10 de abril de 2014

A Misteriosa Luz de Marte

Assombrados, esta semana diversos blogs noticiaram sobre uma estranha coluna de luz que foi registrada em Marte pelo robô Curiosity, da Nasa. A imagem é realmente é impressionante e vários pessoas sugeriram que poderia haver vida alienígena no planeta.

A imagem foi publicada no banco de dados das imagens enviadas pelo robô, e você pode vê-la no site da NASA clicando aqui.

Mas a NASA tratou de explicar a imagem, mostrando uma foto da coluna de luz feita por outro ângulo e dizendo que a captação desse tipo de imagem é muito comum e que pode indicar ou a presença de raios cósmicos ou a luz solar refletindo na superfície de uma rocha.

"Em milhares de imagens que recebemos do Curiosity, vemos algumas com pontos luminosos quase toda semana", diz Justin Maki, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e líder da equipe que construiu e opera a câmera de navegação do veículo.

Maki continuou: “A equipe científica do jipe sonda também está vendo a possibilidade de que as áreas claras possam ser provenientes da luz solar alcançando o CCD da câmera diretamente, através do buraco de ventilação na caixa da câmera, que aconteceu anteriormente com o Curiosity e outros jipes sonda em Marte, quando a geometria da luz solar relativa à câmera é precisamente alinhada. Achamos que seja, ou vazamento de luz no buraco de ventilação, ou uma rocha brilhante“.

Veja as fotos abaixo antes de continuarmos.

Estranha luz ao fundo. Veja no site da NASA clicando aqui!
A NASA mostrou esta imagem que capturou a mesma luz por outro ângulo
Detalhe da luz.
Caso o brilho tenha sido provocado pela reflexão da luz do sol, a rocha deveria estar a uma distância de cerca de 160 metros do jipe, segundo estimativa da Nasa. A fotografia foi tirada depois de o veículo chegar a uma região de Marte chamada "Kimberley", uma das áreas a serem exploradas pelo Curiosity.

Está explicação da NASA não convenceu muita gente, como o N3M3 do OVNI Hoje!, que diz:

"A anomalia foi registrada em duas fotos diferentes, tiradas de ângulos diferentes. Assim vamos por partes:

Raios Cósmicos: Quanto a ‘tese’ do raio cósmico, alguém poderia me dizer por quanto tempo este efeito dura e pode ser visto, já que as duas fotos foram tiradas em tempos diferentes? E fica aqui mais uma pergunta: por que não se viu ‘raios cósmicos’ nas milhares de outras fotos de Marte?

Reflexo do Sol por sobre uma rocha: Se o que se vê nas fotos é realmente um reflexo do Sol sobre um rocha, por que este reflexo aparece em fotos tiradas de ângulos diferentes?  E mais, apesar da física em Marte ser influenciada de forma diferente da Terra devido a sua menor gravidade e atmosfera alegadamente mais rarefeita, quantas vezes se viu aqui na Terra uma rocha refletindo a luz solar com tanta intensidade como se vê nas fotos?

Buraco de ventilação da câmera: Vocês não viram, mas dei outra parada para respirar fundo depois desta também. Ora, então a luz solar incidindo no CCD da câmera, que entrou por um ‘buraco de ventilação’, coincidentemente projetou um brilho, não em partes diferentes das imagens nas duas fotos, mas exatamente por sobre o mesmo local na paisagem, embora o jipe sonda tenha se deslocado entre uma foto e outra, mostrando ângulos diferentes? (Adicionado em 10/04) Em tempo, buraco de ventilação que dá entrada diretamente para o sensor CCD de uma câmera, implicaria no acúmulo de sujeira no sensor, especialmente num ambiente inóspito como é Marte.  O jipe sonda está em Marte há algum tempo, o que significaria que o sensor neste momento já estaria tão tomado pela sujeira, que as imagens sairiam todas como um borrão.

Desculpe-me NASA, mas se não há uma explicação plausível para ser dada, pelos menos não nos insulte com fabricações ridículas e diga simplesmente que não sabe."

É assombradas, esta imagem vai entrar para a categoria imagens misteriosas :)
Deixe sua opinião!

.
Descobri isto enquanto assombrava o G1 e o OVNI Hoje!

CLIQUE AQUI para ler "10 Imagens Curiosas Enviadas de Marte"
Comentários