11 de março de 2014

A História de Chang Tzu Ping, o Homem com Duas Faces

Conheça o caso do chinês com duas faces e toda trajetória para sua remoção. Tudo foi acompanhado por uma equipe de TV e você pode assistir a reportagem no final legendada em português.

Nos últimos 10 dias recebemos milhares de visitantes no post sobre Edward Mordrake, o Homem da Face Demoníaca. Então o rusmea.com percebendo isto garimpou na internet uma reportagem da década de 80 sobre um chinês de duas cabeças. O mais legal, é que eu conhecia este caso, pois assisti lá nos anos 80 esta reportagem no SBT (acho que chama TVS na época ainda - nossa essa poucos vão lembrar!!!!). Passou em um quadro do programa Silvio Santos chamado "Isto é Incrível!". Imagina, uma criança ver um pessoa com duas cabeças? Ficou na minha mente... Agora tenho o prazer nostálgico de poder fazer um post sobre esta reportagem. Ah, como é demais esta internet, resgata coisas que achávamos que estava restrita ao ostracismo. Relembre a história de Chang Tzu Ping, o homem com duas faces.

A China e Índia concentram 1/3 da população mundial e é de lá que vem muitos dos casos de "freaks" que hoje abarrotam a TV por assinatura. Provavelmente todo dia passa algum caso médico bizarro no Discovery Home and Health, National Geographic ou Discovery Channel. São casos extremos da medicina. Hoje até passa uma série no Discovery mostrando a vida das mundialmente famosas Abby e Brittany, que tem uma vida "normal" apesar de serem coligadas.

Um antigo caso de humano com duas cabeças é do agricultor Chang Tzu Ping. Tudo aconteceu na década de 70 ou 80. Morador de uma pequena comunidade rural no sudoeste da China, onde as lendas e superstições imperam, ele era visto com apreensão pelos moradores. Chang tinha uma outra face no seu rosto composta de uma boca com alguns dentes, um pedaço de couro cabeludo, e os vestígios de olhos, nariz e orelhas, além de uma linguagem rudimentar. Como você pode ver no vídeo no final do post, quando ele sorri, a face também sorri!

A garganta e os lábios do segundo rosto não se movia independentemente, mas a boca reagia quando a Chang abria a sua.

.
Chang tem é sorte de estar vivo, pois seu pai queria matá-lo logo após o seu nascimento ao constatar sua condição. Sua mãe quem o impediu. Amor de mãe é amor de mãe. Chang cresceu e é claro que ficou isolado. Ele trabalhava sozinho cuidando de sua plantação, e era responsável por sustentar seus pais. Pouca gente tinha coragem de chegar perto do homem com um rosto na face e assim Chang foi ficando isolado.

Chang Tzu Ping com seus dois rostos
Na China é comum casamentos arranjados, e seu pai conseguiu uma noiva para seu filho, só que ela fugiu quando viu o rosto do seu futuro marido. Pelo visto, Chang estava condenado a uma vida de solidão.

Mas sua sorte mudou quando um grupo de soldados americanos o encontrou no final dos anos 70 (esta é a versão difundida aqui no Brasil. No Japão, diz que somente um soldado o encontrou) e comovido com o seu caso, relatou seu estranho caso aos médicos.

Os médicos examinam Chang

Ligeira corcova nas costas comprova que a cabeça
pertenceu a um gêmeo
Uma equipe de médicos de um hospital universitário de Qingyang foi ver a Chang e se surpreendem. Decidem então levá-lo ao Hospital Universitário de Qingyang, distante seis dias de viajem.

Exames são realizado e a equipe descobre que a outra cabeça era um gêmeo que não se desenvolveu e que de alguma forma se emaranhou no seu corpo. A teoria é confirmada pela existência de uma ligeira corcova em suas costas, sendo uma outra parte não desenvolvida de seu irmão gêmeo.

Testes de visão, para comprovar a capacidade de sentir sabores e audição mostraram um comprometimento do lado direito do seu rosto. Talvez a descoberta mais surpreendente, seja a ação de conexão física entre ambas cabeças.

A junta médica suspeita que o irmão gêmeo de Chang teve um intercrescimento compartilhando em todos os níveis, com o seu sistema nervoso. Uma descoberta surpreendente é feita durante os testes: O irmão gêmeo de Chang, possui de fato, um próprio cérebro primitivo.

Diante da complexidade do caso, especialistas se unem e decidem remover a cabeça.

Médicos retirando a segunda cabeça. Tudo foi documentado pela equipe do programa americano dos anos 80 "That's Incredible"
Vida Nova

A operação foi um sucesso, apesar de profundos cortes feitos em seu rosto. Foram semanas com bandagens no rosto até descobrir que o resultado foi espetacular! Chang tinha um novo rosto e consequentemente uma vida novamente.

Depois de 4 meses, ele volta para sua vila e seus pais nem acreditam como seu filho ficou. Foi um momento de profunda emoção para todos.

Aqui acaba a reportagem e não tenho mais informações de como prosseguiu a vida de Chang. Acredito que teve um final mais feliz do que Edward Mordrake...

Chang sem o rosto que o acompanhou por toda a vida
O reencontro com a mãe. Momento de emoção para todos. 
Toda esta história, inclusive a cirurgia, foi documentada pelo programa americano "That's Incredible", da década de 80. Que você pode assistir abaixo, legendado em português!


.
Tradução/Adaptação: Rusmea.com & Mateus Fornazari

CLIQUE AQUI para ler "O Homem da Face Demoníaca"
Comentários