2 de dezembro de 2013

U-28: O Submarino que Matou um Monstro Marinho


O U-28 era um submarino alemão da classe U-27, lançado ao mar antes da Primeira Guerra Mundial. Entrou em serviço na Kaiserliche Marine no dia 26 de junho de 1914, com o Kapitänleutnant Georg Freiherr-Günther von Forstner no comando. No dia 30 de julho de 1915 o U-28 torpedeou no Atlântico Norte o vapor britânico Iberian. Enquanto o barco afundava, ocorreu algo muito estranho. Esse é o relato dos fatos que o capitão do submarino fez  no diário de bordo:

Imagem ilustrativa do animal aquático gigantesco que
apareceu com a explosão
"No dia 30 de julho de 1915 o U-28 torpedeou o vapor britânico Iberian, que transportava um rico carregamento através do Atlântico Norte. O vapor afundou tão rapidamente que sua proa ficou quase verticalmente no ar. Momentos depois, o casco do Iberian desapareceu.

Os restos se mantiveram sob a água durante uns vinte e cinco segundos, a uma profundidade que era claramente impossível de avaliar, quando de repente se produziu uma violenta explosão que lançou pedaços de escombros da água até uma altura de aproximadamente 80 pés (24,38m) e entre eles, um animal aquático gigantesco.
Nesse momento eu tinha comigo na torre a seis de meus oficiais, entre eles o chefe de máquinas, o navegador e o timoneiro. Simultaneamente, a todos nos chamou a atenção aquele colosso dos mares, que se retorcia e lutava entre os escombros.

Não pudemos identificar à criatura, mas todos estivemos de acordo que se parecia com um crocodilo, que tinha uns 60 pés (18,29m) de comprimento, com quatro extremidades semelhantes a grandes pés palmados, uma cola longa e pontiaguda, e uma cabeça que também terminava em ponta. 

Lamentavelmente, não pudemos tomar uma fotografia, já que o animal desapareceu de nossa vista após dez ou quinze segundos."

O relatório do capitão
A semelhança do desenho do monstro publicado em jornais Alemães da época, com um Mosassauro é notável
Afundado por um Caminhão

Se isto parece pouco ao leitor, na história do U-28 há outro fato chamativo, além de seu encontro com um monstro marinho, já que é o único submarino da história que foi afundado por um caminhão. Para sermos sinceros, em ambos casos teríamos que acrescentar um "supostamente" bem grande...

Em 19 de agosto de 1917 o U-28 zarpou de Emden na que seria sua última patrulha em águas do Ártico. O comandante era o Kapitänleutnant Georg Schmidt (Von Fostner tinha deixado o comando do submarino). Às 12 horas do dia 2 de setembro, no norte da Noruega, os alemães avistaram o vapor armado britânico Olive Branch, com uma carga de material bélico com destino ao porto russo de Arkangelsk. O U-28 lançou um torpedo que atingiu o navio inimigo.

O capitão Schmidt ordenou emergir e se aproximar do Olive Branch para terminar de afundá-lo com o canhão. Naquele momento as munições que o navio transportava, detonaram e uma gigantesca explosão deixou tão danificado U-28 que este afundou junto com o vapor britânico. Nenhum de seus 39 tripulantes sobreviveu.

Uma versão mais estendida dessa história, afirma que um caminhão que o Navio Branch transportava como carga em seu convés, saiu voando pela explosão e caiu desde grande altura sobre o U-28, o afundando. É possível que seja verdade que o tal caminhão se chocasse contra o submarino, ainda que se compararmos o tamanho de um e outro não parece que aquilo bastasse para o afundá-lo por si só.

Mas quem sabe, pode ser que por baixo do submarino, estivesse o crocodilo gigante se vingando pelo susto que lhe haviam dado dois anos antes :)

Tradução/Adaptação rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes:
http://blogs.yahoo.co.jp/to7002/
http://www.americanmonsters.com/site/2010/11/u-28-abomination-atlantic-ocean/
http://www.wrecksite.eu/wreck.aspx?71101

CLIQUE AQUI para ler "A Lenda do Submarino U-65"
CLIQUE AQUI para ver "10 Histórias de Navios Fantasmas"
Comentários