10 de março de 2014

Casa de Loreto: A Casa que Voa!

A Casa que protagonizou um dos maiores fenômenos sobrenaturais de todos os tempos: Ela voou 2 mil quilômetros!

Por Mr. Tlaloc

A Casa de Loreto protagonizou o que é considerado pelos estudiosos no assunto, um dos maiores fenômenos sobrenaturais de todos os tempos. Estamos falando da Santa Casa, também conhecida como; A Casa da Mãe de Deus, A Casa de Maria, A Casa da Sagrada Família, Santa Casa de Nazaré... que originalmente se encontrava em Israel.

Após a conquista da Terra Santa pelos muçulmanos, as igrejas cristãs foram praticamente todas destruídas. Mas a maior das consternações provocadas, ocorreu em 8 de maio de 1291, quando demoliram a igreja que abrigava a casa onde supostamente Maria teria recebido o anúncio de que seria a mãe do Filho de Deus.

Dois dias depois para a surpresa de todos, o mundo recebeu a noticia de que uma construção com as mesmas características da Casa de Maria surgira milagrosamente às margens do mar Adriático, em Tersatz, Dalmácia, na antiga Iugoslávia, quase 2.000 km distante de Nazaré.

Diante do alvoroço causado pelo fenômeno, o governado local Nicolau Frangipane, solicitou que o bispo Alexandre de Modruzia, juntamente com uma comissão, fossem a Israel apurar como aquela poderia ser a verdadeira Casa de Maria, já que a mesma teria sido destruída pelos muçulmanos.

Chegando na Terra Santa, no local onde deveria estar os escombros da “casa”, encontraram apenas suas fundações... Após várias medições e comparações entre as fundações em Israel e a casa surgida na Iugoslávia, a comissão atestou que realmente se tratada da Casa da Santa Família, mas não explicou como ocorreu sua translação.

Passou-se três anos, até que misteriosamente a casa desapareceu de Tersatz. No lugar só ficou a inscrição gravada pelo governador: "Aqui é o local onde em 10 de maio de 1291 esteve A Santa Casa de Maria e depois no dia 10 de dezembro de 1294, retirou-se”.

Desta vez o fenômeno pode ser observado e muitos foram os que deram seus testemunhos; “... era noite de 10 de dezembro de 1294, quando uma forte luz, acordou a todos, fomos para fora de nossa casa e assustados contemplamos uma casa voando pelo céu em direção ao mar Adriático.

A Casa sobrenaturalmente voou até a Itália, na província de Ancona, onde pousou num bosque em meio a uma floresta de loureiros, daí o nome “Casa de Loreto”.  Durante esta noite, muitos dos camponeses de Ancona observaram uma estranha bola luminosa descendo no bosque, mas foi somente pela manhã que se deram conta do que realmente havia acontecido... no local encontraram uma casa antiga. A notícia se espalhou rapidamente e a associação com o desaparecimento da Casa de Tersatz foi inevitável.

Distância do voo (ou translado) realizado pela Santa Casa de Nazaré à sua atual posição em Loreto
Para tentar esclarecer o que realmente aconteceu, foi enviada uma comissão investigativa a Tersatz, a fim de comparar as informações e medidas colhidas também em Nazaré, só então em 12 de junho de 1297 a autoridade imperial devidamente documentada, declara que a “Casa” surgida na Itália, era a mesma de Tersatz, e por sua vez, a mesma de Nazaré.

Diante da propagação do milagre, com medo que a estrutura frágil da casa pudesse ser abalado com tantas visitações, decidiu-se construir um muro protetor em volta dela. Afinal “ela não possuía fundações e estava pousada em um terreno irregular”.  É o que anteriormente foi feito para proteger, acabou por autenticar a veracidade da Casa milagrosa: no dia seguinte ao término da obra, as paredes que foram erguidas coladas a da casa, misteriosamente se afastaram dela 30 cm. - “A casa não necessitava da intervenção humana para se sustentar”.

