10 de janeiro de 2014

Os Pentagramas do Cazaquistão

Em agosto do ano passado foi notícia nos grandes portais que foi encontrado um pentagrama enorme no Cazaquistão. Na verdade a notícia é bem mais velha, sendo publicada em alguns sites no ano de 2009. Eu curiosamente não postei nada sobre ele até hoje nem no Sobrenatural.Org e nem aqui no blog. Falha nossa... Mas isso está prestes a mudar, porque vou falar dele e de um outro pentagrama que foi descoberto no mesmo país.

O Pentagrama de Lisakovsk

O pentagrama de Lisakovsk
Este é o pentagrama que estou falando acima. Ele é imenso e só pode ser descoberto graças ao Google Maps. Vamos conhecer sua história, pois este pentagrama existe a muuuuito tempo, na verdade ele existe desde 1930!!!! Pois é, faz tempo. A região que fica o pentagrama era um acampamento de verão muito exuberante no passado, chamado Panfilov Park e foi projetado pelo arquiteto Vladimir Nusovym.

O pentagrama fica próximo à cidade de Lisakovsk, situada às margens do rio Tobol - província de Kostanai (ou Qostanay) e tem aproximadamente incríveis 365 metros de diâmetro.

É interessante notar que uma pessoa plantou todas as árvores em linhas afim de formar um pentagrama que só pode ser visto do céu e que fica bem no meio do parque. Só sei que ele teve sucesso em sua empreitada.

Navegue na tela abaixo para ver o Pentagrama de Lisakovsk ou então acesse https://maps.google.com.br/ e no campo de busca cole: 52.479722,62.184971 dê um zoom e ai está o pentagrama :)


Exibir mapa ampliado

O Pentagrama de Aktau

Pentagrama de Aktau, descoberto recentemente
Este pentagrama acabou de ser descoberto - a notícia é de 25/12/2013 - e fica bem longe do pentagrama acima, no oeste do Cazaquistão. Fica próximo à cidade de Aktau (desça no mapa abaixo para ver a cidade) e bem próximo ao Mar Cáspio. É menor que o outro, com "somente" 200 metros de diâmetro e também está invertido.

Não tenho muita informação sobre ele, então vamos aguardar novidades.

Navegue na tela abaixo para ver o Pentagrama de Aktau ou então acesse https://maps.google.com.br/ e no campo de busca cole: +43°43'46.07'' +51°07'43.02'' dê um zoom e ai está o pentagrama :)


Exibir mapa ampliado

Eu fiz esta pequena "arte" no Google Maps para mostrar os locais dos 2 pentagramas. O ponteiro A é o pentagrama de Lisakovsk e o B de Aktau. Clique na imagem para ver em tamanho grande.
O que significam esses pentagramas?

É aqui que as coisas ficam interessantes e o debate começa. Que os pentagramas estão lá, está provado, você pode ver acima. Agora, pra que foram feitos?

A primeira coisa que vem na cabeça da maioria e que domina os comentários das fontes que consultei para este post é:

Satanistas ou coisa do capeta: Disparado para muita gente a explicação. Repare que o pentagrama foi feito invertido. O pentagrama invertido equivale à representação de um "homem invertido", perturbado portanto, que - de alguma forma, está contrariando as Leis da Natureza.

Eu acredito que para os satanistas, o melhor a fazer para chamar a atenção para eles é o que o "Templo de Satã" está tentando fazer. Apresentou um projeto do monumento dedicado ao diabo, que os seus seguidores pretendem colocar ao lado do edifício do Capitólio, em Oklahoma, onde encontra-se o governo do estado. Melhor do que desenhar um imenso pentagrama no chão e ficar torcendo para alguém ver no Google Maps... Saiba mais sobre este projeto aqui.

Anton La Vey, fundador da igreja de Satã, na Califórnia e o pentagrama invertido com o bode  ao fundo.
Proteção: O pentagrama não invertido é um poderoso símbolo de proteção e o blog Sofá da Sala propõe a seguinte teoria: de acordo com as Ciências Ocultas, é dentro de um circulo marcado com um pentagrama que são feitas muitas operações mágicas como as "evocações de espíritos". Neste caso, o objetivo do desenho é delimitar uma área restrita de PROTEÇÃO onde o Mago fica À SALVO de influências "indesejáveis", como espíritos malígnos, por exemplo. Talvez, o paisagista tenha desejado criar uma área mística de carater positivo do ponto de vista astral e espiritual.

Simbolo Comunista: Pelo menos para o pentagrama de Lisakovsk, é que ele tenha sido feito em homenagem ao comunismo. Lembre-se que ele foi feito em 1930 e que nesta época, até 1991, não existia Casaquistão, Turcomenistão, Tadiquistão, Uzbequistão, Rússia e outros 10 países. Todos esses países estavam unidos em um grande estado chamado União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Era um estado comunista que tinha na sua bandeira uma estrela, que se referia justamente ao comunismo. A estrela vermelha sempre foi a marca registrada do comunismo e do socialismo. Assim, não era difícil encontrá-la em vários locais diferentes.

Estrela de cinco pontas na bandeira da extinta URSS representa o comunismo
Instalação de uma base de mísseis terra-ar abandonada: No blog Thot3126 encontrei outra explicação - Kurt Yates, a partir de Seattle, Washington-EUA, publicou na livescience website: “É provavelmente uma instalação de uma base de mísseis terra-ar abandonada no local. Eu sou um piloto militar e estas coisas estão em todo o lugar em áreas que usavam os sistemas soviéticos (russos) de defesa aérea. O formato tem algo a ver com o modo como os seus radares de monitoramento funcionavam. Considerando-se o tamanho do desenho e a proximidade do Cosmódromo de Baikonur (n.t. a mais importante base de lançamento de foguetes espaciais da antiga URSS e ainda hoje da Rússia), eu diria que possivelmente foi usado para rastreamento de foguetes Soyuz ou algo assim.”

Os pentagramas estão lá até hoje e algumas das explicações estão acima. Para você, qual a explicação para esses pentagramas?

Fontes (Acessadas em 09/01/2014):
- en.Tengrinews.kz: Mysterious pentagram appears in Aktau
- G1: Pentagrama gigante no Cazaquistão desperta teorias de 'satanismo'
- Sofa da Sala: O Pentagrama Geográfico Gigante do Cazaquistão
- Thot3126: Descoberto um enorme Pentagrama invertido no Cazaquistão
- Sobrenatural.Org: Pentagrama
- pt.Wikipedia: União Soviética
- pt.Wikipedia: Estrela vermelha
- pt.Wikipedia: Bandeira da União Soviética
Comentários