedia.pt: Anaconda Gigante
- Wikipedia.pt: Sucuris
Comentários