Representações artística de como teria sido o  voo da Santa Casa.
Apesar das gravuras e textos fazerem referência a uma casa,
na verdade trata-se de um pequeno cômodo.
A versão da casa ter sido levada por anjos, é mais recente.
Os primeiros relatos diziam que a casa cruzou o céu
 voando e emitindo uma forte luminosidade como um cometa.
Na época a igreja se manteve apreensiva sobre os últimos acontecimentos sobrenaturais com a casa, demorou um pouco até que o papa Clemente VII resolvesse enviar uma comissão, a Loreto na Itália, a Tersatz e depois a Nazaré, com a intenção de buscar provas e colher depoimentos, para só depois confirmar oficialmente o milagre.

Com o apoio de Clemente VII, os melhores artistas da época comandados pelo famoso Nerucci, foram convocados para decorar a Santa Casa. Depois no início do século XIV os próprios habitantes da cidade construíram um magnífico santuário no local, que mais tarde, na segunda metade do século XV foi ampliado e transformado em basílica pelo papa Paulo II. A fachada da casa foi protegida com grades confeccionada em pura prata e seus muros cobertos com lâminas de prata. Com o passar dos séculos a basílica foi acrescida de magníficas obras de artes e peças confeccionadas em ouro e pedras valiosas. O Papa Pio II em 1464, por agradecimentos a graça alcançada, ofereceu um cálice em ouro puro a basílica.

Santuário da Santa Casa de Loreto, local onde está a Santa Casa. Saiba mais sobre o local
A Santa Casa dentro do Santuário de Loreto - Itália
Altar do interior da Santa Casa
Papas que confirmaram a autenticidade da Santa Casa

Papa Inocêncio XII
- Paulo II
- Clemente VII.
- Sisto IV, declarou a Basílica de Loreto diretamente ligados à Santa Sé.
- Júlio II
- Leão X
- Paulo III
- Sisto V,
- Paulo IV
- Clemente IX, papa de 1667 a 1669, ordenou que se realizasse um novo processo de revisão sobre o translado da Santa Casa e dos milagres a ela atribuídos. Novamente a Santa Sé confirma a autenticidade dos milagres.
- Inocêncio XII,
- Bento XIV
- E mais recentemente João Paulo II e papa Bento XVI que visitou o Santuário de Loreto em 1 de setembro de 2007

Em 1751 o Papa Bento XIV, antes de restaurar o piso da casa, com a colaboração de autoridades e estudiosos, promoveu uma nova pesquisa arqueológica. As escavações constataram que as paredes da casa foram pousadas no local, não havia fundações. E surpreendentemente pode-se observar um vão que variava em media de 2 centímetros (o terreno do bosque era irregular) entre a estrutura da casa e o chão, “...como se a casa estivesse flutuando todo este tempo sem nunca ter tocado o chão por completo”.

A Versão da História para os Céticos

Originalmente a Casa de Maria, era composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha e uma pequena construção de pedras na frente da gruta. Em 1291, quando os cruzados foram expulsos da região, os Angelis para protegê-la da destruição iminente, transportaram a casa primeiramente para Iugoslávia e depois para Itália em 10 de dezembro de 1294.

A Santa Casa e os documentos a ela relacionada, sempre foram objetos de estudo. E o mais recente ocorreu em 1962-1965. Quando foi descoberto um documento de setembro de 1294, de Nicéforo Ângelo, que atestava claramente: "as Santas Pedras da Casa de Nossa Senhora Mãe de Deus, foram trazidas para cá ".

Em outros documentos do vaticano foram encontrados referências a uma família Bizantina chamada De Angelis,  que salvou da destruição muçulmana as pedras da Santa Casa de Nazaré e as mandou trazer para Loreto, no século XII, (De Angelis que em latim quer dizer “Os Anjos”)

Conclusão

Não obstante da casa ter voado sobrenaturalmente para Loreto ou ter sido trazida pelos Anjos do céu, ou mesmo transportados por navios pela família De Angelis... É incontestável que a construção é realmente a Casa de Maria, a mesma que estava em Nazaré e  para a sorte dos cristãos, foi salva de sua destruição pelos muçulmanos.

Autor: Mr. Tlaloc


.
CLIQUE AQUI para ler "A Escada da Capela de Loretto"
Comentários