29 de janeiro de 2014

A Maldição do Cigarro Marlboro: A Morte dos Marlboro Man por Doenças Pulmonares

Cinco atores que interpretaram os famosos "Marlboro Man" morreram por doenças pulmonares. Detalhe, um morreu de câncer de pulmão sem nem ser fumante.

Alguns dias atrás foi noticiado na mídia a morte de Eric Lawson, garoto-propaganda dos comerciais de cigarros Marlboro por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Só que assim como existe a maldição dos músicos que morrem com 27 anos, parece haver uma maldição sobre os cowboys que fizeram as propagandas da marca Marlboro: ele morrem de doenças pulmonares! 

Até hoje, cinco homens que apareceram em anúncios de Marlboro faleceram por causa de doenças pulmonares. Detalhe, teve até um que não era fumante e morreu de câncer de pulmão... caramba. Vamos conhecê-los:

Wayne McLaren
Morreu de câncer de pulmão em 1992

O primeiro a interpretar o Marlboro man (personagem usado na publicidade de cigarros da marca Marlboro. A campanha criada por Leo Burnett Worldwide, é considerada uma das campanhas publicitárias mais brilhantes de todos os tempos)

McLaren trabalhou como dublê e peão de rodeio antes de ser contratado para aparecer em anúncios da Marlboro. Em 1976, ele posou para a famosa campanha publicitária "Marlboro Man".

Após desenvolver câncer de pulmão em 1990, McLaren tornou-se ativista antitabaco, culpando seu hábito de fumar por 30 anos como a causa do câncer. Durante essa fase, a Philip Morris negou que McLaren tenha aparecido em comerciais de sua marca de cigarros. Em resposta, o modelo apresentou uma declaração juramentada da agência de talentos que o representava, além de um contracheque que detalhava que ele fora pago pela aparição em um anúncio da Marlboro.

Pouco antes de sua morte, um comercial de televisão foi filmado mostrando imagens de McLaren como o cowboy justapostas com imagens dele na cama do hospital; seu irmão, Charles McLaren, providenciou uma narração sobre os perigos de fumar, observando que a indústria do tabaco promove um "estilo de vida independente...", antes de concluir perguntando, "Morrendo com todos aqueles tubos em você, como você pode estar realmente independente?".

Abaixo um comercial de 1970 com o ator Wayne McLare em plena forma.


.
David McLean
Morreu de câncer de pulmão aos 51 anos

Apareceu em vários anúncios de televisão e impressos para a marca Marlboro a partir do início dos anos 1960 e também morreu de câncer em 12 de outubro de 1995. McLean começou a fumar em 12 anos e começou a sofrer de enfisema em 1985, teve um tumor canceroso removido de seu pulmão direito em 1993. Apesar da cirurgia, o câncer se manteve e se espalhou para o cérebro e a espinha, e McLean sucumbiu a ele em 1995. Em agosto de 1996 a viúva e o filho de McLean entrararam com um processo de morte por negligência contra a Philip Morris, Inc., alegando que McLean era incapaz de parar de fumar por causa de sua dependência da nicotina, e que o seu hábito de fumar foi a causa de seu câncer de pulmão. (A ação alega, entre outras questões, que McLean tinha sido obrigado a fumar até cinco maços para conseguir aquele um olhar especial enquanto posava para anúncios, e que ele recebeu caixas de cigarros da marca Marlboro como presentes de Philip Morris.) No último relatório (em 1999), o processo, ainda pendente, sobreviveu a todas as tentativas por parte de réu Philip Morris de tê-lo demitido.

David Millar Jr
Morreu de enfisema em 1987

David foi o Marlboro Man original.

Dick Hammer
Morreu de câncer de pulmão em 1999 (Detalhe: não era fumante!)

Dick é o único da lista que não era um cowboy na vida real, morreu de câncer de pulmão, em 1999, aos 69 anos de idade (ah! ele não era fumante)

Eric Lawson
Morreu de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) aos 72 anos em 2014

Foi a última vítima da maldição, morrendo no dia 10 de janeiro de 2014 aos 72 anos. Foi garoto-propaganda dos cigarros Marlboro de 1978 a 1981.

Como Wayne McLaren , Lawson também foi um fumante habitual desde muito cedo (começou com 14 anos) e mais tarde passaria a vida divulgado os perigos do fumo. Ele contribuiu para a produção de um comercial anti- tabagismo.

Anúncio da Marlboro com a foto do ator Eric Lawson em ponto da cidade de Los Angeles, em 1997. Lawson morreu de doença que tem relação com fumo (Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)
Fontes (Acessadas em 29/01/2014):
- E-Farsas: Estrela dos comerciais do Marlboro morreu de câncer no pulmão?
- Snopes.com: Marlboro Manslaughter
G1: Ator que fazia anúncios de cigarro morre por doença ligada ao fumo
Comentários